InícioDesportoMXGP de Portugal é fundamental para dinamizar a economia de Águeda e...

MXGP de Portugal é fundamental para dinamizar a economia de Águeda e não só!

O MXGP está de regresso a Portugal. A passagem do Mundial de Motocross por Águeda é fundamental para a economia de toda a região.

-

O Crossódromo Internacional de Águeda volta esta temporada de 2025 a ser palco do que se antevê que venha a ser uma espetacular ronda do Mundial de Motocross. O MXGP está de regresso a Portugal no que será a sétima ronda do campeonato, a realizar nos dias 3 e 4 de maio.

Para além de todo o espetáculo que acontece na famosa pista da região Centro do País, e onde já se viveram grandes momentos de Motocross ao longo dos anos, o evento é particularmente importante pelo que acontece fora da pista.

De acordo com um estudo da Nielsen Sports, o MXGP de Portugal é garantia da entrada de muitos euros nos cofres dos mais diversos negócios e empresas da região de Águeda, mas também da zona Centro do País.

Em média, durante o fim de semana do MXGP de Portugal, nada menos do que 25 mil pessoas deslocam-se até ao Crossódromo Internacional de Águeda. De acordo o referido estudo dos especialistas Nielsen Sports, cerca de 40% dos espectadores da etapa portuguesa do MXGP ficam duas noites em Águeda ou na região, correspondente ao fim de semana do evento, com 25% desses fãs de Motocross a passarem pelo menos uma noite.

- PUBLICIDADE -

mxgp de portugal

Além dos espectadores, a caravana do MXGP, composta pelas equipas e respetivas estruturas, pela “entourage” dos pilotos, e pelo promotor internacional e a sua equipa logística, leva até Águeda cerca de 2 mil pessoas, incluindo 200 pilotos.

A caravana permanece uma semana na região, pois costuma chegar uma semana antes do Grande Prémio de Portugal e mantém-se até ao dia a seguir à prova.

Todos estes fatores são combinados para o que é um evento desportivo de alto prestígio para Portugal, mas que principalmente garante uma dinamização bastante acentuada da economia da região, o que, claro, acaba por ter impacto muito positivo nas contas de muitas empresas e negócios locais.

Em termos desportivos, o MXGP é, a seguir ao MotoGP, o campeonato de motociclismo de maior destaque a nível mundial. Trata-se por isso de um evento com uma exposição internacional ímpar para a região Centro de Portugal, algo que se comprova pela transmissão televisiva dos Grandes Prémios de Motocross em mais de 160 países.

mxgp de portugal

- PUBLICIDADE -

A prova tem desta forma grande impacto no turismo da região, sendo uma oportunidade para os turistas nacionais e internacionais ficarem a conhecer melhor Águeda, a Bairrada e o distrito de Aveiro.

O MXGP de Portugal é, por essa razão, muito mais do que apenas um evento desportivo. É um verdadeiro ‘convite’ que é endereçado aos milhares de fãs de MX que até ali se deslocam durante vários dias, e acabam por permanecer para descobrir tudo o que a região tem para oferecer. Nomeadamente o roteiro dos sabores da Bairrada, mas também o roteiro turístico que passa por visitar as principais atrações.

Em reação à divulgação deste estudo e da importância do MXGP de Portugal na economia local, Tiago Silva, presidente do clube organizador da prova, o ACTIB, refere que “O motocross é um desporto que já criou uma ligação profunda com Águeda e com a região da Bairrada. A prova de MXGP no Crossódromo Internacional de Águeda conquistou um lugar importante no calendário do campeonato e é uma das etapas tradicionais. A prova tem sido importante em termos sociais, económicos, desportivos e turísticos para Águeda e para a região. É fundamental para esta região receber uma prova com tanto peso no motociclismo mundial, que atrai milhares de pessoas e traz uma visibilidade inestimável a Águeda”.

Curiosamente, numa situação muito difícil de entender e pese embora estejam comprovados os benefícios financeiros associados à realização desta prova, a verdade é que por muito pouco Portugal conseguiu estar presente no calendário do Mundial.

Foi mesmo apenas graças a um derradeiro esforço por parte do Águeda Action Clube que foi possível manter a prova de Águeda no calendário.

Recordamos que os bilhetes para aquela que será a sétima ronda do calendário 2025 do Mundial de Motocross já se encontram à venda. Os fãs têm à disposição inúmeras opções, sendo que se clicar aqui poderá descobrir todos os detalhes e preços dos bilhetes para o MXGP de Portugal.

Fique atento a www.motojornal.pt para estar sempre a par de todas as novidades do desporto em duas rodas. E siga-nos no Canal Oficial da Revista Motojornal no WhatsApp para receber todas as notícias atualizadas diretamente no seu telemóvel de forma ainda mais prática!

- PUBLICIDADE -