InícioDesportoMotoGP 2025 – Jorge Martin operado com sucesso, mas período de ausência...

MotoGP 2025 – Jorge Martin operado com sucesso, mas período de ausência deve ser longo

Jorge Martin foi submetido a nova operação antes do início da temporada 2025 de MotoGP. O Campeão deverá estar fora de ação bastante tempo.

-

A Aprilia Racing informou em comunicado oficial que o piloto espanhol Jorge Martin, o atual Campeão de MotoGP, foi hoje submetido a uma operação à mão esquerda. O ‘Martinator’ foi obrigado a passar novamente pela sala de operações em Barcelona depois de ter sofrido uma queda num treino supermoto no kartódromo em Lérida, quando já se preparava para a primeira corrida do ano, o Grande Prémio da Tailândia.

Jorge Martin será o primeiro Campeão em título desde ‘King’ Kenny Roberts a não conseguir iniciar a defesa da sua coroa da categoria rainha participando no primeiro Grande Prémio da temporada. Na verdade, apenas dois outros pilotos começaram a sua defesa do título da pior forma: Geoff Duke e Kenny Roberts. Refira-se que esses pilotos não puderam mesmo participar de todo no GP. No entanto temos de referir que Freddie Spencer (Honda HRC), campeão em 1983, não participou na primeira corrida da temporada seguinte, na África do Sul. Porém, ‘Fast Freddie’ iniciou o fim de semana de Grande Prémio, não podendo continuar a competir depois da jante traseira de fibra de carbono da sua Honda ter-se partido e causado a queda e lesão no pé direito do piloto, que viria a regressar no segundo GP do ano.

A operação, de acordo com a Aprilia Racing, foi bem-sucedida, ainda que tenha sido bastante demorada. Isto porque as fraturas que Jorge Martin sofreu na mão esquerda foram significativamente mais complexas, obrigando a uma operação que durou cerca de 3 horas:

“Jorge Martín foi operado na Clínica Dexeus em Barcelona pelo professor Mir e a sua equipa. A operação foi concluída com sucesso, com a colocação de dois parafusos ao nível da fratura do rádio e um ao nível do escafoide esquerdo para estabilização e para facilitar o processo de cicatrização. A cirurgia foi realizada por via percutânea com assistência artroscópica. Nos próximos dias, o prognóstico será avaliado de acordo com a condição clínica de Jorge”.

- PUBLICIDADE -

jorge martin

O que o comunicado da equipa italiana não refere é talvez o mais importante, a seguir ao facto de ter corrido bem: quanto tempo estará o Campeão de MotoGP fora de ação?

Se é verdade que as lesões sofridas pelo piloto que este ano ostentará na Aprilia RS-GP25 o #1 no teste de Sepang não o impediam de participar no Grande Prémio da Tailândia, a decorrer no próximo fim de semana – clique aqui para ficar a par dos horários completos –, sendo que Martin esteve durante duas semanas em repouso e a realizar sessões em câmara hiperbárica para ajudar à recuperação óssea, desta feita o período de paragem não será tão curto.

Algumas informações, não oficiais, apontam para que Jorge Martin fique fora de competição por um período de oito a dez semanas.

A principal preocupação é a fratura do escafoide (um pequeno osso no pulso). Se realmente se confirmar o período de paragem, teremos o Campeão de MotoGP fora de ação até ao quinto evento do ano, o Grande Prémio de Espanha, no circuito Jerez Ángel-Nieto (25 a 27 de abril).

- PUBLICIDADE -

Isto significa perder os Grandes Prémios da Tailândia, Argentina, Estados Unidos e Qatar.

Tendo em conta que já perdeu todo o período de testes de pré-temporada num ano em que começa numa nova equipa, e tendo em conta o nível a que se apresentam os seus principais rivais, Jorge Martin arrisca-se a ficar bastante atrasado nas contas do título de MotoGP 2025.

Aguardamos agora pela evolução da recuperação do piloto espanhol, e nos próximos dias já deverá ser possível obter uma ideia mais concreta de quando é que o ‘Martinator’ poderá regressar às pistas.

Para já, a Aprilia Racing anunciou que a sua dupla de pilotos no Grande Prémio da Tailândia será composta pelos italianos Marco Bezzecchi, que impressionou no teste de Buriram ao ser o terceiro mais rápido em pista, e por Lorenzo Savadori, o piloto de testes da casa de Noale.

Fique atento a www.motojornal.pt para estar sempre a par de todas as novidades do desporto em duas rodas. E siga-nos no Canal Oficial da Revista Motojornal no WhatsApp para receber todas as notícias atualizadas diretamente no seu telemóvel de forma ainda mais prática!

- PUBLICIDADE -