A queda do campeão em título Jorge Martin no primeiro dia de teste oficial de Sepang, deixou no paddock uma série de dúvidas.
Por exemplo, Francesco Bagnaia viu o “highside” do seu rival e comentou que foi muito estranho. Um primeiro dia muito complicado para algumas equipas de MotoGP, e que deixou o plantel reduzido a 19 pilotos dos que competem a tempo inteiro.
Da parte da Aprilia Racing a reação e explicação da queda de Jorge Martin surgiu por Massimo Rivola, CEO do departamento de competição da casa de Noale.
Para o responsável máximo da Aprilia Racing, não existe explicação no que diz respeito à forma de pilotar a moto no momento da queda, pois Jorge Martin nem estava a acelerar. E nem encontraram qualquer problema com a RS-GP25, principalmente no que diz respeito à eletrónica.
Como nos recordamos, em 2024, devido a uma falha elétrica que depois causou uma falha nas ajudas eletrónicas, aconteceu uma aparatosa queda a Miguel Oliveira no arranque do Grande Prémio da Indonésia e que deixou o português lesionado por largas semanas.
Rivola fez questão de referir que para procurar um ‘culpado’ pela queda de Jorge Martin a Michelin deveria ser questionada. O italiano questionou a qualidade do pneu Médio traseiro que estava a ser usado por ‘Martinator’ no momento da queda, e se seria um dos pneus reaquecidos pela Michelin.
Sem perder muito mais tempo, Piero Taramasso, o responsável da Michelin para a competição em MotoGP, reagiu e realçou que “Da nossa parte não detetámos qualquer problema. O pneu foi fabricado no ano passado, nunca tinha sido aquecido e tinha todas as qualidades para ter a sua máxima performance. O pneu estava a funcionar bem e na volta anterior à queda o Jorge era mais rápido do que muitos pilotos”.
Seja como for, o resultado final é que Jorge Martin começa a temporada lesionado.
Fraturas na mão e pé esquerdo, que obrigam o espanhol da Aprilia Racing a ficar fora do teste de Sepang e tudo indica do teste de Buriram. Provavelmente, de acordo com Massimo Rivola, estará de regresso no Treino Livre 1 de MotoGP a contar para o Grande Prémio da Tailândia. Mas perde muitos dias para testar com a sua nova moto e equipa.
E será necessário obter o OK dos médicos para regressar à pista.
Fique atento a www.motojornal.pt para estar sempre a par de todas as novidades do MotoGP. E siga-nos no Canal Oficial da Revista Motojornal no WhatsApp para receber todas as notícias atualizadas diretamente no seu telemóvel de forma ainda mais prática!