O teste oficial a contar para a pré-temporada 2025 de MotoGP, a realizar durante três dias no circuito de Sepang, começou hoje, e começou da pior forma para a Aprilia Racing e para o campeão Jorge Martin.
O piloto espanhol sofreu duas quedas em menos de uma hora. A segunda deixou-o deitado no asfalto a recuperar o fôlego.
A primeira queda de Jorge Martin com a sua Aprilia RS-GP25 #1 aconteceu na curva 1 de Sepang. Uma queda relativamente ‘tranquila’, até porque pouco depois já estava novamente em pista para prosseguir o programa de testes da Aprilia Racing.
Porém, minutos depois desse primeiro incidente, o ‘Martinator’ encontrou o limite de aderência da sua nova moto. Na curva 2, uma esquerda, a traseira da RS-GP25 perdeu momentaneamente aderência, voltou a recuperar essa aderência quando Martin já pensava em sair de curva a acelerar forte, e como consequência aconteceu um violento “highside”.
O piloto da Aprilia Racing foi imediatamente ‘cuspido’ por cima da moto, voando alguns metros antes de embater violentamente no asfalto de Sepang. Ficou alguns momentos deitado no asfalto antes de ser socorridos pelos Comissários, e depois, por precaução, foi transportado para o Hospital Aurelius em Nilai, a pouca distância do circuito.
Jorge Martin ficou a queixar-se de dores no pé esquerdo e na mão direita. Aguardamos agora por atualização do estado físico do campeão de MotoGP, que não começa a sua temporada da melhor forma.
Vídeo da queda de Jorge Martin – Teste oficial de MotoGP em Sepang
Para a Aprilia este foi um primeiro dia de teste oficial em Sepang para esquecer.
Não só viu o seu principal piloto e campeão em título ser transportado para o hospital, como o piloto que mais experiência tem aos comandos de uma Aprilia RS-GP também está fora de ação. Isto porque Raul Fernandez (Trackhouse Racing) sofreu uma queda, da qual resultaram fraturas no quinto metacarpo da mão esquerda e ainda num dedo do pé.
Raul Fernandez está fora do que falta disputar deste teste oficial de Sepang da categoria rainha, com a equipa Trackhouse Racing a confirmar que o piloto estará já de regresso a Espanha, mais precisamente a Barcelona, para tratar das suas lesões. Uma situação que deixa mesmo em dúvida a sua participação no teste oficial que vai acontecer na Tailândia, 12 e 13 de fevereiro.
Fique atento a www.motojornal.pt para estar sempre a par de todas as novidades do MotoGP. E siga-nos no Canal Oficial da Revista Motojornal no WhatsApp para receber todas as notícias atualizadas diretamente no seu telemóvel de forma ainda mais prática!