Ao segundo dia de teste oficial de MotoGP em Sepang, e mantendo a tendência positiva de evolução aos comandos da sua nova YZR-M1 da Prima Pramac Yamaha, Miguel Oliveira prosseguiu com o plano de testes delineado pela equipa de Paolo Campinoti em preparação para a temporada 2025.
As boas sensações do dia anterior foram hoje reforçadas, com o piloto português a conseguir melhorar mais uma vez o seu registo pessoal. Desta feita parou o cronómetro em 1m57.971s.
Miguel Oliveira conseguiu fazer esse tempo ainda durante a manhã de trabalho neste segundo dia de teste oficial de Sepang. Uma volta que permitiu ao #88 ocupar o 8º lugar na tabela de tempos, e, mais do que isso, conseguiu finalmente rodar no segundo 57.
A Prima Pramac Yamaha destaca que o português, mas também o seu companheiro de equipa Jack Miller, dedicaram o seu dia a trabalhar em diferentes configurações de chassis na YZR-M1 da equipa satélite, mas também centraram esforços na afinação do pacote eletrónico.
Depois, e com o passar das voltas e acumular de experiência, Miguel Oliveira realizou uma simulação de corrida da parte da tarde para se perceber o nível de desgaste dos pneus e o comportamento geral da moto ao longo de distâncias maiores.
Infelizmente para os objetivos da equipa e do piloto, a chuva intermitente durante o período de teste após a hora de almoço obrigou a modificar o plano inicial. Assim, Miguel Oliveira acabou por dividir a sua simulação em duas partes.
Miguel Oliveira #88
“Hoje fizemos mais progressos no entendimento da moto e como se comporta. Testámos alguns setups de eletrónica, explorando configurações diferentes para me ajudar a ser mais consistente. Na parte da tarde focámo-nos na distância mais longa, um pouco mais longa do que uma corrida Sprint, mas não tão longa como uma corrida completa. Esta sessão forneceu-nos uma visão valiosa e novas ideias de como nos podemos preparar para uma corrida. Foi um dia consistente e interessante.
Concentrámo-nos na afinação da eletrónica em condições de corrida. Foi interessante porque evidenciou algumas coisas que podemos alterar para melhorar rapidamente. Apesar da filosofia da moto ser diferente (em comparação com a Aprilia), não tive de alterar a minha pilotagem. A minha forma de pilotar está a funcionar bem com a Yamaha”.
Veremos o que vai conseguir fazer no terceiro e último dia do teste oficial de MotoGP em Sepang.
Fique atento a www.motojornal.pt para estar sempre a par de todas as novidades do MotoGP. E siga-nos no Canal Oficial da Revista Motojornal no WhatsApp para receber todas as notícias atualizadas diretamente no seu telemóvel de forma ainda mais prática!