Os fãs mais ‘próximos’ de tudo o que acontece para além das pistas de MotoGP, sabem que um dos temas mais ‘quentes’ atualmente no paddock da categoria rainha é o futuro da equipa privada Pramac Racing, propriedade de Paolo Campinoti.
Durante várias temporadas esta equipa tem sido quase uma equipa de fábrica da Ducati, colocando os seus dois pilotos aos comandos das Desmosedici GP com especificações iguais às motos da equipa de fábrica.
Porém, a Pramac Racing não gostou da forma como a Ducati Corse tem feito a gestão dos seus pilotos, nomeadamente as reações a resultados em corrida, como aconteceu recentemente no Grande Prémio de Itália com a ultrapassagem de Enea Bastianini (Ducati Lenovo Team) a Jorge Martin (Prima Pramac Racing), mas também como resolveu as negociações e a decisão que terminou com Marc Márquez a assinar pela equipa de fábrica.
Aproveitando estes sinais de insatisfação, a Yamaha entrou em ‘cena’, sonhando com a possibilidade de roubar a experiente e bem conotada Pramac Racing do campo da Ducati, permitindo à marca de Iwata voltar a ter uma equipa satélite.
Muitos acreditavam que o anúncio oficial da mudança da Pramac Racing para a Yamaha vai acontecer este fim de semana no Grande Prémio dos Países Baixos – clique aqui para ver os horários completos .
Mas, já com as motos em pista, essa confirmação oficial continua por ser feita…
Porém, Paolo Campinoti acabou por não resistir e falou sobre o tema. O responsável italiano falou com o portal GPOne e confirmou aquilo que já todos esperam: a Pramac Racing vai ser a nova equipa satélite da Yamaha em MotoGP a partir de 2025!
A decisão foi tomada, de acordo com Campinoti, quando viu o ‘estado maior’ da Ducati Corse festejar da forma que festejou a ultrapassagem de Bastianini a Martin. O italiano refere mesmo a sua surpresa pela forma como viu Davide Tardozzi e até Claudio Domenicali (CEO da Ducati) festejarem efusivamente esse momento, esquecendo-se que Martin é piloto Ducati e até lidera o campeonato.
Ainda de acordo com Paolo Campinoti, o acordo vai permitir à Pramac Racing competir com protótipos Yamaha nos próximos 7 anos. Porém, talvez o maior destaque, seja o assumir de que as motos da equipa satélite serão as YZR-M1 com especificações de fábrica!
Recordamos que nos anos anteriores a perder a sua equipa satélite em MotoGP, a Yamaha nunca mostrou vontade em disponibilizar motos de fábrica às suas equipas satélite.
Quer a Tech3, quer depois a Petronas SRT, não usufruíram de motos iguais à equipa de fábrica. A exceção foi a passagem de Valentino Rossi pela Petronas SRT, o que levou a Yamaha a entregar uma M1 de fábrica à equipa satélite.
A Pramac Racing vai ser, nas palavras de Campinoti, uma extensão da equipa de fábrica. Esta estratégia da equipa e da Yamaha permitirá, pelo menos é essa a intenção, que os pilotos Pramac Racing consigam disputar as melhores posições em MotoGP, tal como a equipa consegue agora com as motos da Ducati.
Paolo Campinoti acredita que o investimento que a Yamaha está a realizar neste projeto vai acabar por dar frutos, recolocando a marca de Iwata e os seus pilotos nos lugares cimeiros da categoria rainha, onde estavam não há muito tempo.
Aguardamos agora que seja divulgado o comunicado oficial com esta confirmação da passagem da Pramac Racing para a Yamaha.
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