MotoGP – Miguel Oliveira com a “ferramenta para fazer bons resultados” em 2024

Miguel Oliveira vai ter a “ferramenta” para bons resultados em 2024, diz Jorge Viegas, presidente da Federação Internacional de Motociclismo.

miguel oliveira

Enquanto o responsável da CryptoData, Ovidiu Toma, nega dificuldades financeiras no que diz respeito aos compromissos assumidos enquanto patrocinador principal da equipa RNF Aprilia dirigida por Razlan Razali, sabemos de forma oficial que a equipa fundada e dirigida pelo responsável malaio vai sofrer muitas alterações para 2024. Para Miguel Oliveira, e a acreditar nas palavras de Jorge Viegas, presidente da Federação Internacional de Motociclismo (FIM), isso são boas notícias!

Tudo porque, de acordo com o presidente português da FIM, sempre bem informado sobre tudo o que se passa no paddock de MotoGP, mas, em particular, das novidades sobre o futuro de Miguel Oliveira, o piloto português vai estar aos comandos da “ferramenta para fazer bons resultados” na próxima temporada.

Em declarações proferidas à Sport TV durante o primeiro dia do Grande Prémio da Comunidade Valenciana, Jorge Viegas afirmou que “Sei que o Miguel no próximo ano vai ter a ferramenta para fazer bons resultados. A notícia (da RNF anunciar novo patrocinador) confirma-se, vai ser anunciado só amanhã. Vai haver um novo patrocinador e um novo proprietário também. E tudo para, como disse, o Miguel ter as ferramentas para poder andar bem. O Miguel já sabe, que eu já lhe disse. Ele já sabe destas alterações todas e está muito contente”, disse o responsável máximo da FIM.

miguel oliveiraOra, para bom entendedor, meia palavra basta, como se costuma dizer.

Não é preciso puxar muito pela imaginação, até porque Jorge Viegas falou de forma decidida quando foi novamente questionado sobre o que seria a ferramenta a que se referiu, para se perceber que na verdade a ferramenta a que o presidente da FIM se refere será a Aprilia RS-GP.

Neste caso, e depois de ao longo da atual temporada muito se ter falado nos problemas sentidos pelos pilotos da CryptoData RNF Aprilia por usarem a versão antiga do protótipo de Noale, a RS-GP22 contra a RS-GP23 usada pelos pilotos da equipa de fábrica Aprilia Racing, a ferramenta que permitirá a Miguel Oliveira obter bons resultados em MotoGP será uma moto igual às usadas por Aleix Espargaró e Maverick Viñales.

Ou seja, o piloto português estará em pé de igualdade com os pilotos de fábrica e irá, tudo indica, pilotar a nova Aprilia RS-GP24.

Colocar mais motos de fábrica em pista pode servir não apenas os interesses de Miguel Oliveira e Raul Fernandez, como também ajudar a Aprilia Racing a obter maior quantidade de dados sobre a performance da RS-GP24 em cada Grande Prémio. E isso, claro, ajudará a marca italiana a evoluir mais rapidamente.

Aleix Espargaró e Maverick Viñales afirmaram recentemente que seria preciso que os dois pilotos da equipa satélite estivessem aos comandos das motos com especificação mais atual para se obter um feedback útil para o projeto. E pelos vistos isso vai mesmo acontecer em 2024.

Para que tudo isto aconteça, será precisa uma pequena revolução na equipa satélite RNF.

Sabemos já que este sábado, no segundo dia do Grande Prémio da Comunidade Valenciana, a equipa liderada por Razlan Razali vai anunciar um novo patrocinador no lugar da CryptoData. Essa situação já foi confirmada pela equipa e também por Jorge Viegas, conforme já referimos anteriormente neste artigo.

Porém, a mudança de patrocinador não será a única, nem talvez a mais relevante para o futuro da equipa onde milita Miguel Oliveira.

Tudo porque para além do novo patrocinador, que trará consigo um reforço financeiro importante, a equipa RNF vai mudar de proprietário, e rumores que estão a ser divulgados por alguns meios de comunicação italianos apontam para que o novo proprietário seja americano.

Razlan Razali, apesar de não entrar ainda em grandes detalhes sobre esta mudança, partilhou já durante a noite de hoje nas suas redes sociais no Instagram e Facebook uma publicação onde confirma que teremos novidades e escreve já em jeito de despedida antecipada:

“Foi uma viagem incrível. Uma oportunidade única de gerir e ter uma equipa de MotoGP no Campeonato do Mundo. Sabemos o que é vencer e especialmente nas derrotas. Trabalhei com os membros de equipa mais incríveis de todo o mundo. Descobrimos um campeão mundial no Fabio (Quartararo), fomos quase campeões mundiais com o Frankie (Morbidelli), tivemos o GOAT Vale (Rossi), a lenda do MotoGP Dovi, arriscámos no Darryn e finalmente o dentista mais rápido do mundo, com o Miguel, e um campeão em espera o Raul. A equipa foi a minha família alargada, a minha segunda casa e devemos estar orgulhosos do que alcançámos e nos tornámos. O que vem a seguir? Será outro começo, ainda que diferente, e vou assistir com o maior incentivo e entusiasmo. Vamos equipa”, escreveu Razlan Razali.

Falta pouco para ficarmos a conhecer mais detalhes sobre o futuro da equipa de Miguel Oliveira em MotoGP.

Fique atento a www.motojornal.pt para estar sempre a par de todas as novidades de MotoGP. A não perder!