MotoGP 2024 Malásia – Francesco Bagnaia o mais rápido no primeiro dia

Francesco Bagnaia consegue bater Jorge Martin no primeiro dia de Grande Prémio da Malásia. Aqui ficam os resultados e destaques de MotoGP.

motogp

Está terminado o primeiro dia de Grande Prémio da Malásia de MotoGP, com a realização da sessão de Treino que permitiu definir os dez mais rápidos em pista, e com esses a conseguirem então assegurar a passagem direta para a desejada Qualificação 2.

Com o circuito de Sepang a apresentar-se seco, e com as condições de pista a alterarem bastante do Treino Livre 1 da manhã para o Treino da tarde, nomeadamente com o asfalto a subir mais de 20 graus Celsius a sua temperatura, a sessão que fechou o primeiro dia de Grande Prémio da Malásia terminou, sem surpresa, com os dois candidatos ao título de MotoGP nas duas primeiras posições.

Numa altura em que o título está em discussão e Jorge Martin (Prima Pramac Ducati) tem a primeira oportunidade de fechar já a conquista do campeonato, foi o bicampeão Francesco Bagnaia (Ducati Lenovo Team) que se mostrou como o mais rápido em pista.

O piloto italiano foi o mais rápido de manhã, e na parte da tarde conseguiu mesmo ficar a menos de duas décimas do recorde absoluto da categoria rainha no traçado malaio.

Bagnaia, que mesmo assim passou grande parte do Treino a dar sinais de insatisfação pela performance da sua Ducati Desmosedici GP24, conseguiu subir de patamar nos últimos minutos, e rapidamente saiu das posições secundárias para passar a discutir o melhor tempo.

A melhor volta do piloto de Turim foi 1m57.679s, o que lhe garante para já que é o mais rápido em pista. Jorge Martin foi quem mais se aproximou, com o piloto espanhol da Prima Pramac Ducati, que não evitou uma queda já a poucos minutos do fim da sessão, sem consequências, a ficar a apenas 0.050s.

motogp

Os dois candidatos ao título de MotoGP estão sempre próximos um do outro, por vezes até demais, como aconteceu no Treino Livre 1, numa situação em que os dois abrandaram demasiado o ritmo em pista no que foi uma espécie de ‘jogos psicológicos’, tendo levado ao aparecimento de bandeiras amarelas e um piloto, Enea Bastianini (Ducati Lenovo Team), viu mesmo uma das suas voltas canceladas por causa disso.

Aliás, Bastianini acabaria mesmo por ser o 3º mais rápido no Treino e fecha o dia de arranque do Grande Prémio da Malásia bem perto do topo, sendo que ficou à frente de Maverick Viñales (Aprilia Racing), com o espanhol num derradeiro esforço a conseguir posicionar a sua RS-GP24 como uma das motos mais velozes em Sepang e estará também na Q2.

Numa sessão em que vimos oscilações na tabela de tempos até mesmo à bandeira de xadrez, destaque para as prestações dos dois pilotos da Monster Energy Yamaha.

A marca japonesa estreia na Malásia um novo motor (ainda quatro em linha) na M1, e este motor parece estar a dar bons resultados, pois Fabio Quartararo foi 6º, enquanto Alex Rins consegue o 8º tempo. Assim, teremos as duas Yamaha na Q2 de MotoGP.

Destaque ainda para o regressado Andrea Iannone. O ‘convidado’ da Pertamina Enduro VR46 regressa ao MotoGP para substituir Fabio di Giannantonio. O ‘The Maniac’ brilhou no Treino Livre 1 quando usou o pneu macio da Michelin para registar o 9º melhor tempo dessa sessão.

Mas no Treino mais ‘quente’ do dia, Iannone sentiu naturais dificuldades em acompanhar o ritmo dos restantes pilotos de MotoGP, tendo fechado o primeiro dia do Grande Prémio da Malásia no fundo da classificação.

Quer saber quais são os horários do Grande Prémio da Malásia de MotoGP? Então apenas tem de clicar aqui !

Resultados Treino MotoGP do GP da Malásia

1 – Francesco Bagnaia (Ducati Lenovo Team) – 1m57.679s

2 – Jorge Martin (Prima Pramac Ducati) – 1m57.729s

3 – Enea Bastianini (Ducati Lenovo Team) – 1m57.877s

4 – Maverick Viñales (Aprilia Racing) – 1m58.141s

5 – Alex Márquez (Gresini Racing) – 1m58.296s

6 – Fabio Quartararo (Monster Energy Yamaha) – 1m58.303s

7 – Franco Morbidelli (Prima Pramac Ducati) – 1m58.310s

8 – Alex Rins (Monster Energy Yamaha) – 1m58.336s

9 – Jack Miller (Red Bull KTM Factory) – 1m58.360s

10 – Marc Márquez (Gresini Racing) – 1m58.362s

Fique atento a www.motojornal.pt para estar sempre a par de todas as novidades do MotoGP. A não perder!