A estância de ski de Madonna di Campiglio foi esta manhã cenário para o evento especial de apresentação da Ducati Lenovo Team. A equipa de fábrica da casa de Borgo Panigale revelou as suas novas cores, que na verdade não mudam em relação ao ano passado, mas principalmente mostrou a sua dupla de pilotos para a temporada 2025 de MotoGP: Francesco Bagnaia e Marc Márquez.
Este é o “dream team” que a Ducati Corse idealizou para que a sua equipa de fábrica em MotoGP consiga bater todas as equipas rivais. Juntar dois campeões mundiais na mesma box, e colocando à disposição de ambos a mesma Desmosedici GP25.
Esta é uma temporada de grandes expectativas para a marca italiana.
A equipa será liderada desportivamente por Davide Tardozzi, mas o ‘génio’ que novamente idealizou o renovado protótipo de Borgo Panigale continua a ser Gigi Dall’Igna, que procurará dotar a moto desta temporada de algo novo para enfrentar os renovados argumentos técnicos dos fabricantes rivais.
Francesco Bagnaia arranca para uma temporada onde vai procurar recuperar o título que perdeu para Jorge Martin.
‘Pecco’ tem a experiência e a rapidez necessárias para conseguir esse objetivo, e depois de uma temporada onde alcançou nada menos do que 11 vitórias em Grandes Prémios, o italiano natural de Turim quer este ano aliar a essas vitórias mais consistência nas Sprint.
Declarações de Francesco Bagnaia
“Será a quinta temporada com a Ducati Lenovo Team, mostrámos que somos um grupo de trabalho muito unido. Voltarei à pista com o número 63 depois de um 2024 que não me deu a maior alegria, o título, mas foi muito disputado e consegui vários recordes. Aprendi muito, tentei tirar o máximo partido de cada situação e as sensações na moto, em Barcelona, na primeira sessão de testes depois do GP, foram imediatamente positivas. Tenho um novo companheiro de equipa, um piloto forte e competitivo e, juntos, podemos levar o desenvolvimento da moto a um nível ainda mais alto. Será exigente, tentarei não deixar nada ao acaso e encarar a temporada com o mesmo espírito de sempre”.
Ao seu lado estará na box aquele que será, podemos antecipar, um dos seus grandes rivais em 2025, tanto no que à disputa por vitórias diz respeito, mas também na discussão pelo título: Marc Márquez.
O oito vezes campeão mundial está de regresso a uma equipa de fábrica, após ter estado apenas uma temporada inserido numa equipa satélite, a Gresini Racing. A sua passagem pela equipa de Nadia Padovani permitiu-lhe ‘aclimatar-se’ à Ducati Desmosedici GP, sentir como trabalha a marca italiana, e, mais do que isso, Marc Márquez voltou às vitórias na categoria rainha e a sonhar com o título.
O espanhol de Cervera não esconde que o objetivo é o título de MotoGP, mesmo que na sua equipa e a pilotar uma moto igual esteja Francesco Bagnaia.
Declarações de Marc Márquez
“Estou muito feliz por estar aqui com as cores oficiais da Ducati Lenovo Team. É emocionante estar aqui hoje em Madonna di Campiglio, a começar uma nova temporada de MotoGP que marca o início daquele que considero ser o desafio mais importante da minha carreira. Durante este inverno consegui desconectar-me um pouco, mas também tive tempo para treinar forte e agora sinto-me pronto para enfrentar um novo ano que será desafiador e emocionante. Estou realmente ansioso por continuar o trabalho que começámos na sessão de testes de Montmeló em novembro passado e voltar à moto em Sepang e depois em Buriram. O meu primeiro objetivo a curto prazo é gostar de pilotar porque sei que se conseguir fazer isso tudo o resto se seguirá. Como já disse muitas vezes, quando se está numa equipa oficial o objetivo não pode ser outro senão ser competitivo em todas as corridas, lutar por pódios e vitórias e tentar ser protagonista no Mundial”.
Claudio Domenicali, CEO da Ducati, marcou presença no evento, claro, e fez questão de elevar o patamar de entusiasmo em torno desta renovada equipa de fábrica referindo que “A equipa tem um potencial elevadíssimo, e acreditamos que vão puxar pelos engenheiros. Acreditamos que vai ser um ano excecional!”.
Galeria de fotos Ducati Lenovo Team
Fique atento a www.motojornal.pt para estar sempre a par de todas as novidades do MotoGP. A não perder!