Tal como a Revista Motojornal aqui divulgou em tempo oportuno, a Guarda Nacional Republicana (GNR) realizou entre os dias 24 e 28 de abril a denominada Operação Moto. Esta foi uma ação de fiscalização especialmente concebida para controlar as motos e motociclistas na estrada neste período de tempo.
Coincidindo com a realização do Grande Prémio de Espanha em Jerez, o que, como se esperava, levou ao aumento do tráfego nas principais vias rodoviárias que permitem aos portugueses viajar para a Andaluzia, a Operação Moto mobilizou na verdade militares da GNR em todo o território nacional.
A operação de patrulhamento e fiscalização dirigida aos motociclistas e motos foi particularmente ‘intensa’ nos locais onde habitualmente esta força da autoridade regista maior número de incidentes e ocorrências com o objetivo de contribuir para a redução da sinistralidade rodoviária grave, garantir a fluidez do tráfego e apoiar todos os utentes das vias.
Durante a operação foram fiscalizados 3.958 condutores, detidas 10 pessoas, quatro por condução em estado de embriaguez e seis por falta de habilitação legal para conduzir, e detetadas 161 infrações.
Depois de concluída a Operação Moto, a GNR já divulgou os principais números que se destacam no rescaldo desta ação, conforme pode ver de seguida:
– 22 infrações referentes a excesso de velocidade;
– 18 infrações referentes a iluminação;
– 17 infrações referentes a matrículas que não estão conforme os requisitos legais;
– 15 infrações por utilização de sistemas, componentes ou acessórios não regulamentares;
– 15 infrações por falta de seguro;
– 9 infrações relacionadas com pneus;
– 8 infrações referentes a manobras;
– 3 infrações por falta ou utilização incorreta de capacete homologado;
– 7 infrações por condução sob efeito de álcool;
– 1 infração por habilitação insuficiente para conduzir;
– 1 infração por alterações de características do veículo.
Fique atento a www.motojornal.pt para estar sempre a par de todas as novidades do mundo das duas rodas. A não perder!