Se o mercado de pilotos de MotoGP para a temporada 2025 já era uma verdadeira ‘dança das cadeiras’ totalmente imprevisível, hoje adicionamos mais um nome que, certamente, irá aquecer ainda mais as negociações pelos lugares ainda disponíveis. Isto porque, de acordo com o portal alemão SpeedWeek, o piloto turco Toprak Razgatlioglu está interessado em mudar-se do Mundial Superbike para a categoria rainha!
Quem terá revelado essa intenção do atual piloto da ROKiT BMW Motorrad WorldSBK, e líder do campeonato SBK, ao referido portal alemão foi Kenan Sofuoglu.
O antigo piloto turco e recordista de títulos conquistados na categoria Supersport, há muitos anos que acompanha Toprak Razgatlioglu e tem ajudado a negociar novos contratos.
De acordo com Sofuoglu, “Existe muito interesse no Toprak no paddock de MotoGP, já para o próximo ano. Temos um contrato de dois anos com a BMW Motorrad, mas já informei a BMW que queremos deixar o Mundial Superbike no final deste ano e mudar para o MotoGP. Expliquei-lhes que este é o desejo do Toprak”.
A confirmar-se que Toprak Razgatlioglu está mesmo de saída do Mundial Superbike, o nome do piloto turco, que já muitas vezes foi associado a uma mudança para o MotoGP em anos anteriores, mas que nunca concretizou essa mudança, poderá vir a baralhar ainda mais as negociações para os lugares que ainda permanecem livres.
E neste caso estamos a falar de lugares em equipas de fábrica, pois Kenan Sofuoglu já anteriormente tinha referido que, em caso de mudança, Toprak apenas tinha desejo em integrar uma equipa de fábrica.
Sendo assim, o turco estará possivelmente a negociar com três equipas: Aprilia Racing, Monster Energy Yamaha ou Repsol Honda. Isto porque as restantes equipas de fábrica, a Ducati Lenovo Team e ainda a Red Bull KTM Factory, já têm as suas duplas de pilotos ‘fechadas’.
Tendo em conta a ligação que Toprak Razgatlioglu teve durante várias temporadas com a Yamaha, recordamos que para além da possível mudança para a equipa japonesa em MotoGP também realizou testes com a Yamaha M1, a situação mais lógica nestas negociações seria assinar um contrato com a Monster Energy Yamaha formando dupla com Fabio Quartararo.
A equipa de fábrica da marca de Iwata continua com um lugar livre. Alex Rins, atual piloto da equipa, refere que gostaria de permanecer, mas não tem oferta em cima da mesa para renovar.
A Repsol Honda tem Luca Marini sob contrato por mais um ano (2025), sendo que, ao contrário do que inicialmente estava a ‘desenhar-se’, Joan Mir estará muito perto de voltar a assinar com a equipa e permanecer aos comandos da RC213V por mais dois anos.
Temos ainda de contar com a Aprilia Racing. A equipa italiana contratou Jorge Martin para o lugar de Aleix Espargaró, mas viu Maverick Viñales abandonar o projeto rumo à Red Bull KTM Tech3 por ter percebido que em Noale apostaram mais em Martin do que em si.
Existe por isso uma Aprilia RS-GP na equipa de fábrica por ocupar.
Massimo Rivola, líder do projeto Aprilia Racing, já referiu diversas vezes que gostaria de ver um piloto italiano nessa posição. Diz-se que Marco Bezzecchi estará muito perto de assinar. Porém, quem sabe se a Aprilia não poderia ser tentada em arriscar negociar e contratar Toprak Razgatlioglu para ser companheiro de equipa de Jorge Martin a partir de 2025.
No meio disto tudo, temos a BMW Motorrad. A marca alemã, por intermédio do seu presidente, não esconde que a mudança de regras de MotoGP para 2027 deixa porta aberta para que seja possível ver um novo protótipo BMW Motorrad na renovada categoria rainha com motores de 850 cc.
Mas para isso acontecer seria obrigatório conseguirem vencer o há muito desejado, e nunca alcançado, título no Mundial Superbike. E que só depois de isso acontecer iriam pensar na entrada em MotoGP em 2027. E neste caso fazia sentido que esse projeto contasse com o talento de Toprak.
Mas o desejo agora tornado público de Toprak Razgatlioglu em mudar-se já em 2025 para MotoGP causará um autêntico ‘terramoto’ nos possíveis planos da marca alemã. Inclusivamente tendo em conta a sua presença no Mundial Superbike em 2025, pois contavam com o piloto turco aos comandos da M 1000 RR.
Fique atento a www.motojornal.pt para estar sempre a par de todas as novidades do MotoGP. A não perder!