MotoGP 2024 Solidariedade – Bagnaia vence a Sprint e título decide-se na última corrida!

Francesco Bagnaia vence a Sprint do GP da Solidariedade e o título de MotoGP decide-se na última corrida da temporada. Miguel Oliveira 18º.

motogp

Jorge Martin (Prima Pramac Ducati) tinha este sábado na corrida Sprint do Grande Prémio da Solidariedade a primeira oportunidade este fim de semana de fechar as contas do título de MotoGP. O espanhol precisava de ganhar dois pontos a Francesco Bagnaia (Ducati Lenovo Team), mas o bicampeão em título não cedeu em nada e conseguiu adiar para a última corrida de 2024 a decisão do título da categoria rainha.

Partindo da “pole position”, Bagnaia não perdeu tempo.

Assim que os semáforos se apagaram no circuito Barcelona-Catalunha dando início à corrida Sprint de 12 voltas, o italiano da equipa de fábrica da Ducati assumiu a liderança, deixando Jorge Martin, que arrancou muito bem, em luta direta com Enea Bastianini (Ducati Lenovo Team), que fez também um arranque excecional para se posicionar entre os dois candidatos ao título.

Atrás deste trio, a alta intensidade da categoria rainha ficou bem patente no incidente que envolveu Pedro Acosta (Red Bull GasGas Tech3) e Marc Márquez (Gresini Racing).

motogp

O mais novo dos dois espanhóis estava na trajetória interior na curva 3, enquanto o oito vezes campeão mundial procurou ultrapassar por fora com maior velocidade. Marc Márquez fechou um pouco a trajetória, e o contacto entre ambos foi inevitável.

Nenhum dos dois caiu, mas Pedro Acosta viu a sua corrida terminar mais cedo porque toda a carenagem frontal da sua GasGas RC16 saltou fora, e o piloto da Tech3 acabou por entrar na box sem hipóteses de prosseguir a corrida Sprint.

Nisto tudo, Miguel Oliveira (Trackhouse Racing), que arrancou de 14º, veio a perder posições na primeira volta descendo logo a 17º, e na volta seguinte estava então em 22º, num momento em que perde muitas posições de uma só vez, mas sobre o qual ainda pouco se sabe pois não existiu nenhuma repetição desse momento.

Para Miguel Oliveira a corrida passou a ser feita em modo recuperação. Aos poucos o piloto português conseguiu ascender na classificação, até cruzar a meta e receber a bandeira de xadrez em 18º.

motogp

De regresso à frente da corrida Sprint do Grande Prémio da Solidariedade, Francesco Bagnaia aproveitou da melhor forma a luta muito particular entre Bastianini e Martin para conseguir escapar na liderança.

À sexta volta, quando estávamos a metade da corrida, já ‘Pecco’ tinha uma vantagem de 1,3 segundos.

Essa diferença viria depois a manter-se relativamente estável até praticamente às últimas três voltas, altura em que o líder Bagnaia percebeu que podia gerir um pouco o ritmo por volta, garantindo então a vitória nesta corrida Sprint do Grande Prémio da Solidariedade.

E com isto Francesco Bagnaia conseguiu adiar para a última corrida do ano, a disputar pelas 13H00 de domingo, 17 de novembro.

E para as intenções e objetivos do bicampeão de MotoGP muito contribuiu a prestação do seu companheiro de equipa Enea Bastianini. O italiano, ele próprio a discutir o terceiro lugar no campeonato com Marc Márquez, aguardou até à última volta para recuperar o 2º lugar que estava na posse de Jorge Martin.

motogp

Bastianini atacou na sempre complicada e traiçoeira curva 5, conseguiu encontrar um espaço na trajetória mais interior para colocar a sua Ducati, surpreendendo o líder do campeonato que já se tinha contentado com perder apenas 3 pontos para o seu maior rival.

Martin ainda olhou para o lado num primeiro impulso de procurar defender a posição e responder ao ataque do italiano, mas claramente pensou no título, optou por não arriscar um toque que resultasse numa queda, e deixou Enea Bastianini ser 2º na Sprint, ficando o piloto da Prima Pramac Ducati com o degrau mais baixo do pódio na corrida curta do GP da Solidariedade.

Com esta combinação de resultados, temos Jorge Martin ainda líder, agora com uma vantagem reduzida para 19 pontos sobre Francesco Bagnaia.

Martin será campeão se somar 7 pontos na corrida de domingo, o que corresponde a ser 9º classificado. Já Bagnaia tem de ganhar pelo menos 19 pontos ao espanhol para o igualar na classificação, sendo que nesse caso a vantagem será do bicampeão por ter mais vitórias esta temporada em Grandes Prémios (corrida domingo).

Quer saber quais são os horários do Grande Prémio da Solidariedade? Então apenas tem de clicar aqui !

Resultados da corrida Sprint de MotoGP

1 – Francesco Bagnaia (Ducati Lenovo Team)

2 – Enea Bastianini (Ducati Lenovo Team)

3 – Jorge Martin (Prima Pramac Ducati)

4 – Aleix Espargaró (Aprilia Racing)

5 – Alex Márquez (Gresini Racing)

6 – Franco Morbidelli (Prima Pramac Ducati)

7 – Marc Márquez (Gresini Racing)

8 – Marco Bezzecchi (Pertamina Enduro VR46)

9 – Brad Binder (Red Bull KTM Factory)

10 – Fabio Quartararo (Monster Energy Yamaha)

18 – Miguel Oliveira (Trackhouse Racing)

Classificação de MotoGP

1 – Jorge Martin – 492 pontos

2 – Francesco Bagnaia – 473 pontos

3 – Enea Bastianini – 377 pontos

4 – Marc Márquez – 372 pontos

5 – Pedro Acosta – 209 pontos

6 – Brad Binder – 207 pontos

7 – Maverick Viñales – 189 pontos

8 – Fabio di Giannantonio – 165 pontos

9 – Franco Morbidelli – 165 pontos

10 – Alex Márquez – 160 pontos

15 – Miguel Oliveira – 71 pontos

Fique atento a www.motojornal.pt para estar sempre a par de todas as novidades do MotoGP. A não perder!