No momento em que se assinala o 82º aniversário da icónica prova de motociclismo Daytona 200, nos primeiros dias de março, ficámos também a saber que a Triumph estará de regresso à pista norte-americana para marcar presença com duas Street Triple 765 RS que estarão a cargo da equipa PHR Performance, estrutura do conhecido piloto e “road racer” Peter Hickman.
Peter Hickman será um dos dois pilotos a participar na Daytona 200 aos comandos da Triumph Street Triple 765 RS. O outro será Richard Cooper.
Esta participação será realizada com recurso ao apoio da fábrica de Hinckley, nomeadamente o departamento de competição Triumph Racing, que, recordamos, tem vindo a expandir a sua área de ação com projetos no motociclismo de velocidade e também no off road.
Esta Daytona 200 de 2024 representa uma oportunidade empolgante para Peter Hickman, em particular, de participar numa corrida em que há muito tempo deseja competir, ao mesmo tempo que serve como uma oportunidade valiosa para conseguir mais tempo de pista aos comandos da Triumph com que competirá no Tourist Trophy da Ilha de Man.
“A Daytona 200 é uma corrida a que assisti durante muitos anos, e também onde sempre quis competir. Finalmente conseguimos conjugar tudo para correr não só eu, mas também ‘Coopes’, com o apoio oficial da Triumph, o que é absolutamente incrível e mal posso esperar! Estamos a usar as mesmas motos com que vamos correr no TT da Ilha de Man este ano, por isso também se trata de uma boa plataforma para testes extra. Tenho de agradecer a algumas entidades por ajudarem a que tudo isto aconteça. Triumph Racing, Freedom Road Financial, Faye Ho e a equipa FHO Racing por não só me permitirem trazer a minha própria equipa para correr aqui, mas também por nos apoiarem e, claro, David Robinson do Bathgate Group. Todos deram um contributo substancial para nos prepararmos. Mal posso esperar por entrar em pista e rodar em Daytona pela primeira vez. Dizer que estou animado é um eufemismo e sei que, com o conjunto que temos, seremos fortes candidatos”, referiu um entusiasmado Hickman no momento de confirmar a sua participação com a Triumph na Daytona 200.
Ao lado do mais conhecido Hickman estará Richard Cooper.
O piloto que fará dupla com o também proprietário da PHR Performance também não esconde o entusiasmo por esta visita aos Estados Unidos, e acredita mesmo que a Street Triple 765 RS será competitiva e capaz de levar a Triumph ao topo:
“Estou mega animado para voltar à Daytona 200! A última vez que corri aqui foi em 2008, em que terminei em quinto lugar na corrida principal. Este ano, regresso com a Triumph e a PHR Performance na Street Triple 765 RS. Acredito que com esta equipa e esta moto, somos capazes de estar no topo! É um esforço enorme de todos na equipa para obter as motos, equipamentos e pessoal do Reino Unido, mas com a equipa que temos, estou confiante de que estaremos em bom plano desde o primeiro treino. Olhando para os resultados anteriores, a Triumph Street Triple tem sido um grande conjunto, vencendo em ’22 e tendo sido forte em ’23. Estou ansioso por poder proporcionar um bom espetáculo para os fãs”, referiu Cooper.
Para a Triumph e para a Triumph Racing, este regresso oficial à Daytona 200 em 2024 será mais um momento para reforçar a sua ligação com esta prova americana.
Recordamos que a Triumph tem uma longa associação com Daytona, com raízes nas vitórias da equipa de fábrica em 1966 e 1967 de Buddy Elmore e Gary Nixon, respetivamente.
Sensacionalmente, Brandon Paasch venceu em 2022 na estreia do Street Triple 765 sob o regulamento Supersport, usando o binário gerado pelo motor tricilíndrico para sair da última curva e conquistar a vitória de forma emocionante, recebendo a bandeira de xadrez com uma vantagem de 0,007 segundos sobre o segundo classificado.
Com a Triumph Racing presente em Moto2, mas também em diversos campeonatos de Supercross e Motocross, esta temporada 2024 promete ser bastante intensa para a marca britânica.
Fique atento a www.motojornal.pt para estar sempre a par de todas as novidades do mundo do desporto em duas rodas. A não perder!