Opinião – A voz do Rodrigo Ribeiro

Rodrigo Ribeiro, advogado, ex-deputado e um motociclista ferrenho, passa a escrever e opinar regularmente na Revista Motojornal.

rodrigo ribeiro

É sempre um prazer contar com os seus textos e opinião tão eloquente, divertida até, mas,
sobretudo, sempre atenta e defensora dos direitos de quem utiliza as duas rodas. Bem-vindo Rodrigo Ribeiro!

A partir de agora iremos contar com a presença deste conhecido defensor da causa motociclista nas páginas da Revista Motojornal, e também iremos disponibilizar as suas opiniões sempre pertinentes aqui em Motojornal.pt .

A VOZ DO RODRIGO RIBEIRO

“ONDE É QUE TU ESTAVAS NO 25 DE ABRIL?”. Lembram-se desta questão do Baptista-Bastos que o Herman José celebrizou ainda mais?

No fundo, no fundo, sempre que assistimos a uma discussão saudável sobre um qualquer tema, a melhor questão que podemos colocar ao “comentador” é apenas esta: “MAS ONDE É QUE TU ESTAVAS QUANDO ESSE MESMO TEMA ESTAVA A SER DISCUTIDO?”.

Esta questão tão “portuguesinha” pode ser colocada quando se discute um qualquer político (DEPOIS de não terem ido votar noutro qualquer, branco ou nulo), quando se discute uma qualquer obra no prédio (DEPOIS de não terem ido sequer à reunião de condomínio)… ou quando se discutem os temas da ATUALIDADE MOTOCICLISTA (DEPOIS de pouco ou nada terem feito para lutar pelos seus direitos).

Isto é, direi isto toda a minha vida: “PORTUGAL AINDA É UM DOS PAÍSES MAIS LIVRES PARA SE ANDAR DE MOTO”.

Dito isto, pela milésima vez, também direi que esta nossa liberdade não “caiu do céu. Foi sim conquistada ou mantida pelo “núcleo-duro” dos seiscentos mil motociclistas portugueses, nos quais incluo a imprensa especializada, sempre ao lado da Federação, Grupos de Acção, Motoclubes e Associações. Nada, absolutamente nada, nos “caiu no colo” nos últimos cinquenta anos.

Lutámos pela “Lei dos RAILS” (pioneira para o resto do mundo que ainda está a “anos-luz” do exemplo português que queremos manter e melhorar).

Lutámos pela redução das PORTAGENS das motas (menos 1/3 do valor e que continuamos a tentar baixar ainda mais).

Lutámos contra o PRÉ-PAGAMENTO nos postos de combustível (e queremos que os protocolos já assinados se tornem a base da regra em todo o sector).

Lutámos pelo uso da “FAIXA BUS” (e vemos as motos a ocuparem o seu merecido espaço já em várias cidades).

Lutámos pela “LEI DAS 125cc”, (pela mobilidade de TODOS e pela segurança rodoviária de TODOS).

Lutámos contra a proposta de “INSPEÇÕES” que pouco ou nada acrescentavam à nossa segurança e continuamos a preferir que todo e qualquer sacrifício financeiro dos motociclistas seja antes melhor aproveitado a equipar as forças de segurança com efetivos meios de controle AO LONGO DE TODO O ANO, ao contrário de uma qualquer “vinheta” de controle anual, paga diretamente a um privado.

Dito isto, relembro que a Imprensa especializada portuguesa tem dedicado “muita tinta” ao longo das últimas décadas em inúmeros artigos, crónicas e editoriais que “apenas” informam os seus leitores sobre a esta atualidade tão importante para nós, motociclistas. Bem poderiam fazer como alguma imprensa estrangeira que se demite quase totalmente dessa função e se limita a vender publicidade disfarçada.

Bem sei que ninguém é perfeito mas eu TENHO MUITO ORGULHO NA IMPRENSA MOTOCICLISTA PORTUGUESA e agradeço-lhes encarecidamente algumas das liberdades de que todos nós ainda gozamos em Portugal. A nossa imprensa sempre soube estar ao lado dos motociclistas.

E agora, a bem de todos nós, esperamos a que os motociclistas portugueses continuem a apoiar a sua imprensa… até para que ela os possa continuar a apoiar como SEMPRE fez.

Ontem, hoje ou amanhã, quando perguntarem à nossa imprensa “ONDE É QUE ELA ESTEVE QUANDO SE ESTAVA A DISCUTIR O MOTOCICLISMO EM PORTUGAL”, ela poderá responder sempre: “ESTIVE DO VOSSO LADO, DO LADO CERTO DA HISTÓRIA”.

Texto: Rodrigo Ribeiro, Advogado, Ex-presidente de Motoclube, Ex-deputado (membro da Subcomissão Parlamentar de Segurança Rodoviária)