Enquanto a ‘casa mãe’ em Mattighofen vai procurando sobreviver às inúmeras dificuldades financeiras, o departamento de competição revela estar totalmente focado e preparado para enfrentar a temporada 2025 de MotoGP. A Red Bull KTM Factory apresentou-se num evento digital, e para além das ‘novas’ cores da RC16 deixou ver a sua nova dupla de pilotos.
A moto austríaca irá apresentar esta temporada novidades a vários níveis, embora nas imagens oficiais disponibilizadas após a apresentação, não seja possível perceber ao certo qual será a especificação final da KTM RC16. Principalmente no que diz respeito à aerodinâmica.
Mantendo as mesmas cores laranja graças ao patrocinador principal Red Bull, a equipa de fábrica vai ter este ano o contributo de uma nova dupla de pilotos.
Brad Binder, o sul-africano que vai começar a sua sexta temporada em MotoGP, terá agora ao seu lado o talento espanhol Pedro Acosta, e que na sua segunda temporada na categoria rainha deixa a Tech3 e assume uma posição de piloto de fábrica.
No que à equipa Red Bull KTM Factory diz respeito, um dos grandes destaques vai para a mudança na liderança desportiva da equipa austríaca.
Francesco Guidotti saiu no final da temporada passada, e para o seu lugar entra o bem conhecido Aki Ajo, que depois de liderar os esforços da KTM nas categorias Moto3 e Moto2, e com sucesso, tem agora a oportunidade de liderar a Red Bull KTM Factory ao mais alto nível.
Mas será em pista que todo o trabalho de bastidores da equipa tem de ser comprovado. E para isso a KTM conta com uma combinação de experiência, juventude, velocidade e muita irreverência.
O piloto mais experiente, e aquele que terá maiores responsabilidades de garantir resultados, é Brad Binder. O sul-africano, conforme referimos, vai entrar na sua sexta temporada com a equipa de fábrica da casa de Mattighofen em MotoGP. Foi 5º classificado em 2024, e vai querer estar de forma consistente na luta pelos lugares de pódio.
Brad Binder #33
“É uma loucura pensar que esta já é a minha sexta temporada no MotoGP. Para ser sincero, 2024 foi o ano em que provavelmente aprendi mais. Chegando a 2025 sinto que isso me tornou um piloto muito melhor. O meu objetivo para a temporada é pegar no que aprendi e dar esse passo para lutar com os pilotos da frente. Não estamos longe. Terminamos em 2º lugar no campeonato de Construtores, e por isso ainda temos um à nossa frente. Quando vejo o quanto as pessoas estão a trabalhar no duro na fábrica e quantidade de energia que existe nos bastidores, fica claro que vamos lá chegar”.
E se Binder é a ‘voz’ da experiência, do outro lado da box da Red Bull KTM Factory estará o mais jovem piloto de MotoGP.
Pedro Acosta subiu à categoria rainha tendo conquistado os títulos Moto3 e Moto2, sempre a vestir as cores da Red Bull. A mudança para o MotoGP em 2024 foi acompanhada com muita expectativa, pois o talento do jovem de Murcia é inegável.
Fechou a sua temporada de estreia com um 6º lugar no campeonato, tendo sido batido pelo seu agora companheiro de equipa mesmo no final do ano. Acosta foi durante muito tempo o melhor piloto aos comandos de uma KTM RC16, porém, estava integrado na equipa satélite Tech3 e com a denominação GasGas.
Nesta segunda temporada ao mais alto nível, Pedro Acosta procurará conseguir diversos resultados de destaque. Nomeadamente a sua primeira “pole position”, mas, principalmente, a sua primeira vitória num Grande Prémio de MotoGP. O espanhol conseguiu subir ao pódio diversas vezes no ano passado, mas a vitória escapou sempre do seu alcance.
Pedro Acosta #37
“Com certeza que 2024 foi um bom ano, e ainda temos algumas metas que guardámos no bolso. Aprendi a controlar uma corrida e a adaptar-me ao MotoGP. É um sonho tornado realidade chegar à equipa de fábrica depois de estar em Moto3 e em Moto2. Também ter o Brad como companheiro de equipa e ajudar no desenvolvimento da moto será um ponto muito bom. Vai ajudar o facto de ele ter muita experiência na classe e acho que faremos uma boa combinação juntos. Os dois principais pontos importantes para 2025 serão a qualificação e depois as primeiras voltas da corrida. No ano passado vimos que tínhamos ritmo para lutar por pódios ou vitórias, mas sentimos dificuldades durante a qualificação. Então, esses serão os dois pontos mais importantes para melhorar nesta temporada”.
A Red Bull KTM Factory iniciará as atividades em pista com os seus pilotos de teste Dani Pedrosa e Pol Espargaró durante o Shakedown de Sepang, que começa esta sexta-feira 31 de janeiro. Os pilotos oficiais entram em pista de 5 a 7 de fevereiro nos testes oficiais em Sepang.
Galeria de fotos Red Bull KTM Factory
Fique atento a www.motojornal.pt para estar sempre a par de todas as novidades do MotoGP. E siga-nos no Canal Oficial da Revista Motojornal no WhatsApp para receber todas as notícias atualizadas diretamente no seu telemóvel de forma ainda mais prática!