A cada semana que passa parece que a situação financeira e operacional do grupo que controla a KTM, a Pierer Mobility AG, fica mais deteriorada. Depois de ter anunciado a redução na produção de motos nos primeiros dois meses de 2025, para além de despedir centenas de trabalhadores, a empresa liderada por Stefan Pierer foi agora obrigada a tomar uma decisão mais drástica: entrar em autoadministração.
Esta decisão hoje anunciada em comunicado oficial disponível na íntegra aqui , surge no seguimento das diversas tentativas do grupo Pierer Mobility AG em encontrar o financiamento necessário para responder às muitas dificuldades financeiras e operacionais que enfrentam.
De acordo com as informações inicialmente reveladas pelo grupo austríaco que controla a KTM, Husqvarna, GasGas e 50,1% da MV Agusta, seria necessário encontrar um financiamento na ordem de, pelo menos, 100 milhões de euros. Os famosos ‘três dígitos de milhões’ que vieram a público nas últimas semanas.
Sem conseguir o financiamento, Stefan Pierer e a sua administração decidiram agora seguir uma nova estratégia.
No comunicado oficial, é referido que optam por entrar num processo de reestruturação com autoadministração. De uma forma simples, isto significa que o atual Conselho de Administração da Pierer Mobility AG vai manter-se em funções e tomar decisões que irão afetar o futuro das marcas do grupo.
Porém, e ao contrário do que sucedeu até agora, o Conselho de Administração deixará de usufruir de plenos poderes na tomada de decisões. Isto porque o Tribunal que está a acompanhar o processo, vai estar agora a controlar as decisões tomadas pela administração da empresa, sendo que terão de ser aprovadas pelo Tribunal todas as decisões. O Tribunal vai seguir ‘à risca’ o plano de reestruturação delineado.
Para se ter uma melhor ideia da missão dificílima que a administração liderada por Stefan Pierer enfrenta, temos de ter em conta que a dívida líquida do grupo austríaco está situada na ordem dos 1,5 mil milhões de euros, e, de acordo com alguns meios de comunicação austríacos, o grupo tem um inventário total de 100.000 motos ‘paradas’ nos concessionários.
No mesmo comunicado oficial, é referido que “O objetivo destes procedimentos é de chegar a acordo para um plano de reestruturação com os credores dentro de 90 dias. Redimensionar o grupo não só vai garantir a existência do grupo KTM no futuro, mas também criar as bases para um regresso mais forte após os procedimentos. O redimensionamento da produção deverá levar ao ajuste gradual do stock em excesso da KTM e dos concessionários ao longo dos próximos dois anos. Isto irá resultar na redução da performance operacional das instalações austríacas no equivalente total a mil milhões de euros nos anos de 2025 e 2026. O processo de reestruturação vai provocar perdas adicionais, tais como os custos associados aos despedimentos de trabalhadores. Consequentemente, as perdas esperadas para o ano financeiro de 2024 são na ordem das muitas centenas de milhões de euros, devido às razões já mencionadas”.
Imediatamente após a divulgação do comunicado desta terça-feira 26 de novembro, a bolsa SIX Swiss Exchange suspendeu a transação das ações do grupo Pierer Mobility AG. As transações serão retomadas em momento a anunciar, porém, recentemente as ações do grupo austríaco continuaram a descer de cotação na bolsa de Viena, caindo mais 16,48% passando a valer agora 11,40€.
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