Depois da apresentação das 790 Adventure há cerca de dois anos, a KTM dá mais um passo em frente e apresenta as 890 Adventure R.
A KTM 890 Adventure estará disponível em duas versões, a R e a R Rally, esta última limitada a apenas 700 unidades, 500 para a Europa e 200 para os Estados Unidos.
A 890 Adventure R usa o motor de dois cilindros paralelos de 899 cc já usado na 890 Duke, mas com características ligeiramente diferente. È anunciada uma potência máxima de 105 cv às 8000 rpm e 100 Nm de binário máximo às 6500 rpm.
O propulsor está montado num quadro tubular, claro, com forquilha invertida WP Xplor de Ø48 mm, com 240 mm de curso, totalmente ajustável. Atrás o amortecedor WP Xplor PDS encarrega-se do trabalho de amortecimento. As jantes de raios são de 21 polegadas à frente e 18 atrás, com pneus Metzeler Karoo 3 de origem, tubeless. A Adventure R vem equipada com amortecedor de direcção.
Chega ainda este ano
O painel de instrumentos é um ecrã TFT de 5″, e a electrónica está presente, como não poderia deixar de ser, e refinada em relação à 790 Adventure no que diz respeito aos algoritmos do Cornering ABS e controlo de tracção. O ABS tem um modo off road e pode ser desligado.
Em relação à 890 Adventure R, a versão Rally tem algum equipamento diferente. Suspensões WP Xplor Pro (com curso de 270 mm), escape Akapovic, assento plano (mais alto), modo Rally e Quickshifter+ (na R é opcional), jantes mais estreitas e anodizadas para utilização com câmara de ar, o que inviabiliza a montagem do sistema opcional de monitorização da pressão dos pneus.
As KTM 890 Adventure R e KTM 890 Adventure R Rally deverão começar a chegar aos concessionários a partir de Novembro. Tendo em conta a sua disponibilidade limitada, a Rally pode já ser encomendada online.