Foi sob um céu bastante cinzento e com o asfalto do Autódromo Internacional do Algarve (AIA) longe das condições ideais de aderência, fruto das zonas de humidade do muito pó que veio do Norte de África, que levaram mesmo ao cancelamento de parte do treino de Moto3, que esta manhã se disputou o Treino Livre 1 de MotoGP a contar para o Grande Prémio de Portugal.
Numa sessão que serviu, basicamente, para os pilotos da categoria rainha “aquecerem motores” e perceberem quais as afinações base para usar ao longo do fim de semana do GP de Portugal, não houve incidentes a registar, o que é sempre bom, sendo que alguns pilotos estiveram já em destaque perante os fãs que fazem questão de ir preenchendo as bancadas do AIA.
Na ‘Montanha Russa’ algarvia, com uma trajetória mais limpa de pó a aparecer com o passar dos minutos nesta TL1, vimos Miguel Oliveira e a sua Aprilia RS-GP24 da Trackhouse Racing a surgirem nas primeiras posições por diversas vezes.
O piloto português tinha antecipado que queria este fim de semana de GP de Portugal estar de forma consistente no “Top 10”. E nesta primeira sessão em pista foi precisamente isso que Miguel Oliveira conseguiu fazer, cumprindo com esse objetivo.
Logo nos primeiros minutos vimos a Aprilia #88 com as cores americanas da Trackhouse Racing colocar-se no topo da tabela de tempos. Estávamos ainda numa fase muito inicial da sessão, e aos poucos Miguel Oliveira foi descendo na ordem dos tempos, mas nunca ficando muito longe dos dez mais rápidos em pista e até conseguindo ascender na classificação para 4º.
Já bem dentro dos quinze minutos finais da TL1 de MotoGP, Miguel Oliveira preparou então a sua estratégia de ataque aos tempos. Faltavam cerca de 13 minutos e o português fazia aquela que era, então, a melhor volta da sessão, rodando em 1m41.107s e estava então em primeiro na tabela de tempos.
Não ficou nessa posição durante muito tempo pois vários pilotos de MotoGP estavam então também à procura dos seus melhores registos, e foi com o 8º tempo que Miguel Oliveira fechou o Treino Livre 1 de MotoGP a contar para o Grande Prémio de Portugal.
Quanto aos mais rápidos, e com destaque para se ter visto as duas Monster Energy Yamaha, de Fabio Quartararo e Alex Rins, a passarem pelos dois primeiros lugares dos tempos, algo que já não se via há muito tempo, embora tenha sido uma situação de pouca duração, esta primeira visita à pista para os pilotos da categoria rainha acabou com Marc Márquez (Gresini Racing) no topo da tabela de tempos.
O oito vezes campeão do mundo e a sua Ducati rodaram em 1m40.484s, e isso permitiu-lhe bater Maverick Viñales (Aprilia Racing), que subiu a segundo mesmo nos momentos finais do TL1, estando a sofrer de alguns problemas gástricos, e com Brad Binder (Red Bull KTM Factory) a ser terceiro mesmo na frente do seu companheiro de equipa Jack Miller.
Nesta primeira sessão em pista no GP de Portugal podemos também destacar a presença de Franco Morbidelli (Prima Pramac Ducati).
Ao ser 5º conseguiu mesmo bater o seu companheiro de equipa Jorge Martin. Alex Rins e a sua Yamaha M1 também finalizaram a manhã em nota positiva com o 7º lugar, enquanto o Top 10 ficou ainda completo, para além do Miguel Oliveira, com as presenças de Alex Márquez (Gresini Racing) e ainda com Joan Mir (Repsol Honda) a conseguiu colocar uma RC213V entre os dez mais rápidos.
Na sessão da tarde, o decisivo Treino, espera-se que as condições do asfalto estejam bastante melhores, e por isso os tempos por volta deverão baixar de forma considerável visto que esta manhã os pilotos estiveram a rodar bastante longe do potencial das motos.
Quer estar a par de todos os horários completos do Grande Prémio de Portugal de MotoGP? Então apenas tem de clicar aqui !
Resultados do Treino Livre 1 de MotoGP do GP de Portugal
1 – Marc Márquez (Gresini Racing) 1m40.484s
2 – Maverick Viñales (Aprilia Racing) +0.165s
3 – Brad Binder (Red Bull KTM Factory) +0.205s
4 – Jack Miller (Red Bull KTM Factory) +0.356s
5 – Franco Morbidelli (Prima Pramac) +0.377s
6 – Jorge Martin (Prima Pramac) +0.422s
7 – Alex Rins (Monster Energy Yamaha) +0.450s
8 – Miguel Oliveira (Trackhouse Racing) +0.623s
9 – Alex Márquez (Gresini Racing) +0.635s
10 – Joan Mir (Repsol Honda) +0.706s
Fique atento a www.motojornal.pt para estar sempre a par de todas as novidades do MotoGP, com especial destaque para as prestações e resultados do piloto português Miguel Oliveira. A não perder!