MotoGP 2024 Qatar – ‘Martinator’ domina e vence a Sprint, com Miguel Oliveira em 13º

Miguel Oliveira ficou entretido nas batalhas do pelotão e foi 13º na corrida Sprint do GP do Qatar, com Jorge Martin a dominar e vencer.

motogp

Foram 11 as intensas voltas cumpridas a alta velocidade ao circuito de Losail. Toda a antecipação e ansiedade acabou esta tarde com o arranque da temporada 2024 e mais precisamente a realização da corrida Sprint a contar para o Grande Prémio do Qatar de MotoGP.

Nesta primeira corrida da temporada da categoria rainha, disputada com piso seco e sob os holofotes do circuito de Losail, o que proporciona sempre um ambiente bastante especial, os 22 pilotos de MotoGP alinharam pela primeira vez na grelha de partida.

Jorge Martin (Prima Pramac Racing) arrancou da ‘pole positon”, com o piloto espanhol e vice-campeão do mundo a demolir o record do circuito de Losail, e a mostrar à concorrência que em 2024 vai atacar o título desde a primeira ronda do calendário.

Assim que os semáforos se apagaram dando início à corrida MotoGP Sprint, Martin e a sua Ducati Desmosedici GP24 conseguiram manter-se na primeira posição, mesmo com Brad Binder (Red Bull KTM Factory) a fazer um excelente arranque. Melhor arranque apenas para Jack Miller (Red Bull KTM Factory), que vindo de posições mais atrasadas, escolheu uma trajetória interior e ascendeu bastante na classificação.

Porém, o australiano acabou por não conseguir capitalizar desse grande arranque com a sua KTM RC16, e acabou a corrida em 10º, já fora dos lugares pontuáveis.

Leia também – MotoGP: O Guia Completo da temporada 2024

motogpMais atrás, Miguel Oliveira (Trackhouse Racing) arrancou de 14º, e, como em tantas outras ocasiões em MotoGP, o piloto português ao qualificar-se mais atrás acabou por ver a sua missão de garantir pontos na Sprint ainda mais complicada. Na primeira volta, e no meio das sempre intensas e imprevisíveis batalhas do pelotão, Miguel Oliveira viria a descer a 16º.

Lá na frente era Jorge Martin a ditar o ritmo, registando aquela que era a melhor volta da corrida (2ª volta). Mas Binder, Francesco Bagnaia (Ducati Lenovo Team), Aleix Espargaró (Aprilia Racing) ou Marc Márquez (Gresini Racing), não tinham desistido de chegar-se mais acima na classificação.

Martin foi conseguindo defender a liderança dos ataques de Brad Binder e da sua KTM. Mais atrás, Bagnaia passava Aleix Espargaró e a sua Aprilia RS-GP24 pela 3ª posição, enquanto Marc Márquez e a sua Ducati Desmosedici GP23 estavam em modo de ataque, passando vários pilotos e conseguindo o oito vezes campeão do mundo entrar na batalha do pódio.

Pelo meio, Fabio di Giannantonio (Pertamina Enduro VR46) foi o primeiro piloto de MotoGP a cair em corrida, abandonando a MotoGP Sprint, permitindo a Miguel Oliveira beneficiar dessa queda e ascender a 14º, com o português, antes disso, a ter passado por Joan Mir (Repsol Honda).

motogpA corrida do piloto português ainda não tinha terminado, claro, e até final das 11 voltas vimos o #88 subir mais uma posição, desta feita com Miguel Oliveira a passar por Johann Zarco (Castrol Honda LCR). Nesta corrida de estreia com a Aprilia RS-GP24 da Trackhouse Racing, Miguel Oliveira cruzou a linha de meta em 13º.

Ficamos agora a aguardar a reação de Miguel Oliveira ao resultado desta corrida MotoGP Sprint no GP do Qatar.

De regresso à frente da corrida MotoGP Sprint, e com Jorge Martin a revelar um andamento perfeito, gerindo a diferença que o separava de Brad Binder, com o sul-africano sempre em 2º, o maior foco de interesse centrou-se na discussão pelo derradeiro lugar do pódio.

A três voltas do final, Marc Márquez pressionava Francesco Bagnaia. O bicampeão do mundo não se deixou perturbar pela presença do sempre imprevisível espanhol, com Aleix Espargaró a conseguir recuperar então o ritmo após algumas voltas em que dava sinais de estar em quebra.

motogpMarc Márquez tentou estudar e atacar Bagnaia, mas exagerou, falhou a trajetória, e deixou porta aberta para Aleix Espargaró passar e assumir então a perseguição ao 3º lugar de Bagnaia. A partir dessem momento Marc Márquez não mais mostrou argumentos para estar na luta do pódio, enquanto Aleix, a rodar meio segundo mais veloz do que Bagnaia, preparou na perfeição o ataque final ao pódio.

Esse ataque aconteceu na última curva da penúltima volta da corrida MotoGP Sprint, com Aleix Espargaró a meter pelo interior de Francesco Bagnaia, e a conseguir aguentar a velocidade da Ducati ao longo da grande reta da meta de Losail. Na travagem para a primeira curva já na última volta, Aleix defendeu bem o seu terceiro lugar, e a partir daí não mais foi verdadeiramente atacado por Bagnaia.

O pódio da primeira corrida MotoGP Sprint do ano, a contar para o Grande Prémio do Qatar, ficou então com Jorge Martin em primeiro, Brad Binder em segundo e Aleix Espargaró em terceiro.

motogpNesta corrida temos também de destacar a prestação do “rookie” Pedro Acosta. O jovem talento espanhol da Red Bull GasGas Tech3 enfrentou a sua primeira corrida de MotoGP, e deu-se bem, estando quase sempre no “Top 10”.

Na parte final da corrida solidificou o ritmo e, consequentemente, a sua posição, aproveitando a “boleia” de Alex Márquez (Gresini Racing), tendo terminado a corrida em 8º e com isso somou os seus primeiros 2 pontos na categoria rainha, sendo o segundo melhor piloto com uma RC16.

Quer estar a par de todos os horários do Grande Prémio do Qatar? Então apenas tem de clicar aqui !

Resultados da corrida MotoGP Sprint no Qatar

1 – Jorge Martin (Prima Pramac Racing)

2 – Brad Binder (Red Bull KTM Factory)

3 – Aleix Espargaró (Aprilia Racing)

4 – Francesco Bagnaia (Ducati Lenovo Team)

5 – Marc Márquez (Gresini Racing)

6 – Enea Bastianini (Ducati Lenovo Team)

7 – Alex Márquez (Gresini Racing)

8 – Pedro Acosta (Red Bull GasGas Factory)

9 – Maverick Viñales (Aprilia Racing)

10 – Jack Miller (Red Bull KTM Factory)

13 – Miguel Oliveira (Trackhouse Racing)

Classificação de MotoGP após a corrida Sprint no Qatar

1 – Jorge Martin – 12 pontos

2 – Brad Binder – 9 pontos

3 – Aleix Espargaró – 7 pontos

4 – Francesco Bagnaia – 6 pontos

5 – Marc Márquez – 5 pontos

6 – Enea Bastianini – 4 pontos

7 – Alex Márquez – 3 pontos

8 – Pedro Acosta – 2 pontos

9 – Maverick Viñales – 1 ponto

10 – Jack Miller

13 – Miguel Oliveira

Fique atento a www.motojornal.pt para estar sempre a par de todas as novidades de MotoGP, com especial destaque para as prestações e resultados do piloto português Miguel Oliveira. A não perder!