MotoGP 2024 Solidariedade – Miguel Oliveira tem de ir à Q1 e Bagnaia deixa o aviso!

Miguel Oliveira foi 20º no Treino de MotoGP e tem de ir à Q1 do GP da Solidariedade. Francesco Bagnaia foi o mais rápido no primeiro dia.

motogp

Está finalizado o primeiro dia do Grande Prémio da Solidariedade de MotoGP, o último e decisivo fim de semana da temporada 2024, onde temos o título de campeão da categoria rainha em aberto numa batalha entre Jorge Martin e Francesco Bagnaia.

E foi precisamente Francesco Bagnaia (Ducati Lenovo Team) que atacou forte no Treino, a sessão da tarde desta sexta-feira que deu por terminada a atividade no circuito Barcelona-Catalunha.

Depois do 7º tempo na manhã deste primeiro dia de Grande Prémio da Solidariedade, atrás do seu rival no que à luta pelo título de MotoGP diz respeito, ‘Pecco’ deixou para os momentos finais do Treino para registar a melhor volta do dia: 1m38.918s.

Um tempo já bastante competitivo tendo em conta que o asfalto do traçado catalão, apesar de seco, está muito mais frio do que o normal, e principalmente se comparado com as temperaturas escaldantes da visita a este circuito em maio.

motogp

Bagnaia fica já a cerca de oito décimas do recorde absoluto do circuito, sendo que, do ponto de vista da moral, o italiano sai moralizado com o que aconteceu no primeiro dia. Recordamos que nas contas do título, o bicampeão terá de ganhar 24 pontos a Jorge Martin ao longo do fim de semana se quiser ser tricampeão de MotoGP. E se o fizer, alcança um feito ao alcance de muito poucos pilotos !

O segundo melhor tempo de hoje foi para Marco Bezzecchi (Pertamina Enduro VR46), sendo que Aleix Espargaró (Aprilia Racing), que está a despedir-se como piloto a tempo inteiro antes de iniciar a aventura como piloto de testes da Honda a partir de 2025, consegue fechar o ‘Top 3’.

Nos destaques do Treino podemos ainda incluir Johann Zarco (Castrol Honda LCR) que substitui o seu companheiro de equipa Takaaki Nakagami como uma grande surpresa neste arranque de GP da Solidariedade.

Se de manhã foi o japonês a surpreender com o melhor tempo, da parte da tarde foi o francês, antigo bicampeão de Moto2, a colocar a Honda RC213V entre os mais rápidos com o 4º tempo, relegando Jorge Martin (Prima Pramac Ducati) para a posição seguinte.

Refira-se que Martin não aparentou estar completamente tranquilo com o comportamento da sua Ducati neste primeiro dia.

Durante o Treino o líder do campeonato parou na box da Pramac Racing para conversar de forma mais ‘quente’ com os seus técnicos, e já depois de regressar nos minutos finais à pista para um derradeiro ataque ao cronómetro, Martin viria a conseguir o seu melhor tempo de hoje. Mas um erro pouco depois quase que o fez cair, e o espanhol acabaria por dar por terminado o seu dia.

Quanto ao português Miguel Oliveira (Trackhouse Racing), o primeiro dia acabou por ser complicado, por diversos fatores, mas principalmente por ser o momento em que regressa à competição depois de estar ausente nos cindo Grandes Prémios anteriores.

Miguel Oliveira fechou o dia com o 20º tempo parando o cronómetro na sua melhor volta em 1m40.404s. O piloto português passou mais tempo do que o habitual parado na box da Trackhouse Racing. Inclusivamente nos minutos finais quando os restantes pilotos estavam em pista à procura de melhorar os seus tempos.

Não é ainda conhecido o motivo para o #88 ter passado tanto tempo parado na box. Poderá dever-se à sua lesão ou então a questões técnicas com a sua moto.

Aguardamos pelas declarações do piloto em reação ao primeiro dia do Grande Prémio da Solidariedade. Mas, seja como for, sabemos já que o português vai mesmo ter de passar pela Qualificação 1 de MotoGP.

Quer saber quais são os horários completos do Grande Prémio da Solidariedade de MotoGP? Então apenas tem de clicar aqui !

Resultados do Treino de MotoGP

1 – Francesco Bagnaia (Ducati Lenovo Team) – 1m38.918s

2 – Marco Bezzecchi (Pertamina Enduro VR46) – 1m38.998s

3 – Aleix Espargaró (Aprilia Racing) – 1m39.025s

4 – Johann Zarco (Castrol Honda LCR) – 1m39.197s

5 – Jorge Martin (Prima Pramac Ducati) – 1m39.214s

6 – Maverick Viñales (Aprilia Racing) – 1m39.224s

7 – Alex Márquez (Gresini Racing) – 1m39.295s

8 – Marc Márquez (Gresini Racing) – 1m39.361s

9 – Pedro Acosta (Red Bull GasGas Tech3) – 1m39.418s

10 – Enea Bastianini (Ducati Lenovo Team) – 1m39.467s

20 – Miguel Oliveira (Trackhouse Racing) – 1m40.404s

Fique atento a www.motojornal.pt para estar sempre a par de todas as novidades do MotoGP. A não perder!