Com o mercado de pilotos de MotoGP em constante evolução, particularmente nestes dias que antecedem a pausa de verão, há diversos pilotos do Mundial de Velocidade que estão a movimentar-se de forma a conseguirem os melhores contratos e as melhores motos ainda disponíveis. Porém, o paddock da categoria rainha poderá dar as boas-vindas a um ‘estranho’: Toprak Razgatlioglu.
O piloto turco que compete no Mundial Superbike, onde já foi campeão, tem vindo a mostrar-se entusiasmado com a possibilidade de se mudar para o MotoGP. Ainda recentemente o seu empresário, o antigo piloto Kenan Sofuoglu, falou abertamente sobre o tema, conforme a Revista Motojornal aqui contou em maior pormenor.
Porém, a ROKiT BMW Motorrad WorldSBK, a atual equipa de Toprak Razgatlioglu, já fez saber que não está interessada em deixar fugir aquele que é, sem dúvida, o seu melhor piloto no Mundial Superbike, até porque o piloto turco está a liderar o campeonato aos comandos da BMW M 1000 RR, algo que há vários anos não acontecia para a marca alemã.
Com contrato válido até final de 2025 com a BMW Motorrad e consciente do incómodo que toda a situação está a gerar no sei da equipa alemã, Toprak Razgatlioglu continua, no entanto, a expressar publicamente a sua vontade.
E essa vontade é de se mudar do Mundial Superbike para o MotoGP… e já em 2025!
Em declarações concedidas ao portal Motorsport.com, Toprak Razgatlioglu diz que “ Tomo sempre as minhas decisões com o Kenan”, começando assim por defender o seu empresário de alguns ‘ataques’ de que foi alvo, tendo algumas pessoas considerado que o antigo piloto se excedeu no que disse publicamente sobre o contrato do piloto turco.
“Como muitas pessoas sabem, comecei a pensar sobre o MotoGP. Com tempo, veremos se será possível tão cedo como este ano (2025) ou em 2026. Estou a encontrar-me e a falar com algumas equipas. Queremos ir no próximo ano, ou então iremos tentar novamente em 2026. Dentro de uma semana a situação será mais clara. Estou ciente que a BMW Motorrad não está contente, e eu consigo entender isso. Mas, para a minha carreira, é melhor que eu vá para o MotoGP o mais rápido possível”.
Tendo em conta estas palavras de Toprak, possível imaginar que durante o Grande Prémio da Alemanha já no próximo fim de semana teremos mais negociações e, possivelmente, de acordo com o prazo definido pelo piloto turco, o mais tardar na próxima semana ficaremos a saber qual será o futuro do atual líder do campeonato Mundial Superbike.
Porém, as vagas em MotoGP começam a ficar escassas. Por exemplo, a Prima Pramac, que a partir da próxima temporada estará com motos Yamaha, descartou ontem, terça-feira, a hipótese de contratar Toprak.
Se, eventualmente, Toprak Razgatlioglu não conseguir entrar no MotoGP já em 2025, e tendo em conta que os contratos da grande maioria dos pilotos da categoria rainha são válidos para além de 2025, caso o piloto turco tente entrar em 2026, existe desde já uma possibilidade que ganhará especial preponderância: a Repsol Honda tem contrato com Luca Marini válido até final de 2025… o que poderia abrir espaço para Toprak Razgatlioglu finalmente conseguir entrar em MotoGP, e logo numa equipa de fábrica.
Veremos agora o que vai acontecer nestas negociações entre o piloto turco e as diversas equipas.
Fique atento a www.motojornal.pt para estar sempre a par de todas as novidades do MotoGP. A não perder!