Paris foi a cidade escolhida pela marca italiana Piaggio para apresentar ao mundo a nova geração da original scooter de três rodas, a Piaggio MP3. A revista MotoJornal está presente neste evento internacional, e em breve teremos as primeiras impressões do diretor da revista, Domingos Janeiro. E enquanto essas impressões da scooter de três rodas não chegam, temos já as informações técnicas que se destacam nesta proposta de mobilidade urbana.
Fabricadas nas instalações do Grupo Piaggio em Pontedera, as novas MP3 ganham argumentos que as tornam em propostas mais aliciantes ao nível da performance, mas também ao nível da qualidade e tecnologias utilizadas.
O primeiro destaque nestas novidades que em breve chegam aos concessionários nacionais, é o seu design, que apresenta uma ligação mais inspirada no mundo automóvel. Uma aparência mais desportiva, mais “leve”, e também vincada pela utilização de um sistema de iluminação totalmente em LED para maior visibilidade.
Por outro lado, a Piaggio MP3 de nova geração revela uma preocupação mais forte com o conforto do condutor e passageiro. Nesse sentido, a marca italiana redefiniu a posição de condução, conferindo ao condutor uma sensação de estar melhor integrado no conjunto para obter um controlo mais dominante sobre os movimentos do conjunto. E a proteção aerodinâmica da Piaggio MP3 foi também otimizada graças ao novo escudo frontal, que resulta de aprofundados estudos aerodinâmicos.
E por falar em comodidade, destaque para o espaço debaixo do assento. De acordo com a marca italiana, e sendo que o assento abre de forma elétrica, debaixo do mesmo existe um espaço que permite guardar dois capacetes integrais sem qualquer problema. Uma característica sempre relevante para os motociclistas urbanos que precisam de transportar e arrumar objetos.
Em destaque também nas novas Piaggio MP3 encontramos as unidades motrizes.
Para esta nova geração MP3 a marca italiana disponibiliza desde já duas opções: o motor 400 cc que entrega uma potência de “mais de 35 cv”, sendo que este motor será usado na MP3 400 hpe e ainda na MP3 400 hpe Sport. Depois existe a nova “estrela” que é o motor de 530 cc. Esta opção será usada na variante topo de gama MP3 530 hpe Exclusive, sendo que neste caso a potência supera os 44 cv!
Seja a variante 400 ou a 530 cc, em ambas a Piaggio opta por instalar uma lista de equipamento de série bastante recheada. Assim, as novas MP3 contam com ABS, claro, mas também um valioso sistema ASR que reduz o deslizar da roda traseira, um sistema de ignição “keyless”, um painel de instrumentos digital a cores, e, como opcional, o proprietário da Piaggio MP3 pode mesmo conectar o seu smartphone à scooter de três rodas usando a app Piaggio MIA.
E se tudo isto não for suficiente para lhe despertar a curiosidade sobre a nova gama MP3, então a Piaggio guardou um trunfo!
Em estreia mundial na MP3 530 hpe Exclusive encontramos o sistema ARAS – Advanced Rider Assistance Systems. O ARAS é fruto do trabalho desenvolvido pelo Piaggio Fast Forward, a subsidiária do grupo italiano dedicada ao mundo da robótica. Com a utilização desta tecnologia na nova Piaggio MP3, os motociclistas passam a contar com ajudas à condução que hoje em dia se tornam imprescindíveis.
A primeira tecnologia incluída é o BLIS – Blind Spot Information System. Esta ajuda eletrónica à condução permite que o condutor seja avisado por meio de sinais visuais e luminosos, nos espelhos retrovisores e painel de instrumentos da scooter, da existência de outros veículos no chamado “ângulo morto” do condutor nos momentos de mudança de direção ou de via em que circula.
A segunda tecnologia incluída no ARAS é o LCDAS – Lane Change Decision Aid System. Neste caso a Piaggio MP3 dá uso a um radar que tem um alcance de 30 a 35 metros e está apontado para o espaço atrás da scooter. O LCDAS monitoriza e identifica veículos que se aproximam por trás a alta velocidade da Piaggio MP3, avisando o condutor por intermédio de sinais luminosos específicos no painel de instrumentos.
Mas a nova Piaggio MP3 530 hpe Exclusive não se fica por aqui. Por exemplo, destaca-se a utilização de uma câmara de marcha-atrás que apresenta uma imagem em tempo real da vista traseira quando o condutor da MP3 decide usar a função de marcha-atrás nas manobras, o “Cruise-Control” permite rolar de forma confortável e mais descontraída em autoestrada, por exemplo, mantendo a velocidade constante sem obrigar o condutor a manter a mão no acelerador, e ainda três modos de condução denominados Eco / Comfort / Sport, que modificam a resposta do acelerador aos impulsos do condutor e os parâmetros de funcionamento do sistema ASR.
Quando chegam e quais são os preços das novas Piaggio MP3?
De acordo com o importador da marca no nosso país, a Conceição Machado Lda., a gama estará disponível a partir do próximo mês de agosto.
Por último, mas sempre importante, o preço da nova Piaggio MP3. A versão base MP3 400 hpe tem um PVP de 10.750€, a MP3 400 hpe Sport custará 11.200€ e a mais equipada e potente MP3 530 hpe Exclusive custará 13.200€.
Fique atento a www.motojornal.pt pois em breve teremos mais informações e impressões de condução das novas Piaggio MP3. A não perder!