A função de piloto de teste de um fabricante que compete em MotoGP é, cada vez mais, fundamental para que o sucesso seja atingido e os títulos sejam adicionados ao palmarés do fabricante. E por isso tanto a Aprilia como a Yamaha definiram já os seus pilotos de teste para os próximos anos no que à categoria rainha diz respeito.
No caso da Aprilia, e sem grandes surpresas, a casa de Noale confirmou a extensão do contrato que liga o italiano Lorenzo Savadori ao projeto italiano. O antigo campeão mundial de Superstock 1000 renovou com a Aprilia Racing e vai então permanecer como um dos responsáveis por ajudar o departamento de competição a evoluir o protótipo RS-GP25.
Na verdade, Savadori é bastante mais valioso para a Aprilia Racing.
Isto porque o experiente piloto italiano tem acumulado várias funções dentro do projeto de MotoGP. Desde piloto de teste, passando por piloto a tempo inteiro, ou até como piloto substituto de lesionados (mais recentemente de Miguel Oliveira na Trackhouse Racing). O #32 tem sido um verdadeiro ‘pronto-socorro’.
Além disso, a Aprilia tem apostado fortemente no lançamento de motos especiais, as “track only” versões X da sua superdesportiva. Também nesses projetos a colaboração de Lorenzo Savadori tem sido imprescindível, e por isso também a renovação por dois anos será bastante importante.
Já no que diz respeito ao projeto desportivo de MotoGP da Yamaha, a novidade é a entrada do espanhol Augusto Fernandez para a equipa de testes e desenvolvimento da Yamaha YZR-M1.
Fernandez, que no seu currículo já conta com um título mundial na categoria Moto2, não teve uma passagem propriamente feliz pela categoria MotoGP, onde foi piloto da Tech3 nas duas temporadas em que esteve na categoria rainha.
Sem espaço para permanecer a tempo inteiro ao mais alto nível, Augusto Fernandez foi obrigado a encontrar uma nova missão para a sua carreira. É ainda um piloto jovem, já com experiência em MotoGP, e esse fator, aliado ao facto de estar livre de compromissos, levou a Yamaha Racing a rapidamente ‘entrar em cena’ e garantir os seus préstimos por um ano, 2025.
Augusto Fernandez vai ser o segundo piloto integrado na equipa de testes da casa de Iwata, ao lado de Cal Crutchlow, que nos últimos tempos foi obrigado a assistir de fora a todo o desenvolvimento da YZR-M1 para 2025, pois o britânico encontra-se a recuperar de lesão.
O espanhol, natural de Madrid, já esteve integrado na equipa japonesa no teste de Barcelona, embora aí não tenha pilotado a moto, ficando apenas na box a perceber como tudo funciona.
Vai participar a partir de agora em todas as sessões de testes, privados ou oficiais, começando com o Shakedown de MotoGP na Malásia em fevereiro do próximo ano. Ao longo da temporada vai ainda regressar à competição como “wildcard” em MotoGP.
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