MotoGP – Miguel Oliveira celebra 28 anos

O único piloto português a competir e vencer em MotoGP celebra hoje o seu 28º aniversário. Miguel Oliveira está hoje de parabéns!

motogp

Passaram apenas quatro dias desde que celebrámos a entrada em 2023, um ano que será bastante diferente a vários níveis em MotoGP, mas, principalmente para Miguel Oliveira, que depois de muitas temporadas de ligação à KTM acaba por iniciar oficialmente a sua ligação à Aprilia por dois anos e com a equipa satélite CryptoData RNF de Razlan Razali.

E agora que começa finalmente a poder partilhar imagens e falar da sua ligação à Aprilia, Miguel Oliveira está também de parabéns!

Tudo porque, hoje, 4 de janeiro de 2023, Miguel Ângelo Falcão de Oliveira, celebra o seu 28 aniversário. O piloto nascido em 1995 tem vindo a conquistar a admiração de fãs de MotoGP em todo o mundo, cimentou o seu nome dentro do paddock do Mundial de Velocidade, e é visto como uma das grandes apostas para a temporada que se avizinha da categoria rainha.

motogpNatural de Almada, Miguel Oliveira tem no seu currículo inúmeros registos importantes.

Em 2010 terminou a temporada do FIM CEV como vice-campeão, perdendo o título para o espanhol Maverick Viñales. Curiosamente os dois reencontram-se agora como pilotos sob contrato da Aprilia Racing, embora Viñales esteja inserido na equipa de fábrica. Em 2012 competiu a tempo inteiro pela Estrella Galicia 0,0, conseguindo dois pódios.

A seguir, iniciou um desafio enorme que foi liderar o projeto dos indianos da Mahindra em Moto3. Sempre rápido e com uma capacidade acima da média para ajudar a desenvolver a moto, Miguel Oliveira levou a Mahindra a dois pódios em duas temporadas, antes de se mudar para a KTM, também em Moto3.

motogpEm 2015, então inserido na Red Bull KTM Ajo, Miguel Oliveira, o Falcão de Almada, assegurou 9 pódios e 6 vitórias, tendo discutido o título até ao último momento, que viria a perder para Danny Kent, mas que garantiu ao português mais um vice-campeonato.

Na temporada seguinte chegou a mudança de categoria. Em Moto3 começou com a equipa Leopard Racing e precisamente como companheiro de equipa de Kent. As coisas não correram bem, e um ano depois Miguel Oliveira estava de regresso à Red Bull KTM Ajo onde voltou ao seu melhor nível e batalhou por vitórias e pódios em Moto2.

Foi vice-campeão em 2018, tendo alcançado 3 vitórias em cada uma das temporadas nessa categoria, e 21 pódios.

A chegada à categoria rainha MotoGP aconteceu em 2019 pelas mãos da equipa Tech3, então equipa satélite da KTM. Nesse primeiro ano de MotoGP, Miguel Oliveira não fez qualquer pódio, mas deu suficientemente nas vistas para obrigar a KTM Racing a renovar contrato. Na segunda temporada em 2020, Miguel Oliveira alcançou duas vitórias, ainda enquanto piloto da Tech3.

Em 2021 mudou-se de “capacete e bagagem” para a equipa Red Bull KTM Factory, reencontrando Brad Binder, o sul-africano que dividiu box com o português em Moto2. A ligação à equipa de fábrica da KTM saldou-se por muitos desafios para conseguir colocar a RC16 no nível competitivo exigido em MotoGP, mas também por três vitórias e mais pódios.

Miguel Oliveira é, atualmente, um dos pilotos no ativo com mais vitórias em MotoGP, e muitos apontam-no como um dos grandes candidatos a grandes performances nos 21 Grandes Prémios previstos para a temporada 2023.

Refira-se que, para além da sua carreira profissional enquanto piloto, Miguel Oliveira concluiu o curso de dentista, é casado com Andreia Oliveira, tendo o casal celebrado recentemente o nascimento da primeira filha, Alice.

Aos 28 anos de idade, e mais preparado do que nunca para competir ao mais alto nível, Miguel Oliveira está hoje de parabéns.

Fique atento a www.motojornal.pt para ficar sempre a par de todas as novidades relacionadas com MotoGP e com especial destaque para o que se passa com Miguel Oliveira. A não perder!