Por força de restrições impostas pelas autoridades do Qatar quanto à entrada no seu território de passageiros oriundos de Itália – e outros países – a categoria MotoGP não vai ter o seu arranque de época 2020 no circuito de Losail nos arredores da cidade de Doha.
A decisão foi tomada esta tarde pela Federação Internacional de Motociclismo, IRTA (International Racing Teams Association) e Dorna, o promotor do campeonato do mundo. As autoridades do Qatar anunciaram que a partir de hoje todos os passageiros que viajem em vôos directos desde Itália ou que tenham estado no país nas duas últimas semanas terão que cumprir um período de quarentena de 14 dias e sendo Itália um país com um papel vital no campeonato e na classe MotoGP – tanto no que a pilotos diz respeito como a equipas técnicas – o cancelamento foi inevitável.
Este cancelamento é válido apenas para a classe MotoGP sendo que as classes Moto2 e Moto3, juntamente com o pelotão da Asia Talent Cup, estarão em pista e realizarão a primeira ronda da época, realizando-se a prova pelo facto de que pilotos e equipas já estão no Qatar devido aos testes aí realizados esta semana.