Cumprindo o programa previsto para sexta-feira do Grande Prémio de São Marino, o Treino realizado esta tarde no circuito Misano World Circuit Marco Simoncelli deu por terminada a atividade em pista neste primeiro dia.
Numa longa sessão de uma hora de duração, e com os pilotos da categoria rainha a lutarem pelas dez melhores posições na tabela de tempos, posições essas que dão acesso direto à Qualificação 2, sendo que os restantes terão de batalhar na Qualificação 1, os minutos finais do Treino foram decisivos como habitualmente acontece.
Para as cores lusas, a prestação de Miguel Oliveira (Trackhouse Racing) ficou abaixo dos objetivos definidos pelo próprio piloto, até tendo em conta resultados que o #88 obteve neste circuito de Misano em temporadas anteriores.
Miguel Oliveira fechou o Treino de MotoGP com o 14º tempo, parando o cronómetro na sua melhor volta em 1m31.724s. Isto depois de uma derradeira paragem na box da Trackhouse Racing onde optou por montar um pneu macio traseiro novo a combinar com um dianteiro médio já usado.
O piloto português de MotoGP oscilou entre a 15ª e 17ª posição à entrada para os dez minutos finais da sessão, sendo que o seu esforço final ainda lhe permitiu ascender a 14º. Um resultado que coloca Miguel Oliveira e a sua Aprilia RS-GP24 no lote de pilotos que vão discutir a passagem à Q2 através da Q1.
Aguardamos agora pelas declarações de Miguel Oliveira em reação a este primeiro dia do Grande Prémio de São Marino de MotoGP.
Por outro lado, o topo da tabela de tempos foi particularmente ‘discutido’, com diversos pilotos a revelarem andamento para ocupar a primeira posição. Pedro Acosta (Red Bull GasGas Tech3) esteve em 1º durante algum tempo, mas quando mais precisava, e até estava em volta rápida, o “rookie” espanhol viria a sofrer uma queda que o impediu de defender essa posição.
De qualquer forma, seria muito complicado para Acosta conseguir manter-se no topo. Isto porque Jorge Martin (Prima Pramac Ducati), Marc Márquez (Gresini Racing) e ainda Francesco Bagnaia (Ducati Lenovo Team), decidiram atacar forte nos minutos finais e rapidamente ocuparam as três primeiras posições.
Bagnaia, mesmo não estando a 100% fisicamente, conforme o próprio revelou, parece estar disposto a esquecer o desastre de Aragão e pressionar Martin, que lidera a corrida ao título de MotoGP atualmente.
O italiano bicampeão do Mundo rodou em 1m30.685s, o suficiente para deixar atrás de si Marc Márquez, com Jorge Martin a ser 3º, que ainda viu o seu lugar ameaçado por Franco Morbidelli (Prima Pramac Ducati), com o italiano a ser apenas um milésimo de segundo mais lento do que o seu companheiro de equipa.
Nos lugares que dão acesso direto à Q2 de MotoGP podemos ainda destacar a presença de Fabio Quartararo (Monster Energy Yamaha). Já durante a manhã desta sexta-feira de GP de São Marino o francês tinha sido competitivo, e confirmou que este circuito de Misano parece fazer sobressair as qualidades da YZR-M1.
Pelo menos para já temos ‘El Diablo’ entre os dez mais rápidos em pista. Veremos na qualificação (e depois nas corridas) o que fará o piloto da Yamaha.
Quer saber quais são os horários completos do Grande Prémio de São Marino de MotoGP? Então apenas tem de clicar aqui !
Resultados do Treino de MotoGP do GP de São Marino
1 – Francesco Bagnaia (Ducati Lenovo Team) – 1m30.685s
2 – Marc Márquez (Gresini Racing) – 1m30.870s
3 – Jorge Martin (Prima Pramac Ducati) – 1m30.966s
4 – Franco Morbidelli (Prima Pramac Ducati) – 1m30.967s
5 – Enea Bastianini (Ducati Lenovo Team) – 1m31.067s
6 – Pedro Acosta (Red Bull GasGas Tech3) – 1m31.203s
7 – Marco Bezzecchi (Pertamina Enduro VR46) – 1m31.229s
8 – Maverick Viñales (Aprilia Racing) – 1m31.301s
9 – Fabio Quartararo (Monster Energy Yamaha) – 1m31.313s
10 – Jack Miller (Red Bull KTM Factory) – 1m31.320s
14 – Miguel Oliveira (Trackhouse Racing) – 1m31.724s
Fique atento a www.motojornal.pt para estar sempre a par de todas as novidades do MotoGP. A não perder!