Com o seu grupo Pierer Mobility AG a passar por enormes dificuldades financeiras e operacionais, Stefan Pierer sabe desde já que vai passar a ter mais tempo para se focar integralmente na missão de salvar a sua KTM. Isto porque o austríaco deixa de ser presidente da associação de fabricantes de MotoGP, a MSMA, sendo substituído nessa função por Massimo Rivola, CEO da Aprilia Racing.
O italiano foi o nome mais votado pela MSMA para assumir o papel de líder desta associação que representa os interesses dos fabricantes que competem no Mundial de Velocidade, tendo por isso um papel fundamental no que à definição de regulamentos diz respeito.
A eleição teve lugar antes do teste de MotoGP realizado há poucos dias no circuito de Barcelona-Catalunha, sendo que Massimo Rivola será então presidente da MSMA por um período de dois anos, ou seja, até final de 2026.
Porém, existe a possibilidade de estender a sua presidência por mais dois anos, até final de 2028. Seria então presidente por um período total de quatro anos.
Massimo Rivola é visto pelos fabricantes que competem em MotoGP, e pelo paddock de uma forma geral, como sendo uma personalidade de confiança, com experiência e conhecimentos que lhe permitirão liderar a associação e defender os interesses dos fabricantes da melhor forma num período onde teremos mudanças relevantes do ponto de vista de regulamentos técnicos. Nomeadamente com a entrada em vigor das novas regras em 2027 e motores de 850 cc.
Tendo ingressado no projeto da Aprilia Racing na temporada 2019 depois de um longo período na Fórmula 1, Massimo Rivola tornou-se no principal rosto, a nível diretivo, do projeto da casa de Noale na categoria rainha, substituindo Romano Albesiano que passou a ser o diretor técnico da Aprilia Racing.
Refira-se que Albesiano saiu da marca italiana e passa a integrar a Honda como diretor técnico do projeto do HRC em MotoGP em 2025, sendo que o seu lugar na Aprilia Racing será ocupado por Fabiano Sterlacchini, que por sua vez tinha saído há não muito tempo do projeto da KTM Factory Racing na categoria rainha.
Fique atento a www.motojornal.pt para estar sempre a par de todas as novidades do MotoGP. A não perder!