MotoGP 2024 – Massimo Rivola escolhido como presidente da MSMA até final de 2026

O CEO da Aprilia Racing foi escolhido como presidente da MSMA de MotoGP. Massimo Rivola será presidente até final de 2026.

massimo rivola

Com o seu grupo Pierer Mobility AG a passar por enormes dificuldades financeiras e operacionais, Stefan Pierer sabe desde já que vai passar a ter mais tempo para se focar integralmente na missão de salvar a sua KTM. Isto porque o austríaco deixa de ser presidente da associação de fabricantes de MotoGP, a MSMA, sendo substituído nessa função por Massimo Rivola, CEO da Aprilia Racing.

O italiano foi o nome mais votado pela MSMA para assumir o papel de líder desta associação que representa os interesses dos fabricantes que competem no Mundial de Velocidade, tendo por isso um papel fundamental no que à definição de regulamentos diz respeito.

A eleição teve lugar antes do teste de MotoGP realizado há poucos dias no circuito de Barcelona-Catalunha, sendo que Massimo Rivola será então presidente da MSMA por um período de dois anos, ou seja, até final de 2026.

Porém, existe a possibilidade de estender a sua presidência por mais dois anos, até final de 2028. Seria então presidente por um período total de quatro anos.

Massimo Rivola é visto pelos fabricantes que competem em MotoGP, e pelo paddock de uma forma geral, como sendo uma personalidade de confiança, com experiência e conhecimentos que lhe permitirão liderar a associação e defender os interesses dos fabricantes da melhor forma num período onde teremos mudanças relevantes do ponto de vista de regulamentos técnicos. Nomeadamente com a entrada em vigor das novas regras em 2027 e motores de 850 cc.

Tendo ingressado no projeto da Aprilia Racing na temporada 2019 depois de um longo período na Fórmula 1, Massimo Rivola tornou-se no principal rosto, a nível diretivo, do projeto da casa de Noale na categoria rainha, substituindo Romano Albesiano que passou a ser o diretor técnico da Aprilia Racing.

Refira-se que Albesiano saiu da marca italiana e passa a integrar a Honda como diretor técnico do projeto do HRC em MotoGP em 2025, sendo que o seu lugar na Aprilia Racing será ocupado por Fabiano Sterlacchini, que por sua vez tinha saído há não muito tempo do projeto da KTM Factory Racing na categoria rainha.

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