A dorna e a FIM anunciaram hoje o primeiro esboço do calendário de 2021 do Mundial de Velocidade.
O calendário provisório tem 19 datas agendadas, e uma por anunciar, que pertence ao GP da República Checa. O evento checo está dependente do reasfaltamento do circuito.
O Autódromo Internacional do Alagarve é uma das três pistas de reserva, caso algum dos GPs agendados não se possa realizar. Nessa lista de reservas consta também o circuito indonésio de Mandalika e o circuito russo Igora Drive, situado a cerca de 80 quilómetros a norte de São Petersburgo.
Naturalmente, o calendário está sujeito a alterações, principalmente no que diz respeito à evolução da pandemia da Covid-19.
A par do calendário dos grandes prémios foram também divulgadas as datas dos testes de pré-temporada, que serão as seguintes:
MotoGP
Sepang, Malásia (shakedown), 14 a 16 de Fevereiro
Sepang, Malásia, 19 a 21 de Fevereiro
Losail, Qatar, 10 a 12 de Março
Moto3 e Moto2
Jerez, Espanha, 16 a 18 de Março
Carmelo Ezpeleta explica o calendário
«Tentamos regressar à normalidade», diz Carmelo Ezpeleta, o CEO da Dorna Sports. «Falámos com os promotores e fizemos um calendário normal, porque é importante bloquear as datas e saber exactamente quando é que teremos grandes prémios. (…) Obviamente há muitas coisas que ainda não sabemos, e é por isso que incluímos três reservas para usar quando for possível e também tendo em consideração as condições climatéricas de cada localização. A mensagem que quero passar é que tentaremos manter esses dias para os grandes prémios».
Em relação ao circuito Igora Drive, desconhecido da maioria dos fãs, este abriu as suas portas em 2019, e inclui 10 pistas, da velocidade ao drift, passando pelo motocross e karting.
«Franco Uncini foi ao Igora Drive para o conhecer, e é um complexo fantástico», diz Ezpeleta. «Estamos a estudar a possibilidade de o acrescentar ao calendário. Temos 20 grandes prémios no calendário e isso não é possível,, mas no caso de um dos outros não ser possível, tentaremos colocar o Igora Drive em segundo nas reservas, a seguir a Portimão.»