Português Tony Oliveira conquista título belga de MX85

O português Tony Oliveira sagrou-se campeão belga na classe Juniores MX85 com vitória na derradeira ronda em Wambeek.

A temporada 2023 do campeonato belga de motocross terminou em grande estilo para o jovem piloto português Tony Oliveira. A conquista do título de campeão na classe Juniores MX85 aconteceu na derradeira ronda disputada no passado fim de semana em Wambeek, perto de Bruxelas, numa demonstração de domínio quase absoluto por parte do luso numa competição com muitas dezenas de pilotos.

A competir num país com uma enorme tradição e grandes resultados no motocross a nível mundial, sobressai agora o português António Oliveira, ou, como refere a sua mãe Emília Oliveira Lopes, “Tony” como faz questão de ser chamado.

A glória final e celebração do título nesta temporada 2023 era quase uma “mera formalidade”, tal o ritmo evidenciado pelo piloto de 12 anos que faz questão de exibir o seu orgulho português ao competir com a bandeira nacional de Portugal na sua moto.

tony oliveiraAs duas vitórias alcançadas na penúltima ronda do campeonato belga VMCF em Huldenberg permitiram a Tony Oliveira amealhar uma margem de 26 pontos para o segundo classificado, Bram Peeters, na classe Juniores MX85, e as contas da conquista do piloto português ficaram definitivamente fechadas com a vitória na primeira manga disputada em Wambeek.

As corridas da categoria 85 cc roda grande fazem-se em conjunto com a categoria Aspirantes 125 cc, e Tony Oliveira ganhou as duas mangas cortando a linha da meta à frente das 125 cc. A evolução do jovem português foi um dos grandes destaques ao longo da temporada 2023, e nas últimas corridas o domínio demonstrado pelo português é categórico, ganhando na frente de todas as 125 cc.

No passado domingo também foi disputada uma Superfinal.

Categorias 65 cc e 85 cc roda pequena partem da grelha com 30 segundos de vantagens sobre as 85 cc roda grande e as 125 cc. Mais uma vez, Tony Oliveira mostrou que este é um ano de afirmação, e volta após volta ultrapassou todos os oponentes. À quarta volta já liderava, terminando mais uma vez como o indiscutível vencedor e fechando assim em grande estilo uma temporada recheada de sucessos, culminando com a conquista do título belga Juniores MX85.

tony oliveira
foto @Harry Agten

Para chegar a este ponto na sua, ainda, curta carreira no motocross, Tony Oliveira iniciou-se na modalidade aos 5 anos de idade na categoria 50 cc. Depois passou para as 65 cc e foi coroado vice-campeão neerlandês, até que na temporada passada discutiu o título nas MX85 de roda pequena até que uma lesão o retirou dessa luta.

Em 2023, e totalmente recuperado fisicamente, o português dominou o campeonato belga na sua classe, liderando a corrida ao título desde a primeira ronda. Com este título no currículo, Tony Oliveira já se prepara para aquela que será a sua temporada mais ambiciosa, pretendendo competir no Europeu de 85 cc Zona Central, mas também focando as suas atenções nos campeonatos belga, neerlandês e também alemão.

Este é mais um jovem português que está a dar cartas além-fronteiras. Clique aqui para ficar a conhecer melhor o piloto Tony Oliveira .

Fique atento a www.motojornal.pt para estar sempre a par de todas as novidades do mundo do desporto em duas rodas. A não perder!