Realizou-se esta quinta-feira o segundo dia de teste oficial de MotoGP no circuito malaio de Sepang. Já sem três pilotos em ação devido a terem sofrido lesões no dia de ontem – Jorge Martin, Raul Fernandez e Fabio di Giannantonio –, o plantel da categoria rainha prosseguiu hoje com os trabalhos de desenvolvimento para a temporada 2025.
Em termos de condições de pista, este segundo dia foi de certa forma afetado por alguma chuva que decidiu cair sobre o asfalto de Sepang. Algumas gotas de água atrasaram um pouco a entrada dos pilotos em pista logo a seguir à hora do almoço, mas nada que realmente tenha causado perturbações de maior.
Se no primeiro dia assistimos a muitas quedas, neste segundo dia a situação foi mais ‘calma’. No entanto há a registar as quedas, as primeiras do ano, para a dupla da Ducati Lenovo Team. Francesco Bagnaia foi o primeiro, durante a manhã, caindo na curva 15, e já na parte final do dia foi a vez de Marc Márquez cair, na curva 9. Não há a assinalar consequências físicas de maior para os pilotos.
No que à tabela de tempos diz respeito, o 2º dia de teste oficial de Sepang revela um Franco Morbidelli (Pertamina Enduro VR46) a aproveitar da melhor forma a performance perfeitamente conhecida da Desmosecidi GP24, a moto que em 2024 foi campeã.
O piloto italiano parou o cronómetro em 1m57.210s baixando em mais de três décimas aquele que tinha sido o tempo de referência de Fabio Quartararo (Monster Energy Yamaha) no 1º dia, e, melhorou em mais de 1 segundo o seu melhor tempo do dia anterior.
Perante o potencial da Ducati em MotoGP, destaca-se a performance positiva da Yamaha YZR-M1. Principalmente nas mãos de Fabio Quartararo. O piloto francês continua a estar nos lugares cimeiros da tabela de tempos neste teste oficial de Sepang, terminando hoje a duas décimas de Morbidelli, e melhorando também o seu tempo de ontem.
O Top 3 fica completo com a presença de Alex Márquez (Gresini Racing), que tal como Morbidelli está aos comandos da Desmosedici GP24, e ficou ‘colado’ a Quartararo na tabela de tempos, conforme pode ver mais abaixo.
Quem continua em destaque neste teste oficial de MotoGP é o “rookie” Fermín Aldeguer. O jovem espanhol que sobe este ano de Moto2 para a categoria rainha pelas mãos da equipa de Nadia Padovani, tendo contrato diretamente com a Ducati Corse, consegue finalmente entrar no segundo 57, e repete o 4º lugar na tabela de tempos.
E por falar em entrar finalmente no segundo 57, o mesmo podemos dizer de Miguel Oliveira. O piloto português, que se mostra muito satisfeito pelo ambiente positivo que se vive no interior da box da Prima Pramac Yamaha, conseguiu hoje parar o cronómetro em 1m57.971s.
Exatamente quatro décimas mais rápido do que no dia de ontem, e, para já, o seu melhor registo em Sepang, contando inclusivamente com os dias de Shakedown, o que o colocou hoje em 8º.
Do ponto de vista do trabalho de cada fabricante, o foco é, claramente, o desenvolvimento dos respetivos pacotes aerodinâmicos que terão de ser homologados antes do primeiro Grande Prémio da temporada, na Tailândia.
Embora as soluções aerodinâmicas finais apenas sejam vistas durante o teste oficial de Buriram, a meio da próxima semana, continuamos a ver os diferentes fabricantes a colocarem inúmeras soluções em pista.
A Ducati testou um novo conjunto de carenagens com apêndices mais pronunciados na lateral e inclusivamente uma traseira redesenhada, que inclui asas que ‘nascem’ na lateral da traseira e se prolongam para cima.
A Aprilia confia agora em Marco Bezzecchi para trabalhar mais afincadamente na eletrónica da RS-GP25 e pediu ao italiano e a Ai Ogura (Trackhouse Racing) para realizarem mais voltas a Sepang para acumular mais dados, o que implica um esforço adicional dos pilotos que têm de suprir a ausência de Martin e Fernandez.
Na KTM o quarteto de luxo que compete pela equipa de fábrica e pela Tech3 continua a afinar os detalhes que permitirão, esperam os pilotos, evitar que a RC16 continue a desgastar prematuramente o pneu traseiro da Michelin.
A eletrónica é por isso um ponto a destacar no trabalho da marca austríaca, sendo que na Tech3 sobressai Enea Bastianini que testa um novo assento na sua moto.
Da parte dos japoneses Honda e Yamaha, o trabalho prossegue em diversas áreas. Quer do ponto de vista dos motores, do chassis, da eletrónica ou aerodinâmica. Tudo está a ser desenvolvido em ritmo de contrarrelógio.
E se Fabio Quartararo deixa boas indicações das melhorias na Yamaha YZR-M1, o mesmo se pode dizer de Joan Mir (Honda HRC Castrol), com o espanhol campeão de MotoGP em 2020 a ser o 6º na tabela de tempos, e, mais do que isso, a sorrir na sua box cada vez que regressa de uma saída à pista. Algo que há muito não se via.
Resultados do 2º dia do teste de Sepang de MotoGP
1 – Franco Morbidelli (Pertamina Enduro VR46) – 1m57.210s
2 – Fabio Quartararo (Monster Energy Yamaha) – 1m57.324s
3 – Alex Márquez (Gresini Racing) – 1m57.340s
4 – Fermín Aldeguer (Gresini Racing) – 1m57.545s
5 – Francesco Bagnaia (Ducati Lenovo Team) – 1m57.652s
6 – Joan Mir (Honda HRC Castrol) – 1m57.791s
7 – Pedro Acosta (Red Bull KTM Factory) – 1m57.805s
8 – Miguel Oliveira (Prima Pramac Yamaha) – 1m57.971s
9 – Marco Bezzecchi (Aprilia Racing) – 1m57.995s
10 – Jack Miller (Prima Pramac Yamaha) – 1m58.005s
Leia também – MotoGP 2025: Resultados e fotos do 1º dia de teste de Sepang
Galeria de fotos do teste de Sepang de MotoGP
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