Foi na capital da Indonésia, Jakarta, mais precisamente no Teatro Nusah Inda e sob o olhar atento de mais de 600 convidados, que a equipa Pertamina Enduro VR46 apresentou as novas cores e decorações das suas Ducati Desmosedici GP com que vai competir na temporada 2025 de MotoGP.
A equipa que é propriedade do nove vezes campeão do Mundo, Valentino Rossi, continua a apostar numa decoração fluorescente com combinação de amarelo e branco, mas neste evento que ficou conhecido como “Fluo Stream – Act 2”, as motos da equipa que inscreve os pilotos Fabio di Giannantonio e Franco Morbidelli apresentam algumas novidades.
Ainda que não se possa dizer que as cores se alteram significativamente, o mesmo não podemos dizer das decorações. Nomeadamente com grafismos mais dedicados ao proprietário ‘Il Dottore’.
Na carenagem frontal, e debaixo dos números oficiais dos dois pilotos da equipa, o #49 de Di Giannantonio e o #21 de Morbidelli, encontramos agora o icónico #46 de Rossi. Nas carenagens laterais de cada moto surgem agora os também icónicos símbolos utilizados por Rossi ao longo da sua carreira: o Sol no lado direito, e a Lua no lado esquerdo.
Refira-se que esta nova decoração das duas Ducati da Pertamina Enduro VR46 foi criada, como tem sido hábito, pela Drudi Performance de Aldo Drudi.
Ao longo de todos os Grandes Prémios que integram o calendário da temporada 2025 de MotoGP, a estrutura será liderada pelo Diretor de Equipa, Alessio Salucci. Já o Diretor Desportivo é na mesma Pablo Nieto.
Nota de destaque para o facto de que a Ducati Corse, com a saída da Pramac Racing da ‘família’ de Borgo Panigale, passa a confiar mais na Pertamina Enduro VR46.
Isto significa que passam a ser os ‘favoritos’ na hierarquia do departamento de competição da Ducati, nomeadamente com a disponibilização de uma Desmosedici GP25 com as mesmas especificações usadas pela equipa de fábrica. Essa moto será pilotada por Fabio di Giannantonio.
Já Franco Morbidelli estará aos comandos da Desmosedici GP24 que se sagrou campeã de MotoGP no ano passado.
Quanto aos pilotos, e depois de ter terminado mais cedo a sua temporada como forma de antecipar uma operação ao ombro e ‘apressar’ a sua recuperação e preparação para a nova temporada, Fabio di Giannantonio ganha este ano uma maior preponderância dentro da Pertamina Enduro VR46.
“É bom estar na Indonésia e apresentar a equipa aqui. Nesta parte do Mundo, as pessoas são muito apaixonadas pelo nosso desporto. É incrível ver tantas pessoas a torcer por nós e é ótimo ter tantos fãs na Indonésia. A nossa nova pintura é incrível, demos um grande passo com os pequenos detalhes este ano. Sobre o ombro, estou a recuperar-me muito bem da operação, foi difícil. Acho que estou a 85%, mas durante o inverno trabalhámos muito e acho que devo chegar à primeira corrida da temporada a 100%. Tenho um novo companheiro de equipa, o Franky! Mal posso esperar para trabalhar com ele, acho que posso aprender muito com ele, é um piloto que ganhou muitas corridas, foi campeão mundial e vice-campeão de MotoGP”, referiu um entusiasmado Di Giannantonio perante os igualmente entusiasmados fãs que marcaram presença no evento em Jakarta.
Ao seu lado na Pertamina Enduro VR46 estará Franco Morbidelli.
O já experiente italiano com ligações ao Brasil está, de certa forma, a completar um ciclo que o leva agora a estar integrado na equipa do seu amigo e mentor, Valentino Rossi. Morbidelli foi o primeiro piloto da VR46 Academy a sagrar-se campeão mundial, em Moto2, e tornou-se assim num exemplo a seguir por todos os restantes pilotos que integraram a escola do nove vezes campeão mundial.
Morbidelli permanece aos comandos de uma Ducati, mas desta feita vai pilotar uma moto do ano anterior, pois, recordamos, em 2024 estava sentado aos comandos de uma moto com especificação igual à dos pilotos de fábrica, competindo com as cores da Prima Pramac.
Em antevisão de um ano de mudança e onde vai querer mostrar que a sua permanência (que chegou a estar em causa) no MotoGP não é obra do acaso, Morbidelli refere que “É muito bom começar aqui, apresentar a equipa e fazer os primeiros treinos na Indonésia. Esta parte do Mundo está a tornar-se cada vez mais importante para o desporto motorizado, especialmente para as motos. Há muita paixão, é incrível estar em contacto com as pessoas daqui e poder conversar com elas. Foi ótimo também ver o meu #21 na moto nova, as cores são maravilhosas, e adoro a sombra do 46 atrás do número. A decoração é realmente linda! É uma equipa nova para mim, mas já conheço toda a gente. Competir pela equipa de Valentino Rossi é incrível. Ele fez com que as corridas de motociclismo fossem melhores. O ambiente é fantástico e penso que este é um dos pontos mais fortes da equipa. Com certeza há muito mais, e irei descobri-los durante a temporada. Em 2025 pretendemos melhorar os resultados do ano passado, temos um pacote muito bom graças à Ducati. Dou-me bem com o Fabio, já nos conhecemos há muito tempo, ele está a andar muito rápido e será importante trabalharmos juntos para conseguir ótimos resultados para a equipa”.
Galeria de fotos Pertamina Enduro VR46
Fique atento a www.motojornal.pt para estar sempre a par de todas as novidades do MotoGP. A não perder!