MotoGP 2025 – Resultados e fotos do 3º dia de teste oficial de Sepang

Miguel Oliveira foi 17º melhorando marginalmente. No 3º dia do teste de MotoGP em Sepang o mais veloz foi Alex Márquez próximo do recorde absoluto.

Terminou hoje no circuito de Sepang o primeiro teste oficial de MotoGP a contar para a temporada 2025. O traçado malaio foi palco de três dias de muita atividade e testes em pista, com (quase) todos os pilotos oficiais da categoria rainha a acumularem muitos quilómetros aos comandos dos respetivos protótipos.

Neste 3º dia de teste oficial de Sepang, os pilotos focaram-se bastante nas simulações de corrida, intercaladas com ataques ao cronómetro, o que permitiu retirar algumas conclusões interessantes. Mesmo com a chuva a fazer-se notar novamente sobre o traçado malaio, o que, em determinados momentos, atrasou o progresso dos trabalhos com os pilotos a permanecerem nas suas boxes.

No que à velocidade pura diz respeito, o espanhol Alex Márquez (Gresini Racing) fechou o dia como o líder da tabela de tempos.

motogp

O mais novo dos irmãos Márquez, aos comandos de uma Ducati Desmosedici GP24, parou o cronómetro em 1m56.493s, um registo que já fica muito próximo do recorde absoluto da categoria MotoGP em Sepang, que é de 1m56.337s obtido por Francesco Bagnaia (Ducati Lenovo Team) no Grande Prémio da Malásia em 2024, precisamente com a mesma moto usada agora por Alex Márquez.

Bagnaia foi o segundo mais veloz em pista a 0.007s do espanhol da Gresini Racing, tendo o Top 3 ficado completo com a presença de Fabio Quartararo (Monster Energy Yamaha) com 1m56.724s, mais uma vez a deixar excelentes indicações das melhorias encontradas pela Yamaha para a YZR-M1. O francês da Yamaha, depois de realizar a sua melhor volta, realça que conseguiram encontrar 0.8 segundos em comparação com a performance do ano passado neste circuito.

Refira-se que apenas mais um piloto, Franco Morbidelli (Pertamina Enduro VR46), conseguiu entrar no segundo 56.

motogp

Interessante também a análise inicial já feita aos tempos das simulações de corrida realizadas pelos pilotos mais rápidos neste 3º dia de teste de Sepang.

A referência em termos de tempo médio de volta em simulação de corrida de dez voltas é 1m58.2s. Uma média obtida por Fabio di Giannantonio no teste de Sepang em 2024. Convém também ter em conta que a média por volta na corrida Sprint do Grande Prémio da Malásia do ano passado foi de 1m58.4s, que teve Francesco Bagnaia como vencedor.

A este nível, os dois irmãos Márquez destacaram-se ao realizar duas simulações de corrida Sprint.

Os dois espanhóis conseguiram fechar as suas simulações com tempos médios abaixo do segundo 58, algo que Francesco Bagnaia não conseguiu acompanhar (1m58.2s). Alex Márquez foi mesmo mais rápido do que o seu irmão Marc, 1m57.901s com a GP24 contra 1m57.930s com a GP25.

Neste derradeiro dia de teste de MotoGP em Sepang destacam-se ainda alguns pilotos.

Pedro Acosta (Red Bull KTM Factory) foi o melhor da marca austríaca em 6º, mas com uma simulação de corrida que o deixa algo longe dos mais rápidos, pois o espanhol rodou sempre em 58 alto e nas suas duas últimas voltas rodou mesmo em 59. Ainda assim, Acosta lidera a armada KTM.

motogp

Dois pilotos Honda estiveram também entre os dez mais rápidos. Johann Zarco (Castrol Honda LCR) foi 7º batendo por algumas milésimas Joan Mir (Honda HRC Castrol).

Boas indicações por parte da marca japonesa, que inclusivamente vê o “rookie” Somkiat Chantra (Idemitsu Honda LCR) a evoluir positivamente de dia para dia, mesmo o tailandês fechado o teste em 19º, apenas à frente de três pilotos de testes.

Por falar em “rookie”, o melhor entre os pilotos que se estreiam em MotoGP em 2025 foi Fermín Aldeguer (Gresini Racing). Conseguiu novamente melhorar o seu registo em Sepang em pouco mais de uma décima, e ficou então às portas do Top 10, em 11º.

Quanto ao português Miguel Oliveira (Prima Pramac Yamaha), e enquanto aguardamos as explicações do piloto de Almada sobre qual foi o seu foco e sensações durante este terceiro dia de teste em Sepang, voltou a conseguir rodar mais rápido aos comandos da sua Yamaha YZR-M1 #88.

Parou o cronómetro em 1m57.960s, o que permite a Miguel Oliveira terminar os trabalhos na Malásia em 17º na tabela de tempos. Nota para o facto de o português ter sido hoje um dos pilotos que menos voltas concluiu. O #88 cruzou a linha de meta por 35 vezes, e o seu tempo foi conseguido logo à passagem da 9ª volta. Apenas Jack Miller, o seu companheiro de equipa, fez menos (27 voltas), sendo que a Prima Pramac Yamaha ‘arrumou a box’ a meio do dia.

Os pilotos de MotoGP não vão ter muito tempo para descansar, pois dias 12 e 13 de fevereiro vão voltar a entrar em pista no circuito tailandês de Chang International, para participar no segundo teste oficial de pré-temporada 2025 em Buriram.

Resultados do 3º dia do teste oficial de MotoGP em Sepang

1 – Alex Márquez (Gresini Racing) – 1m56.493s

2 – Francesco Bagnaia (Ducati Lenovo Team) – 1m56.500s

3 – Fabio Quartararo (Monster Energy Yamaha) – 1m56.724s

4 – Franco Morbidelli (Pertamina Enduro VR46) – 1m56.948s

5 – Marc Márquez (Ducati Lenovo Team) – 1m57.042s

6 – Pedro Acosta (Red Bull KTM Factory) – 1m57.175s

7 – Johann Zarco (Castrol Honda LCR) – 1m57.204s

8 – Joan Mir (Honda HRC Castrol) – 1m57.279s

9 – Marco Bezzecchi (Aprilia Racing) – 1m57.328s

10 – Alex Rins (Monster Energy Yamaha) – 1m57.351s

17 – Miguel Oliveira (Prima Pramac Yamaha) – 1m57.960s

Leia também – MotoGP 2025: Resultados e fotos do 1º dia de teste em Sepang

Leia também – MotoGP 2025: Resultados e fotos do 2º dia de teste em Sepang

Galeria de fotos do teste de Sepang

Fique atento a www.motojornal.pt para estar sempre a par de todas as novidades do MotoGP. E siga-nos no Canal Oficial da Revista Motojornal no WhatsApp para receber todas as notícias atualizadas diretamente no seu telemóvel de forma ainda mais prática!