Conforme prometido pela Dorna Sports, a temporada 2025 de MotoGP vai ser marcada por inúmeros momentos inesquecíveis.
E o evento de lançamento do campeonato que aconteceu este domingo em Bangkok, capital da Tailândia, entra diretamente para um lugar de destaque nas memórias dos pilotos, equipas, mas também dos milhares de fãs que puderam participar nesta celebração ao vivo, e dos milhões que puderam assistir a tudo em direto através da televisão ou outros formatos digitais.
O MotoGP procura aproximar-se dos fãs, e este evento de lançamento inesquecível em Bangkok é a prova disso!
Pela primeira vez na história do Mundial, realizou-se um evento de Abertura da Temporada. Os fãs invadiram as ruas da capital tailandesa e esgotaram por completo o recinto onde estava posicionado o palco central onde os pilotos e equipas da categoria rainha foram o centro de todas as atenções.
O dia deste evento memorável arrancou com uma visita ao famoso Marbel Temple (Templo Mármore, por ser construído em mármore). Foi este o local escolhido pelo MotoGP para juntar os 22 pilotos da categoria rainha que participam na temporada 2025, incluindo o português Miguel Oliveira (Prima Pramac Yamaha).
As motos, claro, foram também uma presença constante, com os protótipos da Aprilia, Ducati, Honda, KTM e Yamaha a juntarem-se aos respetivos pilotos para uma foto de conjunto que certamente ficará como uma das mais icónicas da temporada e da história do campeonato.
As motos foram transportadas nos famosos ‘tuk tuk’ tailandeses, sendo a caravana liderada em grande estilo pelo novo BMW M Safety Car, o M5.
Do templo a caravana seguiu pelas ruas da capital Bangkok até ao show no palco principal, não sem antes os pilotos participarem nas entrevistas, antes de se prepararem para o espetáculo que se seguiu. E que espetáculo que foi!
Com os pilotos aos comandos de motos de estrada com as decorações réplica das suas motos de competição, a única regra que foi exigida a cada piloto foi de fazer o máximo de ruído possível, e dar o maior show aos fãs que fosse possível. E esta foi uma missão que alguns pilotos levaram mesmo a sério.
Fabio Quartararo (Monster Energy Yamaha) abriu as ‘hostilidades’ com um ruidoso e fumarento “burnout”, rapidamente Jack Miller (Prima Pramac Yamaha) juntou-se à festa, e a partir daí foi um piloto a seguir ao outro a queimar borracha.
O ruído ainda não tinha ficado por aí, pois no palco principal estavam à espera dos pilotos as motos de cada fabricante. Os motores foram ligados, e num momento de êxtase para a multidão que ali se juntou e participou no evento de forma gratuita, os pilotos fizeram ouvir os motores com algumas aceleradelas.
Foi também a partir do palco principal que os pilotos puderam falar diretamente para os fãs. E a reação foi a esperada, com a loucura a invadir o recinto onde aconteceu a Abertura de Temporada do MotoGP.
Perante toda esta ‘alucinação’ vivida hoje em Bangkok, o português Miguel Oliveira fez questão de referir que “Para mim foi um dia lindo, não só porque este é um local único, mas também porque foi algo diferente daquilo que estamos habituados a fazer. Trouxemos o MotoGP para a cidade e para um país onde a moto é um meio de transporte muito importante. Começar o campeonato aqui, ter esta apresentação aqui, faz muito sentido. Parabéns a todas as equipas e à Dorna por terem conseguido organizar isto, para nós pilotos foi lindo”.
Recordamos que o campeonato arranca precisamente com o Grande Prémio da Tailândia, no final de fevereiro e primeiros dias de março. Antes disso, o circuito Chang International será palco do segundo teste oficial de pré-temporada de MotoGP, dias 12 e 13 de fevereiro.
Galeria de fotos evento Abertura de Temporada 2025 de MotoGP
Fique atento a www.motojornal.pt para estar sempre a par de todas as novidades do MotoGP. E siga-nos no Canal Oficial da Revista Motojornal no WhatsApp para receber todas as notícias atualizadas diretamente no seu telemóvel de forma ainda mais prática!