A pré-temporada deste ano de 2025 arrancou com o Shakedown de Sepang, tendo o traçado malaio acolhido três dias de muita atividade em pista. Agora, e poucos dias após esse Shakedown, o mesmo circuito será palco de três dias de testes oficiais IRTA, com pilotos e equipas de MotoGP a colocarem em pista todos os seus novos argumentos.
Ao contrário do que aconteceu no Shakedown, nestes três dias de testes oficiais todos os pilotos de cada equipa da categoria rainha podem participar, lado a lado com os pilotos de testes. Não existe qualquer limitação em termos de quem pode participar.
Sendo assim, teremos em ação uma lista bastante recheada de talento e candidatos ao título de MotoGP. Mais abaixo encontra a lista de todos os pilotos que vão participar no teste oficial de Sepang.
Leia também – MotoGP 2025: Mega galeria de fotos do Shakedown de Sepang
Na Aprilia o trabalho tem sido realizado a toda a velocidade e com mais empenho do que nunca. Basta ver a quantidade de motos que a marca de Noale levou para Lorenzo Savadori ‘fazer a rodagem’ no Shakedown: foram 10 Aprilia RS-GP, nas mais variadas fases de evolução e especificações.
A marca italiana deposita grandes esperanças no seu piloto estrela: Jorge Martin. O espanhol já não estará aos comandos da todo-poderosa Ducati com que conquistou o título em 2024, mas ‘Martinator’ deu boas indicações no teste de Barcelona realizado no final da temporada. Com o #1 na sua RS-GP25, Martin é o piloto a ter em conta no campo da Aprilia.
Mas em Noale não terão apenas o espanhol a contribuir para o desenvolvimento da moto neste teste oficial em Sepang. Marco Bezzecchi será o companheiro de equipa de Jorge Martin e traz consigo a experiência da Ducati. Com novas carenagens aerodinâmicas, veremos o que fazem os novos pilotos da Aprilia Racing.
E na equipa satélite Trackhouse Racing o “rookie” Ai Ogura conseguiu no Shakedown deixar excelentes indicadores. Aliás, o japonês realizou uma simulação de corrida com 17 voltas. E nessa simulação foi mesmo mais rápido do que Maverick Viñales tinha sido no teste de Sepang há um ano!
Neste teste de Sepang teremos de prestar bastante atenção ao que vão fazer os dois pilotos de fábrica da Ducati. Francesco Bagnaia e Marc Márquez formam uma dupla de respeito, e estarão aos comandos da nova Desmosedici GP25, uma moto que, mesmo sendo considerada a melhor do MotoGP, continua a evoluir.
Michele Pirro, o piloto de testes da Ducati Corse, rodou com as motos no Shakedown, e embora admita que a missão de encontrar melhorias na moto de Borgo Panigale seja muito complicada devido ao nível elevado da performance que já atingiu, a Ducati tem algumas surpresas para esta temporada 2025.
Entre as surpresas podemos realçar um novo motor V4, que será uma versão evoluída do motor testado em Barcelona no final do ano passado, um novo quadro, novo braço oscilante, um novo sistema mais evoluído do sistema de redução da altura da moto e, claro, um novo pacote aerodinâmico que não foi ainda visto.
Na KTM, as RC16 começaram por ser trabalhadas por Dani Pedrosa e Pol Espargaró no Shakedown. As novidades mais notórias foram as diferentes opções de asas dianteiras e traseiras, bem como uma nova entrada de ar central. A moto austríaca vai ser pilotada na equipa de fábrica pelo experiente Brad Binder com o jovem Pedro Acosta a ser agora piloto da Red Bull KTM Factory.
Na equipa satélite Red Bull KTM Tech3 teremos uma nova dupla de pilotos composta por Maverick Viñales e Enea Bastianini, sendo que o italiano que chega da Ducati e faz a sua estreia na KTM já identificou aquele que será o principal problema a resolver na moto austríaca: o desgaste pronunciado do pneu traseiro. Retiramos das palavras de Bastianini que esse será o grande foco da KTM para a temporada 2025 de MotoGP.
Para colmatar esse problema já identificado pelo novo recruta, Aki Ajo, diretor desportivo da Red Bull KTM Factory, confirma que no teste oficial de Sepang haverá inúmeras novidades do ponto de vista do motor e ciclística, mas vão trabalhar bastante ao nível da eletrónica para criar novas estratégias que ajudem a evitar o desgaste exagerado do pneu traseiro nas KTM RC16.
Depois temos as marcas japonesas.
A Honda, sem grandes surpresas, apresenta uma RC213V profundamente renovada para esta temporada. O maior fabricante de motos no Mundo quer regressar aos dias de glória. A moto japonesa está a ser alvo de modificações a todos os níveis, inclusivamente rodando em pista durante o Shakedown com uma secção traseira totalmente nova, adotando uma forma bastante peculiar, e sem asas.
A RC213V apresentou durante o Shakedown uma carenagem lateral redesenhada para otimizar o efeito-solo.
Não vão poder contar com Aleix Espargaró, com o espanhol, o novo piloto de testes da Honda, a regressar antecipadamente a casa. Aleix referiu que depois de inúmeros testes privados que realizou com a RC213V ao longo das últimas semanas, culminando no Shakedown da semana passada, precisa agora de descansar e deixa o trabalho para os pilotos oficiais Joan Mir e Luca Marini.
Em pista permanece o segundo piloto de testes da Honda, Takaaki Nakagami, sendo que na equipa satélite LCR o estreante Somkiat Chantra está ainda a habituar-se à potência e tecnologias de MotoGP, e por isso o seu foco será muito específico, enquanto Johann Zarco, pela sua experiência, será um piloto em quem a Honda deposita muitas esperanças no que ao desenvolvimento da moto diz respeito.
Por último temos a Yamaha.
Ao contrário da Honda, a marca de Iwata aparenta estar numa situação melhor e a aproximar-se mais rapidamente do nível que permitirá aos seus pilotos lutar pelas melhores posições ao longo da temporada de MotoGP.
Fabio Quartararo foi mesmo o mais rápido no Shakedown de Sepang e o único a rodar no segundo 57. Alex Rins foi o mais rápido no 2º dia. E temos ainda a destacar o trabalho realizado pelos pilotos da Prima Pramac Yamaha, o português Miguel Oliveira e o australiano Jack Miller. Todos têm testado o novo pacote aerodinâmico, novo motor (que é o quatro cilindros em linha), novo chassis e eletrónica com novos parâmetros.
O trabalho de ‘conjunto’ realizado pelos quatro pilotos com a YZR-M1 certamente vai ajudar a Yamaha a encontrar novas soluções, mais eficazes.
Lista de pilotos no teste oficial de Sepang de MotoGP
Aprilia
– Jorge Martin (Aprilia Racing)
– Marco Bezzecchi (Aprilia Racing)
– Ai Ogura (Trackhouse Racing)
– Raul Fernandez (Trackhouse Racing)
– Lorenzo Savadori (piloto de testes)
Ducati
– Francesco Bagnaia (Ducati Lenovo Team)
– Marc Márquez (Ducati Lenovo Team)
– Fabio di Giannantonio (Pertamina Enduro VR46)
– Franco Morbidelli (Pertamina Enduro VR46)
– Alex Márquez (Gresini Racing)
– Fermín Aldeguer (Gresini Racing)
– Michele Pirro (piloto de testes)
Honda
– Joan Mir (Honda HRC)
– Luca Marini (Honda HRC)
– Johann Zarco (Castrol Honda LCR)
– Somkiat Chantra (Idemitsu Honda LCR)
– Takaaki Nakagami (piloto de testes)
KTM
– Brad Binder (Red Bull KTM Factory)
– Pedro Acosta (Red Bull KTM Factory)
– Maverick Viñales (Red Bull KTM Tech3)
– Enea Bastianini (Red Bull KTM Tech3)
– Pol Espargaró (piloto de testes)
– Dani Pedrosa (piloto de testes)
Yamaha
– Fabio Quartararo (Monster Energy Yamaha)
– Alex Rins (Monster Energy Yamaha)
– Miguel Oliveira (Prima Pramac Yamaha)
– Jack Miller (Prima Pramac Yamaha)
– Augusto Fernandez (piloto de testes)
– Andrea Dovizioso (piloto de testes)
Como acompanhar o teste oficial de Sepang
Infelizmente não haverá transmissão integral dos três dias de teste no circuito malaio. Porém, no portal oficial MotoGP.com existirá uma transmissão online dos derradeiros 30 minutos de cada dia, disponível para quem tem o Video Pass.
No final de cada dia haverá também uma análise do que aconteceu em pista durante o “After the Flag”.
Por outro lado, é possível inscrever-se numa versão “Free Trial” (para experimentar gratuitamente) do Video Pass. Esta versão gratuita estará disponível até 17 de fevereiro, e para além do Video Pass inclui também o Timing Pass, que permite acompanhar em tempo real os tempos ao longo de cada dia do teste.
Horários do teste oficial de MotoGP
Quarta-feira 5 de fevereiro – Das 02H00 às 10H00
Quinta-feira 6 de fevereiro – Das 02H00 às 10H00
Sexta-feira 7 de fevereiro – Das 02H00 às 10H00
Fique atento a www.motojornal.pt para estar sempre a par de todas as novidades do MotoGP. E siga-nos no Canal Oficial da Revista Motojornal no WhatsApp para receber todas as notícias atualizadas diretamente no seu telemóvel de forma ainda mais prática!