Recordes de velocidade existem para ser batidos. E neste mundo existem “daredevils” com vontade de testar os limites, os seus e os das suas motos. Um dos limites era o registado pelo famoso piloto de “road racing”, e não só, Guy Martin, que em 2019 tinha registado um novo recorde mundial de velocidade em moto: 436 km/h num Suzuki Hayabusa turbo.
O recorde parecia ser imbatível, até que há poucos dias, no mesmo aeródromo onde Guy Martin tinha feito a sua tentativa bem-sucedida, o piloto Jarrod “Jack” Frost da equipa Holeshot Racing decidiu que em 2023 teríamos um novo recorde mundial de velocidade em moto.
Na longa pista do aeródromo de Elvington, Jarrod Frost pilotou uma Suzuki Hayabusa, também equipada com turbo, até passar a barreira dos 440 km/h. De facto, o novo recorde mundial de velocidade é agora de 442,45 km/h!
Frost referiu, após ter conseguido cumprir a sua missão com sucesso, que a barreira das 270 milhas por hora parecia ser um “muro” impossível de ultrapassar. A Suzuki Hayabusa turbo, com muitas modificações e com carenagens aerodinâmicas específicas, parecia não conseguir usar toda a potência gerada pelo motor tetracilíndrico para passar a barreira dos 434 km/h.
Diversas tentativas que o deixaram próximo desse limite dos 434 km/h, e por isso ainda “longe” do recorde de Guy Martin, quase fizeram com que Jarrod Frost decidisse dar por terminada a sua tentativa. A Suzuki Hayabusa turbo esteve praticamente arrumada na carrinha da equipa Holeshot.
Mas numa derradeira tentativa, e depois de alguns ajustes ao nível da pressão do turbo e também uma nova definição de transmissão final graças a uma cremalheira nova, o piloto finalmente conseguiu encontrar os km/h que lhe faltavam. Inicialmente aproximou-se do recorde anterior, rodando então em 435 km/h.
Já quase sem gasolina no depósito de combustível, e com mais algumas modificações, como um braço oscilante um pouco mais curto para tentar evitar o derrapar da roda traseira, pois o pneu já estava algo desgastado das passagens anteriores, e um pouco mais de “boost” no turbo, Jarrod conseguiu elevar a velocidade para os 442,45 km/h e assim colocar o seu nome na história dos recordes mundiais de velocidade.
Neste caso estamos perante o recorde de velocidade em moto a partir de parado, e obtido numa milha.
Para conseguir garantir esta velocidade máxima, Jarrod Frost e a sua equipa Holeshot modificaram profundamente a Suzuki Hayabusa e o seu motor quatro cilindros em linha. Aqui ficam os principais destaques em termos de modificações:
– Bielas Carillo
– Pistões CP
– Cabeça do motor trabalhada com árvores de cames Kent Performance
– Válvulas Inconel com molas de elevada resistência
– Cárter reforçado
– Caixa de velocidades Nova Transmissions, maquinada
– Coletor Holeshot
– Turbocompressor AET personalizado
– Módulo de combustível Holeshot Racing
– Sistema de refrigeração customizado Holeshot com radiador secundário
– Válvula de descarga Turbosmart com medidor de pressão
– Cablagem personalizada pela Holeshot Racing
– Eletrónica personalizada pela Holeshot Racing
– Jantes em fibra de carbono da BST
– Sistema de travagem Brembo
– Suspensões Öhlins
– Braço oscilante modificado e reforçado
Refira-se ainda que Jarrod “Jack” Frost acredita que o recorde poderá ser “facilmente” batido em breve. Tudo porque o novo recordista referiu que é possível encontrar mais algumas melhorias na 3ª relação de caixa.
Por outro lado, Guy Martin deverá estar a pensar em sair da “reforma” e voltar aos comandos da sua própria Suzuki Hayabusa, moto que, curiosamente, é preparada pela equipa Holeshot Racing!
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