Depois do aquecimento no Shakedown realizado há poucos dias, o circuito de Sepang foi hoje palco do primeiro de três dias do teste oficial de MotoGP a contar para a temporada 2025. Agora com todos os pilotos da categoria rainha a poderem participar nas atividades em pista, o dia ficou marcado por quedas. Muitas quedas.
A queda mais aparatosa foi a protagonizada por Jorge Martin. O campeão de MotoGP e novo recruta da Aprilia Racing foi mesmo transportado para o hospital, com dores na mão e pé. Não se sabe ainda ao certo a extensão das lesões, mas o violento “highside” que pode ver aqui o vídeo , deixou o ‘Martinator’ bastante dorido e sem fôlego por alguns momentos.
Outro piloto da Aprilia, neste caso da equipa satélite Trackhouse Racing, está já confirmado como fora de ação para o que falta disputar deste teste oficial em Sepang.
Raul Fernandez sofreu fraturas na mão e pé, e estará a caminho de Barcelona para curar as lesões. Não se sabe ainda se Raul estará em condições de participar no teste oficial de pré-temporada que vai aconteceu no circuito de Buriram, antes do arranque do campeonato com o Grande Prémio da Tailândia.
Leia também – MotoGP 2025: Tudo o que precisa saber sobre o teste oficial de Sepang
As quedas, como referimos, foram uma constante ao longo das 8 horas em que a pista esteve aberta.
Para além dos dois pilotos acima referidos, sofreram quedas também Fabio di Giannantonio (Pertamina Enduro VR46), Ai Ogura (Trackhouse Racing), Enea Bastianini (Red Bull KTM Tech3) e Franco Morbidelli (Pertamina Enduro VR46).
De acordo com declarações de Piero Taramasso, responsável da Michelin para a competição, a marca francesa coloca à disposição dos pilotos de MotoGP neste teste oficial em Sepang sete pneus para a dianteira em diversos compostos de macio ou médio. E a mesma coisa para a traseira.
O responsável da Michelin refere que “Muitos pilotos iniciaram o teste com o médio para terem o macio para o resto do dia de teste. Se calhar não era o ideal para aquelas condições”. Declarações que podem servir, de certa forma, de explicação para o facto de terem ocorrido tantas quedas neste primeiro dia.
No que a tempos diz respeito, Fabio Quartararo (Monster Energy Yamaha) parece continuar no ritmo em que terminou o Shakedown. O piloto francês parou o cronómetro em 1m57.555s, um registo pessoal que já é mais de duas décimas mais rápido do que aquele que foi o melhor tempo absoluto no Shakedown.
Atrás do campeão de MotoGP em 2021, e depois de um início de dia mais tranquilo, com poucas voltas realizadas, o segundo piloto mais rápido em pista foi Marc Márquez (Ducati Lenovo Team), que fechou o dia a apenas 51 milésimas de Quartararo.
O seu irmão Alex Márquez (Gresini Racing) não ficou muito atrás, sendo o 3º piloto mais veloz, e também o último a conseguir rodar no segundo 57. Recordamos que no Shakedown apenas Fabio Quartararo tinha conseguido atingir esse registo.
Para Miguel Oliveira (Prima Pramac Yamaha) este foi mais um dia de trabalho com a sua nova YZR-M1. O piloto português já foi mais rápido mais de duas décimas em comparação com aquele que tinha sido o seu melhor registo há poucos dias neste mesmo circuito.
Miguel Oliveira foi o 10º mais rápido em pista neste primeiro dia.
Entre os “rookies”, e depois de Ai Ogura se ter destacado no Shakedown como claramente o mais rápido dos três estreantes em MotoGP, desta feita foi o espanhol Fermín Aldeguer (Gresini Racing) a fechar o dia com a honra de ser o melhor entre os novos pilotos que sobem à categoria rainha. O jovem espanhol da equipa de Nadia Padovani fechou em 4º, dando também ele boas indicações, ficando muito perto de entrar no segundo 57.
Recordamos que os tempos não são o foco principal dos pilotos e equipas neste teste oficial. Cada equipa está a cumprir com um plano pré-definido de trabalho em pista, e também fora dela, sendo de esperar que no terceiro e último dia se registem então os melhores tempos.
Resultados do 1º dia de teste oficial de MotoGP em Sepang
1 – Fabio Quartararo (Monster Energy Yamaha) – 1m57.555s
2 – Marc Márquez (Ducati Lenovo Team) – 1m57.606s
3 – Alex Márquez (Gresini Racing) – 1m57.738s
4 – Fermín Aldeguer (Gresini Racing) – 1m58.035s
5 – Franco Morbidelli (Pertamina Enduro VR46) – 1m58.114s
6 – Joan Mir (Honda HRC Castrol) – 1m58.115s
7 – Fabio di Giannantonio (Pertamina Enduro VR46) – 1m58.265s
8 – Jack Miller (Prima Pramac Yamaha) – 1m58.298s
9 – Johann Zarco (Castrol Honda LCR) – 1m58.332s
10 – Miguel Oliveira (Prima Pramac Yamaha) – 1m58.371s
Galeria de fotos teste oficial de Sepang
Fique atento a www.motojornal.pt para estar sempre a par de todas as novidades do MotoGP. E siga-nos no Canal Oficial da Revista Motojornal no WhatsApp para receber todas as notícias atualizadas diretamente no seu telemóvel de forma ainda mais prática!