O Troféu Escola Oliveira Cup vai levar a cabo a sua 4ª edição em 2020, depois de ter sido noticiado o seu término. Sem as condições desejadas para dar continuidade ao projecto em Portugal este encontrou-as junto da Federação de Motociclismo da Andalusia.
Desde a sua primeira edição, toda a equipa da Oliveira Cup tem desenvolvido esforços para melhorar o seu funcionamento e desenhar categorias com o objetivo de criar melhores condições de participação para a prática da modalidade motociclismo.
Nos últimos tempos, têm sido realizados estudos de desenvolvimento sobre participantes, marcas, organizadores e federações, para que as categorias de iniciação possam desenvolver-se sob o mesmo conceito: desenvolvimento e formação de jovens pilotos sob as mesmas condições de igualdade.
Para incrementar o nível técnico dos pilotos de forma a construir uma trajectória lógica, competitiva e de futuro, concluímos que a fórmula deve permanecer com custos controlados alargando a sua competitividade.
Assim sendo, na temporada de 2020, o Oliveira Cup desenvolve as seguintes categorias:
– Categoria MiniGp Automática 110cc
– Categoria MiniGP 220cc
– Categoria MiniGP 190cc
Pretendemos com esta pirâmide de categorias, preparar melhor os jovens pilotos para lidarem com categorias maiores como: Moto4, Pré-Moto3 ou SS300.
Quem pode participar?
– Categoria Automática 110cc:
Todos os pilotos com idades compreendidas entre os 6 e 12 anos;
Todos os pilotos que sejam possuidores de motos 110cc Automáticas dotadas de rodas 10”;
Todos os pilotos que cumpram os regulamentos técnicos e desportivos;
– Categoria MiniGP 220cc:
Todos os pilotos com idades compreendidas entre os 8 e 15 anos que tenham um ano de experiência em outra categoria;
Todos os pilotos que estejam selecionados pela Oliveira Cup;
Todos os pilotos que cumpram os regulamentos técnicos e desportivos;
– Categoria MiniGP 190cc
Todos os pilotos com idades compreendidas entre os 10 e 15 anos que tenham o mínimo de um ano de experiência em outra categoria;
Todos os pilotos que estejam selecionados pela Oliveira Cup ou que sejam possuidores de uma moto segundo as especificações da Oliveira Cup;
Todos os pilotos que cumpram os regulamentos técnicos e desportivos;
Motos permitidas:
– Categoria MiniGP 110cc Automática
Motos equipadas com motor 110cc Automática, carenadas, rodas de 10” sem modificações do fabricante. Motores com mudanças automáticas estão excluídos.
– Categoria MiniGP 220cc
Motos equipadas com motor 220cc, 17cv, carenadas e roda 12”. Estas motos são propriedade da Oliveira Cup.
– Categoria MiniGP 190cc
Motos equipadas com motor 190cc 4 válvulas, 25Cv, carenadas e roda 12”. Estas motos podem ser propriedade da Oliveira Cup ou dos concorrentes.
Custos de participação:
– Categoria MiniGP 110cc Automática
As motos novas são adquiridas pelos concorrentes através da Oliveira Cup. Os concorrentes terão de pagar o valor de 100€ por cada prova que participem, terão de ser possuidores de equipamento de proteção e ser possuidores de licença desportiva.
– Categoria MiniGP 220cc
As motos são propriedade da Oliveira Cup e cedidas aos pilotos.
Os pilotos ficam responsáveis pela manutenção e transporte para as provas e treinos oficiais, assim como para treinos que a organização entenda necessários ou treinos privados que o piloto entenda necessário.
A Oliveira Cup oferece aos participantes um capacete Shark e um par de botas Alpinestars para toda a temporada. Em caso de ser necessário a sua reposição, os concorrentes obrigam-se a pagar o equipamento idêntico.
Os participantes obrigam-se a fabricar um fato de protecção com as cores e logotipos que a organização defina. O piloto reserva-se a ter um espaço no fato de competição para seu patrocinador pessoal que não colida com os patrocinadores da Oliveira Cup.
O valor total de inscrição para toda a temporada é de (dois mil seiscentos e cinquenta euros) 2.400€ acrescido de 23% IVA.
– Categoria MiniGP 190cc
As motos novas são adquiridas pelos concorrentes ao Miguel Oliveira Fan Club pelo valor de 6184.53€ iva incluido.
Os concorrentes terão de pagar o valor de 100€ por cada prova que participem, terão de ser possuidores de equipamento de protecção.
No caso do participante optar por participar com moto propriedade da Oliveira Cup, a mesma será cedida aos pilotos que, ficam responsáveis pelo sua e manutenção e transporte para as provas e treinos oficiais, assim como para treinos que a organização entenda necessários ou treinos privados que o piloto entenda necessário.
Os participantes obrigam-se a fabricar um fato de protecção com as cores e logotipos que a organização defina. O piloto reserva-se a um espaço no fato de competição com tamanho a definir para seu patrocinador pessoal, que não colida com os patrocinadores da Oliveira Cup.
Os participantes podem pintar e decorar as suas motos de forma livre, reservando sempre o espaço para os patrocinadores que a Oliveira Cup entenda necessários.
Quando a moto seja propriedade da Oliveira Cup, no final da temporada, os participantes são obrigados a devolver as motos à Oliveira Cup em perfeito estado e funcionamento.
O valor total de inscrição para toda a temporada é de (quatro mil e trezentos euros) 3.800€ acrescido de 23% IVA.
Calendário
– 7 e 8 de Março (Campillos – Circuito de Campillos)
– 18 e 19 de Abril (Campillos – Circuito de Campillos)
– 23 e 24 de Maio (Huelva – Circuito de Cartaya)
– 20 e 21 de Junho (Badajoz – Circuito Talavera de La Real)
– 11 e 12 de Julho (Málaga – Circuito Templo Del Motor)
– 26 e 27 de Setembro (Málaga – Circuito Templo Del Motor)
– 24 e 25 de Outubro – Campillos – Circuito de Campillos)