Novas Yamaha YZF-R125 e YZF-R3

A Revista Motojornal está em Valência para o primeiro contacto dinâmico com a nova YZF-R125 e à renovada YZF-R3

Yamaha YZF-R125 YZF-R3

Actualmente, a Yamaha é a única marca presente no mercado a oferecer modelos cem por cento desportivos em todos os segmentos, desde a oitavo-de-litro de entrada, passando pela R3, R6, terminando na R1 que tem como expoente máximo a R1M.

Com vista a tornar os modelos de entrada ainda mais competitivos, a marca japonesa apresenta agora a nova 125 cc e a renovada 300 cc.

A YZF-R125 é uma moto com profundas alterações, principalmente no que ao motor diz respeito. O bloco de um cilindro passa a contar com um sistema de actuação variável de válvulas, que permite maior eficiência da combustão, para uma entrega de potência mais suave. O quadro Deltabox foi profundamente revisto e promete maior rigidez e agilidade. O braço oscilante em alumínio foi projectado para melhorar a agilidade e a estabilidade. Embraiagem assistida e deslizante mais leve e precisa; nova carenagem mais agressiva, desportiva e semelhante à irmã maior R1, com dupla óptica em LED; depósito de combustível com novo design e capacidade para 11 litros; novo cockpit inspirado na moto de MotoGP, com painel de instrumentos totalmente digital; melhor ergonomia para uma melhor posição de condução; pneu mais largo traseiro (140) para maior aderência e estabilidade; conjunto de travagem melhorado e protecção do travão dianteiro de série.

A YZF-R125 já está disponível nos concessionários oficiais Yamaha com o preço de 5.225€ para as cores Tech Black e Competition White e 5.325€ na versão Yamaha Blue.

Podem consultar a lista de acessórios aqui

 Ver vídeo YZF-R125

Yamaha YZF-R3 

Depois da vitória no campeonato do mundo em 2017, o ano que passou não foi de feição para a Yamaha, que acabou por perder o título. Com os olhos postos no assalto à vitória, a Yamaha submeteu a sua R3 a uma série de melhorias, que em conjunto com as novas regras do mundial de SSP300 prometem lutar pela reconquista do ceptro.

Sem sofrer profundas alterações no motor, mantém a configuração de dois cilindros em linha, a 4T, com 321 cc, com quatro válvulas por cilindro; quadro tubular em aço de elevada resistência, muito leve e compacto; design refinado mais agressivo, inspirado na YZR-M1 de MotoGP; nova carenagem dianteira e para-brisas que permitem um aumento da velocidade em cerca de 8 km/h, colocando a velocidade de ponta bem perto dos 190 km/h; faróis em LED; depósito de combustível redesenhado e guiador mais baixo para maior ergonomia desportiva; nova forquilha dianteira invertida de 37 mm e amortecedor traseiro regulável na pré-carga; painel de instrumentos digital; distribuição de peso 50/50 e puro ADN desportivo.

A nova YZF-R3 chega ao mercado em meados de Fevereiro de 2019, pelo preço de 5.995€ nas cores Power Black e 6.095€ na cor Yamaha Blue.

Lista de acessórios aqui

Ver vídeo YZF-R3

Acompanhem-nos para ficarem a conhecer as primeiras impressões de condução.