O GP da Grã-Bretanha arrancou esta quinta-feira com um momento de outro mundo. A estrela da habitual conferência pré-GP foi um ‘piloto’ que não pertence ao paddock: Andrew Jay Feustel.
‘Drew’ praticou motocross na infância e adolescência, mas agora, aos 52 anos de idade, o seu veículo não tem rodas e nem sequer está neste planeta. Drew Feustel é astronauta da NASA desde 2000 e está na Estação Espacial Internacional desde Março. E porque apareceu na conferência de MotoGP? Drew é um fã incondicional dos grandes prémios e assiste a todas as corridas na EEI. Para além disso, em cada fim-de-semana de GP coloca no Twitter uma foto do respectivo circuito que ele próprio tira do espaço.
Drew Feustel respondeu a perguntas dos pilotos presentes na conferência, que ele conhece não só das transmissões televisivas, mas também pessoalmente. O astronauta americano esteve no ano passado no GP da República Checa a convite da LCR Honda. A família da mulher de Drew é de Brno, e foi a ocasião de ouro para visitar o paddock e conhecer os pilotos.
Este é seguramente o fã mais distante do campeonato e também o mais rápido: a cerca de 27 600 km/h, Drew dá cerca de 15 voltas à terra por dia!