A próxima prova do Mundial de Superbike realiza-se de 14 a 16 de Setembro, em Portimão. Antes disso os pilotos regressam à acção com dois dias de testes no Autódromo Internacional do Algarve, hoje e amanhã. As equipas interrompem assim umas longas férias de Verão. Hoje e amanhã (23 e 24) no AIA os pilotos sacodem as teias de aranha e preparam-se para a fase final do calendário.
Os olhos estarão postos no líder Jonathan Rea, que foi de férias com 92 pontos de vantagem sobre Chaz Davies. Rea é o único representante da equipa oficial Kawasaki presente em Portimão. Tom Sykes não pode estar presente, uma vez que se lesinou nas férias quando treinava. O britânico sofreu ruptura do ligamento do astrágalo e delaminação óssea na inserção do ligamento no osso do perónio. A lesão aconteceu a 15 de Agosto, e Sykes conta estar recuperado para a ronda de Portimão em meados de Setembro. As últimas corridas do ano serão também as últimas com a Kawasaki oficial, uma vez que está confirmada a saída de Sykes da equipa no final da temporada.
Oito corridas para terminar
Apesar de quase 100 pontos de atraso, Chaz Davies ainda não perdeu a esperança de poder alcançar Rea nas oito mangas que faltam ainda disputar. Ao piloto da Ducati tem faltado alguma consistência ao longo da temporada.
Michael van der Mark teve umas ‘férias’ em pleno, com mais uma vitória nas 8 Horas de Suzuka em Julho. Matematicamente o holandês e o seu companheiro de equipa, Alex Lowes, ainda estão na luta pelo título. Van der Mark está em terceiro no campeonato e vai tentar manter-se na frente de Sykes; Lowes, também vencedor em Suzuka, está empatado com Marco Melandri na tabela de pontos e a 25 de Sykes. O piloto britânico tem assim possibilidade de subir dois lugares no campeonato nas últimas corridas.