MXGP Portugal 2024 – Uma edição vital para o futuro!

O MXGP Portugal de 2024 pode ser a última vez que teremos o mundial no nosso país. Mas o ACTIB não baixa os braços e vai à luta.

mxgp

A caravana do Mundial de Motocross ou MXGP, como também é conhecido este campeonato, regressará a Portugal nos dias 4 e 5 de maio com o Crossódromo Internacional de Águeda (CIA) a voltar a receber os melhores pilotos e equipas do mundo. Esta será mais uma oportunidade para os fãs portugueses assistirem ao vivo ao espetáculo do MX ao mais alto nível, e, quem sabe, até poderá ser a última vez num futuro próximo que teremos essa oportunidade.

O ACTIB, clube organizador e que está a trabalhar afincadamente para garantir que tudo está a postos para receber a caravana mundialista e os milhares de fãs que são esperados, revela que mesmo com o sucesso que este evento desportivo gerou em anos anteriores, a sua continuidade não está garantida neste momento.

Por essa razão, Tiago Silva, presidente do ACTIB, lança o desafio para que os fãs garantam uma moldura humana impressionante para transmitir a mensagem à Infront, responsável pelo campeonato, de que em Portugal “respira-se” MXGP, adquirindo desde já os bilhetes disponíveis a preços promocionais – clique aqui.

Por outro lado, o presidente do clube organizador pretende também que as autoridades como o IPDJ – Instituto Português do Desporto e Juventude, que cortou significativamente os apoios à organização do MXGP Portugal, mas também a Federação de Motociclismo de Portugal (FMP), analisem a situação que poderá levar a que esta edição de 2024 seja a última.

Na verdade, o contrato trienal com a Infront para a realização do MXGP Portugal termina agora, sendo necessário negociar e garantir as condições para manter o nosso país na elite do motocross.

De acordo com as palavras de Tiago Silva, “Esta edição tem um ‘peso’ extra, pois trata-se do último ano de um contrato trienal com o promotor internacional, a Infront. Neste momento, estamos a fazer tudo para ter um evento de sucesso a todos os níveis, que permita obter o ‘oxigénio’ necessário e nos leve a estar em condições para discutir um novo contrato com a Infront. Após uma edição de 2023 que acabou por ter prejuízo, fruto de um corte bastante significativo por parte do Estado que nos chega via IPDJ, este ano estamos obrigados a compensar esse momento menos bom e, apesar desse corte, libertar meios que garantam a permanência do evento em Portugal, mais concretamente na Região Centro e em Águeda. Isto tudo, numa conjuntura socioeconómica e política bastante instável, que nos inibe de encontrar soluções a vários níveis. Nesta altura, estamos longe de ter reunidas as condições para garantir essa permanência e apenas o alinhamento e um compromisso muito claro por parte de todas as partes envolvidas, o tornará possível. De facto, para além da vontade e capacidade organizativa do ACTIB, fatores esses que estão garantidos, é crucial que a FMP e o Estado, quer a nível central quer a nível local, por via das entidades ligadas ao desporto e ao turismo, estejam ao nosso lado. A avaliar a situação ao dia de hoje, esta poderá muito bem ser a última edição do Campeonato do Mundo de Motocross em Portugal e em Águeda. Apesar desta realidade, estamos completamente abstraídos e muito focados na edição deste ano e no seu sucesso, tendo plena confiança no trabalho de toda a equipa do ACTIB. Acreditamos que o CIA vai voltar a encher-se para um dos maiores eventos desportivos a nível nacional, pois este será o primeiro passo para construir as condições necessárias à renovação de contrato”.

Os bilhetes para venda, além do habitual portal https://portugalmxgp.bol.pt e Sites Afiliados, estarão também disponíveis nas lojas físicas da Fnac, Worten, El Corte Inglés, CTT – Correios de Portugal, Pousadas da Juventude e Quiosques Serveasy. Haverá ainda a venda através da Linha Telefónica MEO 1820 para Reservas e Informações.

O ACTIB está a preparar um fim de semana com muitas iniciativas para todos os fãs.

Em paralelo com a competição e a habitual visita ao paddock das equipas, haverão ainda área de stands expositores, praça de restauração, sessões de autógrafos e uma fun zone ao longo de todo o fim de semana do MXGP Portugal.

De momento aguardamos pela definição do programa completo da ronda portuguesa que será a quinta do calendário do mundial, sendo que teremos no Crossódromo Internacional de Águeda a presença adicional do Europeu de 125 e 250 cc.

Fique atento a www.motojornal.pt para estar sempre a par de todas as novidades do mundo do desporto em duas rodas. A não perder!