Nacional Enduro – CFL: 35º Enduro da Figueira da Foz no Domingo

Na Figueira da Foz discute-se a quarta pontuação de um campeonato liderado por Luis Oliveira.

É já no próximo Domingo, dia 31 de Março, que se discute a terceira etapa do campeonato nacional de enduro. Depois de Vila Nova de Santo André e Peso da Régua, esta terceira paragem do campeonato leva os pilotos até ao icónico cenário da Figueira da Foz, cidade junto á foz do Mondego que pela 35ª vez recebe o enduro nacional.

O experiente Moto Clube da Figueira da Foz preparou para esta ronda do campeonato uma prova de acordo com os seus pergaminhos e onde a mítica especial no areal da cidade será mais uma vez nota de destaque. O percurso será de 3 voltas e meia a um ‘circuito’ com cerca de 45 quilómetros, incluindo as especiais, com 4 controles horários e uma Zona de Assistência, a ser cumprido pelos pilotos das categorias Elite e Open. Disputar-se-ão um total de 12 provas especiais das quais 4 serão Cross-Test (CT), 4 Enduro-Test (ET) e 4 X-Treme Test (XT). Os pilotos das categorias Senhoras, Verdes e Veteranos efectuarão 3 voltas a um percurso com cerca 43 quilómetros. Estes pilotos disputarão, por sua vez, um total de 9 provas especiais, das quais 3 serão Cross-Test (CT), 3 Enduro-Test (ET) e 3 X-Treme Test (XT). Os participantes das categorias Super Veteranos, Clássicas e Hobby , cumprirão 2 voltas a um percurso com cerca de 43 quilómetros, com 6 provas especiais, das quais 2 serão Cross-Test (CT), 2 Enduro-Test e 2 X-Treme Test (XT).

Especiais

• Cross Test (CT): 4 quilómetros – Praia da Figueira da Foz. Junto ao Paddock/ZA.

A CT desenrolar-se-á integralmente na praia da Figueira da Foz, com zonas rápidas, curvas largas e alguns saltos, sempre sobre areia.

• Enduro-Test (ET): 4,1 quilómetros – Junto à estrada Carritos-Fontela.
Esta especial será verdadeiramente de enduro, ‘muito técnica’, com alternância de pisos entre a terra, a pedra, e a erva, alguns desníveis e com zonas lentas e zonas mais rápidas.

• X-Treme Test (XT): 600 metros – Junto à ET, a 700 metros.
Com percursos alternativos para as diferentes categorias, é desenhada numa área inteiramente natural, e com obstáculos também 100% naturais.

O Parque Fechado e Zona de Assistência estarão localizados junto á Praia da Figueira da Foz e com a foz do Mondego por perto, e será desse mesmo local que ás 10 horas de Domingo será dada a ordem de partida para os primeiros concorrentes de um campeonato que teve dois vencedores distintos até ao momento, Rui Gonçalves e Luis Oliveira, sendo a classificação geral do mesmo liderada por Oliveira depois de te vencido ambos os dias cumpridos na Régua. A prova Figueirense será a quarta ronda pontuável do ano e marcará também o final da primeira metade deste campeonato nacional de enduro 2019.