MXGP – Triumph estreia-se no pódio por Mikkel Haarup no GP da Argentina

A Triumph TF 250-X conseguiu o seu primeiro pódio na classe MX2 do mundial. Mikkel Haarup foi 3º no final do GP da Argentina.

A Triumph TF 250-X, a primeira proposta específica para motocross que a marca britânica vai durante a primavera disponibilizar aos motociclistas em todo o mundo, está a ter um início de vida bastante interessante e que já lhe está a dar resultados de destaque a nível mundial.

Para além da participação no campeonato norte-americano de SX, a Triumph Racing decidiu colocar a nova TF 250-X à prova naquele que é o principal campeonato de motocross, o MXGP, participando com uma equipa de fábrica na classe MX2.

E, mesmo sendo esta uma estreia absoluta em termos de motocross para a marca britânica, a verdade é que no Grande Prémio da Argentina de MXGP, disputado no passado fim de semana, a TF 250-X decidiu brilhar pelas mãos do piloto Mikkel Haarup, com a Triumph a estrear-se no pódio à geral deste GP da Argentina.

Com um desempenho de exceção na abertura da temporada de 2024, o dinamarquês foi quinto na primeira corrida e obteve um segundo lugar na corrida dois. Uma combinação de resultados que garantiu assim o primeiro pódio à geral da Triumph no Campeonato Mundial de MX2.

triumphConfiante numa exibição positiva antes da partida, Haarup saiu da primeira curva no grupo dos líderes.

Largando de sétimo, Haarup subiu a quinto em poucas voltas e ficou com o grupo da frente até ao final da corrida de abertura. Animado para melhorar o resultado, o piloto da Triumph começou a segunda manga da melhor maneira possível, fazendo um ‘holeshot’. A partir desse momento liderou o pelotão, tendo o piloto de 22 anos descido a segundo pouco antes de se completarem as cinco primeiras voltas e viu-se envolvido numa batalha feroz pela vitória na corrida.

Pressionando até ao final, Haarup cruzou a linha de chegada em segundo lugar, a pouco menos de dois segundos do vencedor, Kay de Wolf (Husqvarna), e foi recompensado com o terceiro lugar geral.

Depois de um dia incrível de ação na Argentina, a Monster Energy Triumph Racing vai agora regressar à Europa e preparar-se para a segunda ronda do Campeonato do Mundo de Motocross MX2, o MXGP de Espanha, nos dias 23 e 24 de março.

Em reação a este resultado e à estreia da Triumph no pódio do mundial, o jovem piloto Mikkel Haarup não escondeu a satisfação pelo resultado e referiu que “Tem sido um início de temporada realmente incrível! Um pódio é perfeito e uma ótima maneira de começar o ano para mim e para a Monster Energy Triumph Racing. A minha corrida de qualificação não foi tão boa, mas sabia que tinha velocidade para estar entre os três primeiros. Durante a pré-época fomos trabalhando e evoluindo e o que conseguimos hoje é o resultado de muito trabalho árduo de todos os envolvidos. Senti-me confortável na moto durante todo o fim de semana e isso foi muito importante numa pista complicada como esta. Mostrámos do que esta moto é capaz e, no geral, estou muito feliz com o meu desempenho”.

O responsável da equipa que tem como missão preparar a nova TF 250-X neste mundial, Vincent Bereni, Team Manager da Monster Energy Triumph Racing, também segue pela mesma ideia do piloto dinamarquês, referindo que foi “Um excelente começo para a equipa e também para a Triumph. Foi um longo caminho até aqui e, claramente, o trabalho árduo compensa. Todos na equipa, os pilotos, os mecânicos, todos trabalharam muito para chegar aqui e o que Mikkel alcançou hoje é incrível. Sabíamos que seríamos competitivos, mas até correr, nunca se sabe. Agora sim”.

Recordamos que a Revista Motojornal foi o único meio de comunicação português especializado a marcar presença na apresentação mundial da nova Triumph TF 250-X.

O nosso jornalista Rodrigo Castro rodou com a nova proposta de MX da marca britânica, e em breve vai contar tudo sobre a TF 250-X, como se comporta em pista e os seus segredos técnicos, numa futura edição da Revista Motojornal. A não perder!

Fique atento a www.motojornal.pt para estar sempre a par de todas as novidades do mundo do desporto em duas rodas.