Novo Recorde do Guinness de maior distância numa scooter 50 cc em 24H é de 1233,07 km!

Valerio Boni conduziu uma Vespa 50 de 1979 durante 24 horas. Percorreu 1233,07 km e tem agora um novo Recorde do Guinness.

recorde

Recordes que envolvem motos existem muitos, e nos mais diversos “feitios”. Mas o Recorde do Guinness relativo à maior distância percorrida numa scooter 50 cc em 24 horas estava “escrito” que seria registado por Valerio Boni, um jornalista especializado em motores e que aos 65 anos voltou a encontrar a motivação para se sentar numa Vespa 50 de 1979 e tentar garantir o recorde.

E dizemos que este recorde estava “escrito” que seria de Valerio Boni pois, em 1979, e aos comandos precisamente da mesma Vespa 50, um então jovem de 20 anos percorreu a distância de 940 km, uma distância impressionante tendo em conta que foi percorrida à velocidade máxima legal de 40 km/h que, na altura, era imposta aos ciclomotores.

Essa distância não foi, no entanto, certificada como sendo um Recorde do Guinness, pois na altura Valerio Boni, apesar de ter contado com um serviço oficial de cronometragem durante a sua tentativa, não se lembrou que a sua aventura poderia ser incluída no Livro dos Recordes do Guinness pedindo a certificação obrigatória.

Foi preciso esperar dezenas de anos até que, na altura da pandemia do COVID19, enquanto procurava por ideias para tentar novos recordes em moto, Valerio Boni descobriu que existe a categoria de “maior distância percorrida em 24 horas numa scooter 50 cc”. E esse recorde estava na posse do australiano Mark Brown, que percorreu 928 km, menos 12 km do que aqueles que Valerio percorreu em 1979 na sua Vespa 50.

A partir desse momento o jornalista italiano encontrou a sua nova motivação, e começou de imediato a planear a sua nova tentativa, tendo sido o “último empurrão” para avançar para a tentativa sido um encontro com Denys Maiorino, proprietário dos especialistas de restauro de scooters Epoca Motors.

recorde
Valerio Boni com a sua Vespa 50 na tentativa de recorde em 1979

Porém, desde o momento em que a Vespa 50 foi fabricada nas icónicas instalações da marca italiana em Pontedera até agora, tinham passado 45 anos! Estariam a moto, e, claro, o motociclista, prontos para mais uma tentativa de recorde?

A sua Vespa 50 ainda estava numa caixa depois do processo de restauro a que foi submetida em 2015, estando esta unidade específica registada nos arquivos históricos da Federação Internacional de Motociclismo. Apenas foi revista antes da viagem para Barcelona para garantir que tudo estaria a funcionar de acordo com a ocasião.

Depois, foi fundamental encontrar o local ideal para realizar a tentativa de Recorde do Guinness para a maior distância percorrida em 24 horas numa scooter 50 cc.

De acordo com Valerio Boni, nestes casos é sempre importante combinar o que é um local ideal com o lado económico. Na sua tentativa original em 1979, o local foi o circuito Pirelli em Vizzola Ticino. Em 2024, e como já referimos, e após uma cuidadosa análise, Boni e a sua equipa escolheram Barcelona como local para a tentativa de recorde. Mais precisamente o histórico e icónico circuito Terramar, a algumas dezenas de quilómetros da cidade catalã.

recordeO circuito Terramar é um anel longo com uma extensão de 2005 metros, com duas curvas com uma inclinação bastante pronunciada. Está entre os circuitos mais antigos do mundo, tendo sido construído em 1923, e, entre outros, tornou-se uma fonte de inspiração para grandes nomes do automobilismo como Tazio Nuvolari.

Sobre a escolha do circuito, Valerio Boni refere que “Vi Terramar pela primeira vez em 2018 e fiquei fascinado. Sente-se ali o peso do tempo, e em alguns pontos as bases de cimento são irregulares. Mas dado a velocidade reduzida, considerei que valia o risco de enfrentar a longa viagem. Devo dizer que uma parte importante da escolha se deve aos números ‘redondos’: uma scooter de 45 anos de idade, uma pista que celebrou agora 100 anos de existência, passaram 55 anos desde a apresentação da primeira Vespa 50 Special, 100 anos da fábrica de Pontedera, onde as Vespa são fabricadas, e, finalmente, os meus 65 anos”.

Durante a fase inicial de planeamento, a equipa encontrou-se num dilema: deveriam apontar à distância original de 960 km ou deveriam tentar alcançar os 1080 km?

No caso dos 960 km, essa distância seria atingível caso Valerio Boni conseguisse rodar a uma velocidade constante de 40 km/h, a velocidade máxima permitida em 1979. No caso dos 1080 km, a distância seria possível de atingir caso a Vespa 50 circulasse durante as 24 horas no circuito Terramar à velocidade máxima legal permitida atualmente na Europa, de 45 km/h.

A resposta para solucionar este dilema foi encontrada nas regras definidas pelo Guinness. Na verdade, os regulamentos apenas referem que a tentativa tem de ser realizada com uma scooter 50 cc, desde que o motor esteja conforme as especificações de produção em série. Não é imposto qualquer tipo de limite em termos de velocidade máxima.

Por isso, a Vespa 50 foi “libertada” das restrições que lhe impunham a velocidade limite de 40 km/h original, o que permitiu aumentar a velocidade máxima para os 55 km/h.

recordeA equipa da Epoca Motors ajudou em todos os passos desta tentativa de recorde, e os amigos Ivo Viscasillas e Cristian Noguera, que emprestaram as Vespa de competição usadas para os reabastecimentos em andamento, permitindo assim a Valerio Boni maximizar a distância percorrida evitando parar para reabastecer a sua scooter durante as 24 horas.

Desta forma, foi possível manter uma velocidade média superior ao necessário para bater o objetivo que tinha sido inicialmente traçado.

O Recorde do Guinness do australiano Mark Brown foi batido logo à passagem das 5 horas da manhã, depois de ter iniciado a tentativa pelas 12H00. Tudo estava a correr conforme planeado, sendo o único percalço uma irritação na vista devido ao pó. Uma breve paragem para resolver essa questão, e Valerio Boni voltou à ação.

Mas por essa altura já o recorde estava mais do que garantido, e no final das 24 horas a conduzir, Valerio Boni e a sua Vespa 50 de 1979 tinham percorrido a distância total de 1233,07 km.

Isto significa que não foi possível realizar as 24 horas sem parar, mas não afetou o resultado final, sendo que esse era um objetivo do piloto que quis replicar esse detalhe da tentativa original de 1979.

Na verdade, as diretrizes do Guinness não colocam qualquer limite às paragens ou número de paragens que são feitas durante o período da tentativa do recorde. O piloto é que fica com a responsabilidade de escolher se quer parar, quando quer parar, e calcular quantas paragens deverá fazer para garantir que a scooter tem sempre combustível para continuar a andar.

A confirmação oficial de que Valerio Boni tem agora o novo recorde de maior distância percorrida em 24 horas com uma scooter 50 cc chegou agora, depois da documentação necessária ter sido enviada para Londres, onde tudo foi analisado e, finalmente, aprovado, permitindo assim que Valerio e a sua equipa possam utilizar o termo “Recorde do Guinness” de forma oficial.

Este resultado, para além de cumprir com os objetivos de Valerio Boni que, aos 65 anos de idade, tem agora um total de 6 recordes Guinness em seu nome, e todos relacionados com scooters ou motos mais pequenas, coloca a icónica Vespa no Livro dos Recordes do Guinness.

Pois apesar de todos os feitos icónicos e incríveis que milhares de proprietários da Vespa já alcançaram ao longo dos anos, a scooter de Pontedera ainda não figurava em nenhum dos mais de 53.000 recordes que estão registados na base de dados do Guinness.

Fique atento a www.motojornal.pt para estar sempre a par de todas as novidades do mundo das duas rodas. A não perder!