MotoGP – Marco Bezzecchi continua na Mooney VR46 em 2024

Marco Bezzecchi prolonga o contrato com a Mooney VR46 e fica na equipa de Valentino Rossi em MotoGP por mais uma temporada.

marco bezzecchi

À chegada ao Grande Prémio da Catalunha – clique aqui para ver os horários completos –, décima primeira ronda da temporada 2023 de MotoGP e que se disputa este fim de semana de 1 a 3 de setembro, o paddock da categoria rainha está a “fervilhar” com notícias e rumores de pilotos a trocarem de equipa em 2024. Mas um dos pilotos que não estará mais na lista de transferências é Marco Bezzecchi.

O talentoso jovem italiano prolongou o seu contrato com a Mooney VR46, e assim teremos Marco Bezzecchi a competir com as cores da equipa de Valentino Rossi na temporada 2024. Será então a quinta temporada consecutiva em que estará na equipa, tendo em conta a sua estreia na Mooney VR46 em 2020, então na categoria Moto2.

Agora na segunda temporada em MotoGP, Bezzecchi, depois de ter conquistado o título de “Rookie do Ano”, está a mostrar uma enorme evolução aos comandos da Ducati Desmosedici GP satélite. Os seus resultados em 2023 incluem duas vitórias e três pódios (quatro pódios nas corridas Sprint) permitem-lhe ocupar a terceira posição no campeonato, discutindo o título com Francesco Bagnaia (Ducati Lenovo Team) e Jorge Martin (Prima Pramac Ducati).

Tido como um dos melhores pilotos da atualidade entre o plantel de MotoGP, Marco Bezzecchi continuará assim a estar num ambiente mais “familiar”, apoiado pelo mentor Rossi, mas também pelo diretor de equipa Alessio Salucci e ainda diretor desportivo Pablo Nieto, figuras com as quais mantém uma forte ligação em pista e fora dela.

O piloto italiano, com a saída de Johann Zarco da Pramac rumo à LCR Honda, tinha hipótese de trocar de equipa e ocupar o lugar do francês aos comandos de uma moto em tudo semelhante às Desmosedici GP usadas pelos pilotos da equipa de fábrica da marca de Borgo Panigale.

No entanto, Bezzecchi preferiu permanecer com a Mooney VR46, pelo que esse lugar na Pramac continua livre. Tudo indica, e até acreditando nas palavras de responsáveis da Ducati Corse, que essa posição será ocupada por Franco Morbidelli, o italiano, também piloto formado na VR46 Academy, e que continua sem revelar qual o seu futuro, pese embora refira que está tudo controlado e tranquilo.

Em reação a esta confirmação horas antes do arranque do Grande Prémio da Catalunha, Marco Bezzecchi refere que “Estou realmente feliz por poder confirmar que em 2024 estarei em pista com a equipa Mooney VR46. Esta equipa foi crucial na minha carreira e agora no meu futuro. Cheguei aqui em 2020 nas Moto2, depois em 2022 cheguei ao MotoGP, e esta tem sido uma temporada incrível até ao momento. Continuar a crescer neste grupo, com apoio da Ducati, é a escolha mais natural para mim”.

Destas palavras do piloto italiano podemos entender que terá sido fundamental para a sua escolha o facto da Ducati Corse continuar a apoiar a Mooney VR46, talvez até garantindo um apoio mais aprofundado à estrutura de Valentino Rossi.

Uma estratégia desportiva que tem dado resultados muito positivos, pois não apenas vemos as motos da equipa de fábrica Ducati Lenovo Team a vencer, principalmente por intermédio de Bagnaia, como depois encontramos outras Desmosedici GP, em diversas especificações e estados de evolução, a obterem e lutarem por vitórias e pódios em cada Grande Prémio.

Fique atento a www.motojornal.pt para estar sempre a par de todas as novidades de MotoGP, com especial destaque para as performances e resultados do piloto português Miguel Oliveira. A não perder!