Portimão no calendário MotoGP 2021?

Uma ronda no Autódromo Internacional do Algarve estará dada como certa no calendário de provas do MotoGP 2021, de acordo com o site Gpone.com.

Carmelo Ezpeleta, CEO da Dorna, estava por estes dias à espera do draft de calendário da F1 para 2021 de modo a decidir e fechar o agendamento de provas do MotoGP para a próxima temporada.

Por ocasião do Grande Prémio de França, Ezpeleta já havia tecido algumas considerações sobre o assunto: “a nossa ideia para a próxima época é ter um calendário normal. Por isso, devemos começar no Qatar em Março e terminar em Valência em Novembro. Temos muitas possibilidades, mas o mais importante e que já demonstrámos é que conseguimos realizar corridas em qualquer parte em tempo de pandemia e que o nosso paddock não representa perigo. Temos já a maior parte das datas, mas ainda não podemos divulgar porque estamos a trabalhar com a Formula 1 para não haver sobreposições. Mas a ideia é termos um calendário ao longo de oito meses”.

Carmelo Ezpeleta

Agora que a classe maior dos automóveis já partilhou o seu calendário provisório com Carmelo Ezpeleta, o CEO da Dorna mostra ideias claras sobre a próxima época. Segundo o Gpone.com, o homem forte do Mundial de Velocidade pretende 20 rondas (em quase nove meses), e conta iniciar a temporada com uma dupla jornada no Qatar, para depois levar o paddock do MotoGP a dois circuitos que distam muito pouco entre si, neste caso Portimão e Jerez de la Frontera. Desta forma conseguirá reduzir os riscos de contágios pelo coronavírus com as deslocações de equipas e pilotos.

Depois destas duas jornadas, o campeonato deverá prosseguir na Europa e só depois realizar as restantes provas fora da Europa para lá de Setembro, altura em que se espera já existir uma vacina eficaz contra a COVID-19.

A confirmar-se esta informação, avançada ontem pelo Gpone.com, o Autódromo Internacional do Algarve (AIA) poderá assim voltar a receber a sua segunda prova de MotoGP já no segundo trimestre do próximo ano.