MotoGP – Faleceu Phil Read

O sete vezes campeão do mundo faleceu aos 83 anos. Phil Read foi o primeiro a conquistar títulos em 125, 250 e 500 cc.

Phil Read, um dos grandes nomes do Mundial de Velocidade e uma Lenda de pleno direito de MotoGP, faleceu ontem (6 de outubro) aos 83 anos de idade. O antigo piloto britânico conquistou sete títulos mundiais, e foi inclusivamente o primeiro a sagrar-se campeão nas categorias 125, 250 e ainda nas 500 cc.

Também conhecido como “Prince of Speed” (Príncipe da Velocidade), Phil Read logrou uma carreira que se prolongou por 16 anos durante as décadas de 60 e 70 do século passado.

Nesse período, e para além de ter competido em quatro categorias diferentes do Mundial de Velocidade, Phil Read conquistou um total de 52 vitórias em Grandes Prémios, batalhando com nomes bem conhecidos como Giacomo Agostini, Mike Hailwood ou Barry Sheene, apenas para nomear alguns dos seus grandes rivais.

phil readO antigo piloto britânico e Lenda de MotoGP fez a sua estreia no mundial em 1961. Nessa temporada competiu nas categorias 125, 350 e 500 cc, tendo inclusivamente alcançado a vitória no Tourist Trophy da Ilha de Man aos comandos de uma Norton nas 350 cc.

Em 1964 assegurou o seu primeiro título nas 250 cc, o que foi também o primeiro título mundial para a Yamaha. Phil Read tornava-se então num nome bem conhecido de todos os fãs de corridas de motos, e o seu talento permitiu-lhe voltar a sagrar-se campeão com a Yamaha no ano seguinte, e novamente na categoria reservada às “quarto de litro”.

Esperou depois até 1968 para voltar a festejar um campeonato. Na realidade dois, pois nesse ano para além de se sagrar campeão de 125 cc, foi novamente campeão nas 250 cc. Depois seguiu-se um período onde Phil Read esteve um pouco afastado da competição a tempo inteiro.

Em 1971 voltou a tempo inteiro à categoria 250 cc, e logo para recuperar o título. Depois competiu aos comandos de uma MV Agusta, inicialmente nas 350 cc, sendo que em 1973 e 74 subiu às 500 cc, também com a marca de Varese, tendo conseguido mesmo conquistar dois títulos na categoria rainha.

Retirou-se da competição de forma oficial em 1976.

Phil ReadPhil Read entrou no “Hall of Fame” do Mundial de Velocidade por mérito próprio, revelando um carisma diferenciado quer na pista quer também fora dela. Aos 83 anos o “Prince of Speed” deixou-nos, mas para sempre ficaremos com os seus sete títulos e momentos inesquecíveis aos comandos de motos de competição numa época onde vimos competir grandes nomes das corridas de motos.