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Mundial SBK – O Guia Completo da temporada 2025

O Mundial SBK conta com inúmeras novidades nesta temporada 2025. Fique a par de todos os ‘segredos’ neste Guia Completo.

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O Mundial Superbike (SBK) começa a sua temporada 2025 na Austrália. Será no fim de semana de 21 a 23 de fevereiro que se inicia mais um ano onde inúmeros pilotos vão lutar pelo título principal na categoria Superbike, que atualmente pertence ao turco Toprak Razgatlioglu (ROKiT BMW Motorrad WorldSBK) e à M 1000 RR que agora ostenta o ambicionado #1 do  Mundial SBK.

Mas este campeonato é mais do que a categoria SBK. Não nos podemos esquecer que teremos em pista os pilotos que integram as Supersport, e, ainda, os pilotos que competem nas Supersport 300 e o Mundial Feminino.

Refira-se como nota de destaque especial para os fãs portugueses, que esta temporada teremos em ação a tempo inteiro na categoria Supersport 300 o nosso compatriota Tomás Alonso (Pons Motosport Italika Racing), que depois de títulos nesta mesma categoria em Portugal, e mais recentemente em Espanha, ataca agora no Mundial SSP300.

As cores nacionais também estarão em destaque, mas no Mundial Feminino. Isto porque a piloto Madalena Simões (FB Racing Team) vai regressar à competição, neste caso no campeonato dedicado exclusivamente às senhoras, onde todas competem com as Yamaha R7. No caso de Tomás Alonso, a sua temporada no Mundial começa apenas na segunda ronda do calendário 2025, precisamente em Portugal, na ronda de Portimão, enquanto a Madalena Simões terá de aguardar até à terceira ronda da temporada, nos Países Baixos, para fazer a sua estreia.

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Os pilotos do Mundial SBK

Nas diversas rondas do campeonato teremos 23 pilotos a competir a tempo inteiro. O destaque vai para o campeão Toprak Razgatlioglu, mas a verdade é que o piloto da BMW Motorrad M 1000 RR #1 não vai ter vida fácil.

Não só a marca alemã não pode contar com os benefícios das Super Concessões que usaram em 2024, e que lhes permitiu utilizar um quadro especial na M 1000 RR, entre outras coisas, como os pilotos rivais querem roubar o título a Toprak Razgatlioglu.

Nessa lista de candidatos ao título destacam-se os pilotos da Aruba.it Ducati, com maior destaque para Nicolò Bulega que terminou a pré-temporada em grande forma. Mas temos de contar ainda com os pilotos da nova equipa Bimota by KRT, Alex Lowes e Axel Bassani, que tão boa conta de si têm dado aos comandos da nova Bimota KB998, ou pilotos como Andrea Iannone, Danilo Petrucci, Michael van der Mark, Andrea Locatelli entre outros.

Refira-se que o seis vezes campeão Jonathan Rea (Para Maxus Yamaha) está fora de ação neste arranque de temporada do Mundial SBK. Lesionou-se (inúmeras fraturas no pé) logo no primeiro dia do teste de Phillip Island, e a Yamaha ainda não sabe quando e em que condições é que Rea vai regressar à competição. Com um tempo de recuperação ainda por determinar, a vida do veterano norte-irlandês está muito complicada.

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Lista de equipas e pilotos do Mundial SBK 2025

ROKiT BMW Motorrad World SBK – Toprak Razgatlioglu / Michael van der Mark
Aruba.it Ducati – Nicolò Bulega / Alvaro Bautista
Barni Spark Racing – Danilo Petrucci / Yari Montella
GoEleven Ducati – Andrea Iannone
MarcVDS Racing – Sam Lowes
Motocorsa Ducati – Ryan Vickers
Bonovo MGM Ducati – Scott Redding
Pata Maxus Yamaha – Jonathan Rea / Andrea Locatelli
GYTR GRT Yamaha – Remy Gardner / Dominique Aegerter
Motoxracing Yamaha – Tito Rabat / Bahattin Sofuoglu
Team HRC Honda – Xavi Vierge / Iker Lecuona
Petronas Mie Racing Honda – Tarran Mackenzie / Zaqhwan Zaidi
Bimota by KRT – Alex Lowes / Axel Bassani
Kawasaki World SBK Team – Garrett Gerloff

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As principais novidades no regulamento do Mundial SBK

Encontrar um regulamento técnico que consiga garantir um equilíbrio competitivo entre todas as equipas que participam no campeonato é fundamental para gerar interesse, primeiramente nas equipas e pilotos (e patrocinadores), mas principalmente nos fãs que assistem às corridas e gostam de ver as batalhas mais intensas em pista.

E foi a pensar nesse equilíbrio que a Dorna WSBK e a Federação Internacional de Motociclismo (FIM), decidiram introduzir algumas novidades no regulamento técnico. Convém ter em conta que estas modificações foram concebidas em parceria com os diversos fabricantes que participam no Mundial SBK.

– Todos os pilotos vão ter à disposição 10 pneus dianteiros e 11 pneus traseiros para usar ao longo do fim de semana, dentro das opções de compostos selecionados pelo fornecedor de pneus, que continua a ser a Pirelli;

– Introduz-se um controlo de fluxo de combustível. O valor inicialmente definido é de 47 kg / hora. As Superbike atuais, com potência entre os 240 a 245 cv, consomem entre 48 a 49 kg / hora. Impondo o limite acima referido, as equipas terão de reajustar toda a sua estratégia de combustível (baixando a performance), sendo que no depósito apenas podem entrar 21 litros de gasolina. Existe uma tolerância de 2 gramas por volta, mas mais que isso significa penalização;

– Se um fabricante que lidere a classificação de Pontos de Concessões num “checkpoint” tenha 12 pontos ou mais de vantagem para o segundo classificado, verá o limite de fluxo de combustível ser reduzido em 0,5 kg / hora. Os “checkpoints” são a cada duas rondas do calendário. Um fabricante com acesso às Concessões poderá usar as mesmas para adicionar 0,5 kg / hora ao seu limite de fluxo de combustível;

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– Não são impostos limites à rotação dos motores. Recordamos que até agora as motos de cada fabricante eram obrigadas a cumprir com um limite máximo de rotações, que, em teoria, era um limite calculado e variável ao longo da temporada, para manter a performance entre as motos equilibrada. Porém, era um fator de equilíbrio de performance pouco consensual para alguns intervenientes no campeonato. Por exemplo, acontecia que a Ducati Panigale V4 R do
Mundial SBK fazia menos rotações do que a sua variante homologada para estrada;

– Uma nova Super Concessão adiciona 6 dias de teste aos já existentes 6 dias de teste disponíveis para equipas com Super Concessões;

– O sistema de pontuação de Concessões mantém-se inalterado, mas agora apenas o piloto melhor classificado de cada fabricante vai contar para somar pontos de concessão. Até agora todos os pilotos de cada fabricante contavam para somar pontos de concessão;

– Um fabricante que esteja a mais de 30 pontos de concessão de diferença do fabricante com mais pontos, será avaliado através do mecanismo de cálculo de Performance, o que poderá resultar em novos benefícios de Concessão ou Super Concessão.

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Calendário 2025 do Mundial SBK

Ao todo teremos 12 rondas, sendo que dessas apenas uma será disputada longe do continente Europeu: a Austrália, em Phillip Island, que abre o campeonato. Entre os circuitos que serão visitados esta temporada, teremos a felicidade de poder assistir em Portugal ao vivo ao Mundial SBK por duas vezes.

Será na segunda ronda no Autódromo Internacional do Algarve, e na décima primeira ronda a disputar no Estoril.

Austrália, Phillip Island – 21 a 23 de fevereiro

Portugal, Autódromo Internacional do Algarve – 28 a 30 de março

Países Baixos, Assen TT – 11 a 13 de abril

Itália, Cremona – 2 a 4 de maio

Chéquia, Autódromo de Most – 16 a 18 de maio

Itália, Misano World Circuit Marco Simoncelli – 13 a 15 de junho

Reino Unido, Donington Park – 11 a 13 de julho

Hungria, Balaton Park – 25 a 27 de julho

França, Magny-Cours – 5 a 7 de setembro

Espanha, Motorland Aragón – 26 a 28 de setembro

Portugal, Estoril – 10 a 12 de outubro

Espanha, Jerez Ángel-Nieto – 17 a 19 de outubro

Galeria de fotos Mundial SBK 2025

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