O Nosso Dakar 2024 – Inscrições abertas e todos os detalhes

A 11ª edição do O Nosso Dakar realiza-se de 12 a 14 de janeiro de 2024 em percursos entre Alentejo e Algarve. As inscrições já abriram!

o nosso dakar

Mais de uma década depois do início desta aventura que procurou dar aos motociclistas mais aventureiros uma “amostra” do que é percorrer os mesmos trilhos e percursos da passagem do Rali Dakar por Portugal, o evento O Nosso Dakar prepara-se para aquela que será a sua 11º edição.

Em 2024 o evento organizado pela Longitude 009 realiza-se de 12 a 14 de janeiro e terá novamente como cenário um percurso desenhado pelo Alentejo e Algarve.

Mais uma vez, a organização vai garantir que todos os percursos, seja pela dificuldade e/ou distância, são criteriosamente escolhidos tendo em conta as motos de aventura de grande porte e revistos 2 dias antes do evento, para eventuais últimos ajustes do trajeto que sejam necessários.

Em termos de dificuldade, os participantes podem esperar percursos de baixa / moderada dificuldade, sem as temidas zonas de areia, mas com alternativas “hardcore” para os participantes mais experientes e que se sintam com vontade para levar aos limites as suas capacidades de condução e das suas motos.

Por outro lado, no O Nosso Dakar 2024 podem participar motos do tipo trail, big trail ou motos de rally raid. As motos de enduro ou motocross adaptadas para este tipo de eventos “off road” não são permitidas.

Outra nota importante sobre as motos, e que ganha maior preponderância tendo em vista um evento mais amigo do ambiente, é que a organização do O Nosso Dakar irá submeter todas as motos que participem no evento a um teste de ruído.

Em 2023 este teste visou alertar e estudar o nível de ruído destas motos e o seu impacto nas zonas por onde passam os percursos de cada etapa, mas em 2024 a organização dá o passo seguinte e anuncia que sempre que uma moto ultrapasse os limites definidos por lei, a mesma não poderá participar no O Nosso Dakar, não sendo restituído o valor da inscrição.

Isto será particularmente importante para todos os proprietários de motos com sistemas de escape alterados, sem o conhecido dB Killer, ou mesmo sem catalizador ou outras alterações ao sistema. Muito provavelmente estas alterações não serão compatíveis com os limites de ruído.

O Nosso Dakar 2024 – O programa completo e inscrições

Sexta-feira 12 de janeiro

– Check-in no evento

– Almoço

– 1ª Etapa entre Almodôvar e Lagos

– Jantar no hotel Vila Galé em Lagos

Sábado 13 de janeiro

– 2ª Etapa em formato circular

– Almoço

– 3ª Etapa em formato circular

– Jantar no hotel Vila Galé em Lagos

Domingo 14 de janeiro

– 4ª Etapa entre Lagos e Odemira

– Almoço final

A inscrição no O Nosso Dakar tem o valor base de 318€ aos quais se adiciona ainda 41€ de seguro obrigatório (seguro e assistência médica). Na inscrição estão incluídas as seguintes coisas:

– Track de GPS em formato GPX, compatível com GPS Garmin com capacidades off road;

– Welcome Pack;

– Seguro de participação;

– Refeições: almoço e jantar de sexta-feira e sábado, almoço de domingo;

– 2 noites no hotel Vila Galé de Lagos, em quarto duplo ou single (+49€) conforme formato de inscrição, e com pequeno-almoço incluído;

– Acesso a página institucional com informação privada;

– Acesso a comunidade com informações atualizadas em tempo real sobre o evento;

– Assistência médica especializada;

– Assistência mecânica, para resolver pequenos problemas nas motos.

Os interessados em participar em apenas dois dias do O Nosso Dakar também têm essa opção disponível. Neste caso o valor base da inscrição é de 244€ acrescendo 49€ se optarem por quarto single.

Para ficar a par de todas as informações e detalhes do evento pode clicar aqui, onde também poderá fazer a sua inscrição no O Nosso Dakar. Não se esqueça que as vagas são limitadas e por norma as inscrições esgotam rapidamente, por isso garanta desde já a sua vaga e participe neste evento para recordar a passagem do Rali Dakar em Portugal, mas agora num formato não competitivo.

Fique atento a www.motojornal.pt para estar sempre a par de todas as novidades do mundo das duas rodas. A não perder!