Foi com temperaturas ambiente e de asfalto bastante baixas que os pilotos de MotoGP disputaram a primeira sessão em pista a contar para o Grande Prémio da Solidariedade, em Barcelona. No Treino Livre 1 da categoria rainha assistimos ao primeiro episódio da batalha final entre Jorge Martin e Francesco Bagnaia pelo título, mas tivemos também o regresso do Miguel Oliveira à competição.
Após uma longa ausência motivada por estar a recuperar de lesão no pulso direito, o piloto português está novamente aos comandos da sua Aprilia RS-GP24 #88.
A verdade é que depois de estar tanto tempo fora de ação, e ainda sem estar a 100% do pulso, Miguel Oliveira fez todos os possíveis para participar no Grande Prémio da Solidariedade e despedir-se da Trackhouse Racing e da Aprilia em pista, e não fora dela.
No Treino Livre 1 de MotoGP, Miguel Oliveira aparentou estar confortável com a situação do seu pulso, e mesmo o diretor desportivo da Trackhouse Racing, Davide Brivio, fez questão de realçar no final da sessão da manhã que o português esteve mais dedicado à afinação da moto para o último fim de semana de 2024 do que com possíveis limitações no pulso.
Boas indicações para este regresso.
Ainda assim, e sem grandes surpresas tendo em conta as circunstâncias, vimos Miguel Oliveira a posicionar-se nos lugares mais próximo do fim da tabela de tempos. Finalizou o Treino Livre 1 com o 21º tempo, tendo como melhor volta um registo em 1m41.938s, a cerca de 1,4 segundos do piloto mais rápido em pista.
Refira-se que ainda assim foi mais rápido do que o seu companheiro de equipa Raul Fernandez.
Veremos o que acontece no Treino a realizar dentro de pouco tempo na tarde de hoje, e que definirá os pilotos que passam diretamente à Qualificação 2 de MotoGP neste Grande Prémio da Solidariedade.
E quanto ao topo da tabela de tempos, este arranque de fim de semana revelou uma enorme surpresa: Takaaki Nakagami!
O japonês da Idemitsu Honda LCR, que se despede como piloto a tempo inteiro de MotoGP precisamente este fim de semana, parou o cronómetro em 1m40.501s, batendo Pedro Acosta (Red Bull GasGas Tech3) por cerca de quatro décimas, com o ‘Top 3’ a ficar completo com a presença de Alex Márquez (Gresini Racing).
Numa sessão onde aconteceram diversos incidentes, nomeadamente a queda logo nos primeiros minutos de Michele Pirro (Pertamina Enduro VR46) que substitui Fabio di Giannantonio, a queda dos dois pilotos da GasGas, quando Pedro Acosta e Augusto Fernandez cruzaram trajetórias à saída de uma curva e acabaram a deslizar pelo asfalto levando mesmo a interrupção da sessão por alguns minutos, ou ainda a queda de Francesco Bagnaia (Ducati Lenovo Team) após ser ultrapassado por Maverick Viñales (Aprilia Racing), destaque para o primeiro ‘embate’ do fim de semana entre os candidatos ao título.
Jorge Martin (Prima Pramac Ducati) levou a melhor sobre Francesco Bagnaia, ao ser o 5º mais veloz em pista. O italiano, que precisa de ganhar 24 pontos ao espanhol para se sagrar campeão, começa por ser 7º no TL1.
Quer saber quais são os horários completos do Grande Prémio da Solidariedade? Então apenas precisa de clicar aqui !
Resultados do Treino Livre 1 de MotoGP
1 – Takaaki Nakagami (Idemitsu Honda LCR) – 1m40.501s
2 – Pedro Acosta (Red Bull GasGas Tech3) – 1m40.912s
3 – Alex Márquez (Gresini Racing) – 1m40.915s
4 – Brad Binder (Red Bull KTM Factory) – 1m40.952s
5 – Jorge Martin (Prima Pramac Ducati) – 1m40.971s
6 – Enea Bastianini (Ducati Lenovo Team) – 1m41.069s
7 – Francesco Bagnaia (Ducati Lenovo Team) – 1m41.083s
8 – Maverick Viñales (Aprilia Racing) – 1m41.127s
9 – Jack Miller (Red Bull KTM Factory) – 1m41.178s
10 – Marc Márquez (Gresini Racing) – 1m41.196s
21 – Miguel Oliveira (Trackhouse Racing) – 1m41.938s
Fique atento a www.motojornal.pt para estar sempre a par de todas as novidades do MotoGP. A não perder!